Como tem vindo ser habitual, o aniversário das minhas filhas é a desculpa necessária para pôr em prática a minha “arte de pastelaria”, em formato amador… Este ano não foi excepção e o 5º aniversário da Mariana teve como tema a Pucca e o bolo também acompanhou o tema. Em termos de concepção, não fiz um bolo muito elaborado, pois a decoração era o meu principal desafio. Como era um bolo para algumas dezenas de pessoas, optei pelo formato rectangular, com 2 andares. Fiz um bolo de chocolate (receita já utilizada anteriormente neste aniversário, com algumas alterações)
Bolos:
(utilizei a mesma receita e fiz a massa para os 2 bolos separadamente)
2 x 250 g de chocolate em barra
2 x 250 g de açúcar
2 x 7 ovos
2 x 250 g de manteiga amolecida (500 g)
2 x 220 g de farinha de trigo (440 g)
2 x 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
2 x 110 g de chocolate em pó (220 g)2 x ½ dl de leite
Nota: utilizei a mesma forma para os 2 bolos (uma vez que não tinha uma forma rectangular mais pequena) e fiz a mesma dose para os 2 pisos – o bolo que sobrou do piso superior cortei aos quadrados e servi como “aperitivo), o tamanho da forma é de 34,5 cm por 24,5 cm.
1 lata de leite condensado de chocolate
200 ml de natasCobertura:
500 g de pasta americana preta (sobrou cerca de 150 g)
250 g de pasta branca (sobrou cerca de 200 g, mas não encontrei pacotes desta pasta mais pequenos)
Esta pasta comprei na Casa dos Bolos (em Lisboa), mas vende-se também na loja on-line.
À parte, misturar a farinha com o chocolate ralado (eu passei o chocolate pelo triturador, sem ficar em pó), o fermento e o chocolate em pó. Misturar ao preparado anterior e mexer bem com uma colher de pau.
Untar uma forma com margarina e farinha e cozer no forno cerca de 50 minutos – neste bolo, deixar cozer bem, para que fique com uma consistência mais “rija” para permitir colocar a pasta americana, sem alterar a forma. Deixar arrefecer.
Enquanto o bolo está no forno começamos a preparar o bolo que servirá para o primeiro andar.
Após os 2 bolos terem arrefecido, cortamos o que servirá de base ao meio, com a ajuda de um fio de nylon ou cordel de culinária e o bolo superior, cortamos ao meio (em comprimento) e depois ao meio para rechear.
Para o recheio, mexe-se com uma varinha as natas juntamente com o leite condensado, até obtermos uma consistência de creme. Rechear ambos os bolos.
Colocar o primeiro bolo no tabuleiro de servir, barrar o topo do bolo com o mesmo preparado do recheio (para a pasta americana aderir melhor). Estender a pasta numa superfície coberta com açúcar em pó – esta foi a minha principal dificuldade, uma vez que esta pasta “cola” bastante à minha pedra da cozinha e ao rolo da massa (deve haver uma técnica para este processo, nomeadamente um rolo de plástico conforme vi na loja e uma base anti-aderente – mas aí já entramos no campo dos profissionais e, como eu referi no início, eu encontro-me ao nível dos amadores). Cobrir o bolo com a massa preta. Colocar o 2.º bolo sobre a pasta preta, barrar com o preparado do recheio e repetir a mesma proeza com a massa vermelha.
Estando terminada esta tarefa – para mim a mais difícil – começar a decoração. Retirei a ideia da boneca no blogue Iguarias de Açúcar e Sal e inventei o resto.
está um trabalho muito bonito, parabéns. imagino que tenha sido um delírio com um bolo tão giro.
ResponderEliminarfiocu tao lindo e fofo!!!! amei.beijos
ResponderEliminarFicou fantástico. Nunca usei pasta americana, não tenho jeitinho nenhum para decorações. Mas tu fizeste e muito bem :)
ResponderEliminarmas que jeitinho para estas decoraçoes.
ResponderEliminaresta lindo
o bolo entao para mim e do melhor.
chocolate nao ha quem nao goste:-)
boa semana
beijinhos
Ficou bem bonito. Parabéns às duas.
ResponderEliminarBeijinhos