26/10/07

Feijão assado da ilha do Faial



Embora adore feijão, não estava nada inspirada para participar no rei da quinzena. Mas a leitura dos textos e maravilhosas receitas das talentosas Eliana e Marizé, deixou-me vontade de divulgar algum prato típico Ilha do Faial, de onde é originária a minha família (eu e a minha prima A. somos as únicas excepções). Então, lembrei-me do feijão assado à faialense, cuja particularidade é levar melaço de cana e o mais tradicional enchido açoriano (linguiça). Esta é uma tentativa de reproduzir uma receita familiar, que faz parte da minha memória, e que aproveitei esta ocasião para, pela 1.ª vez, confeccionar.

Recentemente, li um artigo na revista da SATA sobre a gastronomia açoriana e pude aprender um pouco da história deste prato. Por ser de fácil conservação (o melaço tem essa função), o feijão assado era recorrente na ementa dos marinheiros, tendo sido adoptado nos veleiros americanos da caça à baleia e posteriormente exportado para a culinária americana.


Ingredientes:
300 g de carne de porco



Refogar a cebola com o alho, juntar a linguiça, cortada às rodelas, e deixar que esta destile um pouco de gordura. Adicionar a carne, previamente cortada em cubos, e deixar cozinhar uns minutos, até ficar dourada. Juntar o tomate, o vinho e os restantes temperos. Enquanto se deixa a carne cozinhar, vai-se juntando água, pois deve ficar com algum caldo. Quando a carne estiver bem tenrinha, retirar o cravinho, a canela e a pimenta e misturar com o feijão. Verter esta mistura num recipiente de barro, espalhar o melaço por cima. Levar ao forno até apurar e o melaço ficar com um aspecto caramelizado (cerca de 30 minutos).

(usei pá de porco, mas habitualmente faz-se com entrecosto)
100 g de linguiça açoriana
(um enchido delicioso, praticamente sem gordura, temperado com massa de malagueta)
550 g de feijão manteiga cozido
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates (usei pelados)
1 colher de café de massa de malagueta
(esta massa tem um sabor peculiar que nunca encontrei em nenhum produto congénere, mas acima de tudo, serve para dar um toque picante à receita)
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta da Jamaica
1 pau de canela
6 a 8 colheres de sopa de melaço de cana
Sal

17 comentários:

  1. Deve ser super saboroso! Se não estivesse de dieta ia a correr experimentar! Assim, guardo a receita para a fazer daqui a uns tempos! Mas fiquei curiosa! :)

    ResponderEliminar
  2. Que original, Pipoka! Nunca tinha ouvido falar sobre este prato! Deve ser bastante saboroso...e já agora, diz-me como o comes...prato principal, acompanhamento? :o)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha imaginado o melaço com o feijão. Fico curioso, porque me parece ser bem interessante:)

    ResponderEliminar
  4. querida amiga!!!!!
    Adorei este feijão, vou sem duvida testar pois as especiarias são a minha paixão, além disso a adição de melaço deixou-mr muito curiosa.

    Beijocas grandes e bom fds

    P.S. Deixas-te a resposta à Minhas no tachos.

    ResponderEliminar
  5. Muiro rico e aposto que saborosíssimo!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. uma receita sem dúvida muito original. só podia vir do maravilhoso arquipélago dos açores. parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Desconheci tal prato mas fico com água na boca para o experimentar!

    ResponderEliminar
  8. O meu pai (já morou na ilha do Pico e vai muitas vezes em trabalho para os Açores!) já me tinha falado deste feijão!!!!! Diz que é de cair para o lado, imagiiiiiiiino...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Primeiro fiquei muito feliz que meu post te animou a participar, porque chegar aqui e ver essa linda receita de familia e tipica postada pra mim foi um presente. Adoro demais conhecer as raízes dos povos espalhados pelo mundo e me senti verdadeiramente presenteada. Obrigada! Agora só tem um problema estou morrendo de vontade de experimentar o prato. :)

    ResponderEliminar
  10. O aspecto é excelente!
    Bem que gostaria de provar este feijão do Faial, pois deve ser cá uma combinação de sabores...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Pipoka, que receita deliciosa.A forma de preparo 'e bem diferente das receitas de feij~ao que conheço. Amei a tua participação.Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Acabei de ver uma reportagem sobre o Faial na Sic. A minha vizinha açoreana e faialense bateu à porta orgulhosa: "Vejam como é linda a minha terra!"
    Conhecia o inhame, as lapas, as cracas, a boa carne, o ananás e o queijo.
    Mas esse feijão enche-me as medidas. Um dia experimento. Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Este feijão assado deve ser divino, tem uma receita americana que é parecida e eu já comi, portanto, ao ver a sua aqui fiquei babando, e a sua deve ser ainda melhor, pois leva mais ingredientes. Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Nossa que delicia..Será que team algo a ver com os baked beans que sao meio adocicados? Eu adoro !!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Nossa essa receita é super diferente,tende ao exótico,adorei!!!
    Bjs
    Nani

    ResponderEliminar
  16. Que coisa, o doce do melaço, mais a pimrntinha com o feijão, que combinação interessante, adorei conhecer!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. Como estive no Faial recentemente e voltei a comer lá esse maravilhoso feijão, quando voltei procurei e encontrei a receita aqui.
    foi essa que utilizei e vou publicá-la lá no meu espaço, com a devida referência e link.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.