29/03/10

Patê de fígados de frango com vinho do Porto


Desde miúda que gosto de pasta de fígado. Lembro-me de que, em ocasiões especiais - Natal, festas de aniversário, reuniões de família -, não podia faltar a bela da tosta, barrada com dito patê, uma compra sempre assegurada pelo meu pai. A pouco e pouco, fomos abandonando esse hábito, até por que novos elementos da família o achavam algo incompreensível (leia-se não gostavam). No entanto, essa memória gustativa voltou quando encontrei uma receita de patê que me pareceu simples e facilmente adaptável ao meu paladar. O mais engraçado é que conquistou o principal detractor deste tipo de petisco... Ou muito me engano ou consegui resgatar a tradição familiar!



Ingredientes:


300 g de fígados de frango
40 g de manteiga + manteiga para cobrir o patê
1 fatia de bacon
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de vinho do Porto
Alecrim ou outra erva a gosto
(a receita original indicava salsa, e penso que salva também será uma boa escolha)
Sal e pimenta preta


Limpar e arranjar os fígados. Numa frigideira, derreter a manteiga. Adicionar o bacon cortado aos pedaços, a cebola picada e o alho esmagado. Saltear uns minutos até ganhar cor. Juntar o fígado e cozinhar 5 minutos, mexendo sempre. Juntar o vinho do Porto e o alecrim. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar uns minutos, para que o vinho evapore um pouco e o fígado ganhe sabor. No robô de cozinha, triturar tudo até ficar uma pasta. Distribuir o patê por recipientes, alisar a superfície e cobrir com manteiga derretida. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico para o patê endurecer. Antes de servir enfeitar a gosto (com ervas ou grãos de pimenta). Servir com pão ou tostas.


Nota: a manteiga derretida serve para proteger e ajudar a conservar o patê, podendo assim guardá-lo no frigorífico 3 ou 4 dias.

Receita adaptada de Delícias de Frango, Verbo


2 comentários:

  1. confesso que me faz confusao est pate embora adore figado de frango.
    vai-se la saber porque
    boa semana

    ResponderEliminar
  2. moranguita,

    asseguro-te de que fica uma maravilha. Tenho a certeza de que vais gostar, sobretudo se gostas de fígado de frango.

    beijocas

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.