Embora habitualmente prefira a manteiga ao azeite – uma inevitabilidade da minha educação gastronómica açoriana –, a verdade é andava há algum tempo cheia de vontade de fazer um bolo cuja única gordura utilizada seria o azeite. Assim que encontrei esta receita, percebi que era exactamente o que procurava: um bolo delicado e aromático, perfeito para acompanhar uma chávena de chá. É, de facto, a forma mais apropriada para degustá-lo. No entanto, acabei por comê-lo no final de uma refeição, como sobremesa e, sendo um bolo de textura mais seca, decidi servi-lo com vinho moscatel – uma conjugação que muito apreciei.
1 ½ chávena de farinha
1 colher de sopa de fermento
½ colher de chá de sal
4 ovos
¾ chávena de açúcar, mais uma colher de sopa para a cobertura
⅔ chávena de azeite extra virgem*
1 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)
2 colheres de sopa de alecrim fresco finamente picado (só as folhas), mais uma haste para a cobertura.
*Aconselho o uso de um azeite de boa qualidade, de preferência, suave e frutado. Um azeite muito forte – ou de qualidade inferior – irá comprometer o sabor do bolo, sobrepondo-se ao aroma do alecrim.
Pré-aquecer a 180 graus. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga (ou azeite) e farinha.
Numa tigela, misturar a farinha, o fermento e o sal. Reservar. Numa outra tigela, bater os ovos com o açúcar durante uns minutos até ficar uma mistura esbranquiçada e espumosa. Com a batedeira ligada, verter o azeite (a pouco e pouco e em fio). Misturar, agora manualmente, a baunilha e, depois, o alecrim. Juntar a mistura da farinha, mexendo até estar bem combinado.
Verter a mistura na forma. Por cima, polvilhar o açúcar (1 colher de sopa), cobrindo toda a superfície do bolo. No meio, colocar, delicadamente, a haste de alecrim. Levar ao forno cerca de 45 minutos.
Eu adoro bolos com azeite!... costela do "continente"
ResponderEliminarVou-me meter contigo, não leves a mal: com que então azeite furtado? o fruto roubado é o mais apetecível?... desculpa, não resisti à graça da troca de palavras!...
ah, e vou experimentar, claro!
babette
Babette,
ResponderEliminarJá me fartei de rir... Não estava de modo algum a apelar ao furto, a "culpa" é do corrector ortográfico que não aceita a palavra frutado e corrige-a automaticamente para furtado... Babette 1 - FLIP 0 (hehehe)
beijos
Pipoka, pra variar mais uma receita sua que eu AMEI! O pão ficou maravilhoso! Sensacional viu, amo vir aqui e ver essas gostosuras.
ResponderEliminarBjinhos
por acaso acho que ja fiz um bolo com azeite mas nao lembro o nome e estava bem bom.
ResponderEliminaresta também me parece uma delicia
vou levar a receita
beijinhos
Esse bolo está lindo e deve estar muito bom...
ResponderEliminarbj
Dani
Uma delicia, gosto muito de bolos com azeite.
ResponderEliminarbjs
Um pouco atrasada, mas não queria deixar de referir que gostei muita desta receita e adorei o pormenor da decoração final com o alecrim.Bjs
ResponderEliminarDeve ter ficado delicioso.
ResponderEliminarBeijinhos