A estória das moelas reavivou-me outros sabores de infância... A sopa de feijão da minha mãe, com um inconfundível toque de canela... Encorpada, aromática, uma sopa perfeita para acalentar o corpo e a alma em dias de frio. Ei-la.
Ingredientes:
200 g de feijão cozido*
175 g abóbora
250 g cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
1 ou 2 cabeça de nabo (350 g)
2 tomates maduros
Nabiças a gosto
800 dl a 1 litro de água
(Se optar por cozer o feijão, utilize a água da cozedura).
Canela em pó
(Essencial para dar um toque especial à sopa)
Sal
*Pode usar feijão de lata. Normalmente, faço com feijão cozido por mim, é mais económico do que comprar de lata e o sabor é incomparavelmente melhor. Demolho 500 g de feijão. Depois, cozinho na panela de pressão com uma pitada de sal, 1 folha de louro, 1 cebola, 2 dentes de alho e água. Coze em apenas 10 minutos, após a panela começar a apitar ou a largar o vapor. Reservo a água da cozedura para a sopa.
Tradicional
Lave, descasque e corte os legumes. Numa panela, deitar os legumes, usando apenas metade da quantidade de feijão e de nabo. Juntar a água. Deixar cozer os legumes. Antes de triturar a sopa, deite a canela em pó, um fio de azeite e confira o sal. Verifique a consistência da sopa e, se estiver demasiado espessa para o seu gosto, junte mais água. Adicione o nabo cortado aos cubos e as nabiças. Deixe cozinhar em lume brando. Por fim, junte o feijão cozido. Sirva bem quentinha.
Se tiver uma panela que lhe permita cozer a vapor, enquanto faz a sopa, aproveite e coza o nabo e as nabiças. Depois de triturar a sopa, junte o nabo, a nabiça e o feijão. Assim, poupa tempo e energia.
Thermomix_bimby
Lave, descasque e corte os legumes. No copo, coloque os legumes, usando apenas metade da quantidade de feijão e de nabo. Juntar a água (dois dedos abaixo do nível dos legumes) e o sal. Na varoma, colocar as nabiças e meio nabo cortado aos cubos. Marcar 25 m/varoma/velocidade 1. Ao fim de 15/20 minutos pode retirar o recipiente varoma, pois o nabo e as nabiças já estarão cozidos. Antes de triturar a sopa, deite a canela em pó, um fio de azeite e confira o sal. Triture 2 m/velocidade 3-5-7. Verifique a consistência da sopa e, se estiver demasiado espessa para o seu gosto, junte mais água. Adicione o restante feijão, o nabo e as nabiças e seleccione 2 m/100o/colher inversa. Sirva bem quentinha.
Ai Pipoka, Pipoka! Já não bastavam as moelas e o seu suculento molhinho e agora desencaminhas-me com sopa de nabiças! Esta é sem dúvida, e acho que sempre será, uma das minhas sopas preferidas! Adoro! Faz-me lembrar com saudade a minha Tia Teresinha e o seu quintal cuidado, mesmo no centro da cidade! ( mas nunca comi com feijão!) Um beijinho
ResponderEliminarPS Muito boa a foto! :)
Amiga Pipoka, que deliciosa estreia de receitas made in bimby! :)
ResponderEliminarGostei do toque da canela, tenho que experimentar. :)
Beijinhos
Adorei esse toque especial :) Deve ficar muito saborosa!
ResponderEliminarAdorei a sopa...bjinhos
ResponderEliminarhttp://nacozinhadasonia.blogspot.com/
E eu acabei de comer uma sopa de feijão com couves da minha mãe e a fome era tão negra que nem fotografia tirei, já tá na barriguinha :)
ResponderEliminarNunca comi sopa com canela, mas imagino que deve ficar com um toque exótico.
Beijocas
Que sopa maravilhosa! Era mesmo o que me apetecia agora, que estou a chegar a casa e ainda tenho de jantar. Não queres mandar-me uma malga, não? ;)
ResponderEliminarBeijo *
Mariana
Sempre a nos surpreender!
ResponderEliminarEu não me lembraria de por canela na sopa! Estamos sempre a aprender.
Bjs.
Miguel (Cozinha Sem Tabus)
Moira e Miguel,
ResponderEliminarNos Açores, a canela é um tempero comum nos pratos salgados, alcatra, feijoada, sopa de feijão.
beijocas
Sem dúvida uma das minhas sopas predilectas, fantásticamente reconfortante em dias frias e saborosissima. Beijinhos.
ResponderEliminarPipoka que bela sopa!!!
ResponderEliminarÉ das sopas que mais gosto, as de feijão.
Vou experimentar
beijocas
Eu adoro sopa de feijao, mas com canela confesso que nunca tinha visto - (ai estes continentais! ;) ). A primeira vez que comi um prato salgado com canela, foi um stiffado grego, e ca em casa ficamos fas do toque da canela na carne. usamos varias vezes, quer seja no esparguete a bolonhesa ou no goulash, e agora hei-de experimentar numa sopa de feijao!
ResponderEliminarbeijinhos
Sofia
sopa com canela?
ResponderEliminareu gosto muito de canela mas nunca me atrvei usar em sopa
mas o aspecto coquistou-me achpo que um dia destes faço
beijinhos e bom fim de semana
Eu já tinha me encantado com as moelas, que também fizeram parte da minha infância aqui no Brasil, agora com essa sopa, mais lembranças ainda! Aqui no sul do Brasil, ultimamente ando inspirada em preparar receitas portuguesas, visita lá no lilicagourmet@blogspot.com
ResponderEliminar