O que primeiro me cativou nestes brownies foi o uso de curgete. Gosto da humidade e da textura que este legume dá aos bolos, salgados e doces. Decidi logo experimentar, andei com a lista de ingredientes no meu caderninho durante 1 semana para ter a certeza de que nada faltava na hora de fazer o bolo. No sábado, pus os ingredientes na bancada e percebi que o bolo não levava ovos. Confesso que não aprecio bolos sem ovos, pelo menos das vezes que os comi, nunca me cativaram, achei-os secos... Durante uns segundos hesitei... será que a receita tem uma gralha? Mas o blogue onde encontrei a receita, tinha-a feito a partir de outro blogue e estavam iguais. E se juntasse 1 ovinho, quiça 2? O facto de te terem corrido mal duas receitas na semana passada não são desculpa para não saires da tua zona de conforto, pensei eu. Sim? Não, vou arriscar. Em boa hora tomei a decisão de seguir a receita original: estes brownies são fantásticos. Densos e húmidos tal como eu gosto. Vale a pena experimentar.
Só uma nota: para fazê-los é indispensável ter uma batedeira, ou então, arriscam-se a ficarem horas a bater o bolo, até que a curgete espalhe a sua humidade aos restantes ingredientes. Usei as varas de massa (e não as de bater claras).
Ingredientes:
1 1/2 chávena açúcar
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de farinha sem fermento
1/4 chávena de cacau
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 chávenas de curgete ralada
1 colher de chá de sal
1 1/2 colher de chá de bicarbonato
1 chávena de chips de chocolate
Aquecer o forno a 180 graus. Juntar o açúcar, o óleo e a farinha, mexendo com a batedeira em velocidade baixa até que fique com consistência de areia. Juntar o cacau, a essência de baunilha e a curgete. A pouco e pouco, enquanto a batedeira "trabalha" a massa vai ficando húmida e ganhando a tal consistência de bolo a que estamos habituados, embora numa versão mais espessa, típica dos brownies. Misturar o sal e o bicarbonato, mexendo sempre com a batedeira. Por fim, juntar os chips de chocolate, envolvendo na massa com uma colher-de-pau. Deitar numa forma rectangular (20x28 cm), untada com manteiga e polvilhada com farinha - estou completamente rendida ao spray desmoldante, portanto salto esta operação. Vai ao forno entre 25 a 35 minutos. Só cortar me quadrados quando tiver arrefecido.
Amiga, tb adoro a textura que a curgete dá às massas de bolo.
ResponderEliminare isto na bimby é uma lindeza! :) :)
Beijinhos
Amamos tudo!
ResponderEliminarTb vou expeimentar este bolo "amigo" do colestrol!... e sem cair na tentação de acrescentar 1 ovinho...
ResponderEliminarbabette
ah, mais um bolo de chocolate para experimentar! :)
ResponderEliminarestou muito curiosa e ja estou a imaginar as minhas adaptacoes a receita! (que nao incluem ovos, claro! ;) )
bjs
Sofia
vou levar um para a minha sobremesa, posso?
ResponderEliminarbjs
Nunca testei a combinação courgette com doces, mas vou definitivamente testar! Só não foi nada boa ideia vir espreitar antes de sair para almoço....snif, snif, certamente não vou encontrar nada por aí que se assemelhe a estes bolinhos divinos! :) um beijinho
ResponderEliminarOnde compras o spray desmoldante?
ResponderEliminarE vou tentar adaptar ah Bimby, mas sou tao mazinha nas adptacoes de receitas de doces...
Acho que conseguiste convencer...
ResponderEliminarTambém estou curioso com o tal spray. Como é?
Não levar ovos até é muito bom porque há alturas em que eles faltam :)
ResponderEliminarparece realmente delicioso!
ResponderEliminarposso usar como desculpa a curguete para comer o chocolate! xD
Que delicia!!!
ResponderEliminarAdoro bolos com courgette, vou experimentar em breve
beijos
Há muito tempo estou muito curiosa em relação a receitas de bolo que levam courgette. o seu post aumentou a minha vontade :-)
ResponderEliminarBeijos!
CGM e Miguel,
ResponderEliminarCompro o spray no Isto Faz-se em Benfica, mas acho que a Lusitana (farinhas Branca de Neve e Espiga) também já comercializa (com o nome spray para untar), por isso deves encontrar à venda nos hipers.
beijocas
Para experimentar, sem dúvida!!! E de facto na amiga Bimby, deve ser muito simples ;) Obrigada!
ResponderEliminarAhhhh as abobrinhas! Alem de serem meu legume preferido, elas realmente dão à massa uma umidade incrivel e uma textura muito interessante! Vamos abrir um fã-clube dos Doces com Abobrinhas!!
ResponderEliminarBjs querida e boa semana!
eu fiquei supreendida com a courgette nos bolos. e mesmo bom e aqui mais uma ve esta a prova
ResponderEliminarque deliciosos
beijinhos
Será que a curgete é o que chamamos de abobrinha?
ResponderEliminarAinda não experimentei em bolo, mas fiquei extremamente curiosa.
Vim lhe convidar para participar do sorteio de 2 anos do blog Eu Mulher. Aguardo você.
Beijos
Parecem ter uma textura perfeita, pelo menos para mim.
ResponderEliminarTeria sempre essa tentação de juntar ovos, creio que nunca fiz bolos sem eles.
Beijos
Tu és mas é má. Então eu aqui de dieta e tu isto?
ResponderEliminarAcho que vou tentar enfiar isto na porção de legumes da dieta. Tem courgette, se calhar escapa... ;)
Beijo grande e cheio de saudades *
Mariana
Pipoka querida,
ResponderEliminarDeixa-me dizer-te que este teu brownie delicioso ficou muito mais fotogénico que os seus antecessores e não só no aspecto também na foto.
Sim, eu fui espreitar os originais hehehe
Fico muito curiosa por não levar ovos, mas por outro lado dá muito jeito para fugir ao colesterol ;)
Beijocas
Aproveito para deixar o endereço do meu blog que, para além das minhas aventuras do dia-a-dia, coloco também as receitinhas que vou fazendo tendo em conta o pouco tempo que tenho disponível
ResponderEliminarhttp://mefrancesca.blogspot.com
Querida Pipoka:
ResponderEliminarAcabei de publicar o teu chutney de maçã e pimentos!.... É realmente muito muito bom
Babette
Hoje consegui fazer uma ronda por alguns food blogs e já é o segundo bolo com curgetes que encontro! Cada vez fico mais tentada a experimentar. Curiosa, a omissão dos ovos. Noutro dia vi uma receita de brownies de beterraba! Outra combinação a explorar...
ResponderEliminarBjs
Teresa (Lume Brando)
Só para constar que já fiz duas vezes com a abobrinha comum (não tinha a italiana) e ficou muito bom, para ser repetido muitas outras vezes.
ResponderEliminarPatrícia
Fiz estes brownies no Domingo e já desapareceram, são realmente maravilhosos! obrigado pela partilha da receita! Brevemente irei partilhar no meu blog também :)
ResponderEliminarAndava à procura de uma receita de brownies para adaptar, já que não uso ovos, e estes caíram do céu, fiz a semana passada e são realmente deliciosos! :)
ResponderEliminar