08/10/07

Sopa de cenoura e laranja

Nada melhor do que uma saudável e deliciosa sopinha para o jantar, para compensar os excessos das férias! Embora já lhe tenha conferido um toque pessoal – uma forma pomposa de dizer que não sigo a receita à letra - a sopa original é de O Livro Essencial sobre Cozinha Vegetariana.

Ingredientes:


500 g de cenouras
1 cebola pequena
30 g de manteiga (um pouco mais do que 1 colher de sopa)
150 ml de sumo de laranja
1 a 1,25 l de caldo de legumes (uso 1 cubo de caldo de legumes biológico, dissolvido em água)
Sal e pimenta
Noz-moscada (fundamental!)
Ervinha aromática para enfeitar (desta vez usei cebolinho, mas gosto mais da versão com hortelã)

Numa panela, juntar as cenouras, descascadas e cortadas às rodelas, a cebola picada e a manteiga, deixando estufar 10 minutos. Juntar o caldo de legumes e o sumo da laranja. Deixar levantar fervura, adicionar pimenta e verificar o sal. Cozinha cerca de 20 minutos ou até a cenoura estar tenrinha. Triturar com a varinha mágica. Servir com uma ervinha picada e noz-moscada em pó (moída no momento).

13 comentários:

  1. Que bom teres colocado a receita desta sopa deliciosa.
    No cantinho onde costumo almoçar às vezes há, mas nadica de darem a receita.
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto fantástico, Pipoka!
    De sabor também calculo que esteja magnifica, tenho que experimentar! De facto limão e amêndoa, para mim, acho que casam lindamente! Experimente! beijoca enorme

    ResponderEliminar
  3. amei.... eu adoro sopas e esta é super original.. vou fazer com certeza

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, por tu, será!!! Olha, a beterraba é cruinha. Como beterraba há relativamente pouco tempo, talvez há 4 meses... dantes odiava, "porque sabia a terra", mas como sei que faz muitíssimo bem à saúde,(andava sempre ligeiramente anémica..) habituei-me, claro que no início custou-me um bocado(grande!!!) mas depois foi indo. Comecei por comê-la em saladas com maionese de alho, depois comecei a gostar e já a consigo comer sem a maionese. Temperada e comida de imediato é óptima, a sério, experimenta. Não comas cozida que é do piorio, eu pelo menos não consigo... Crua, acho que é a melhor forma. Desculpa ter ocupado tanto espaço... beijoca enorme

    ResponderEliminar
  5. Sopinha maravilhosa e colorida, já tomei nota.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. tenho que me controlar para não estar semrpe a fazer comida... acho que já é doença...
    beijoca

    ResponderEliminar
  7. Grande ideia! Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático deixado no blog!!E claro, parabéns pelo vosso blog(adorei o nome!)...

    ResponderEliminar
  9. Que sopinha tão original, Pipoka! Creme de cenoura já fiz e gosto muito mas fiquei realmente curiosa por descobrir, como ficará o sabor, com a laranja! :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que querida, Pipoka! Já li o comentário no blog da Annete. Vamos lá ver se me convenço a experimentar a canela com salgados...Mas agora que falaste na carne assada à moda dos Açores, publica um dia destes! Agora fiquei curiosa! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Pipoka, obrigada por me exclareceres sobre as nozes de macademia, vou tentar encontrar.
    Beijocas

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.