Este bolinho da minha querida amiga Laranjinha é de êxito garantido. É fofo, saboroso, fácil de fazer e rende bastante (dá para cerca de 15 fatias). Além disso é versátil: comido simplesmente com um chá, fica perfeito, se lhe pusermos uma cobertura (como decidi fazer), é uma sobremesa perfeita para uma refeição festiva. Foi a minha contribuição para um fim-de-semana gastronómico em casa de amigos muito especiais.
Ingredientes:
1 iogurte natural (125 gramas = 100 ml)
6 ovos
3 copos de iogurte de açúcar
3 copos de iogurte de farinha
1 copo de iogurte mal cheio de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
Raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila
Cobertura:
300 g de queijos mascarpone
Raspa de 1 limão
Sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar
Nota: uma embalagem normal de mascarpone (250 g) dá perfeitamente para cobrir a parte superior do bolo; neste caso, reduza o açúcar para 2 colheres de sopa. Usei 300 g, pois era uma embalagem promocional, e deu para cobrir o bolo e servir as fatias com uma colherzinha de creme a acompanhar.
Bater as gemas com 2 copos de açúcar. Adicionar o iogurte, o óleo e a raspa de limão. Bater as claras em castelo bem firme e juntar 1 copo de iogurte de açúcar. Adicionar as claras ao preparado anterior, alternadamente com a farinha e o fermento em pó. Por fim, juntar as sementes de papoila. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, em forma untada manteiga e polvilhada com farinha – uso sempre spray desmoldante.
Para fazer a cobertura, basta misturar bem o mascarpone com sumo e a raspa do limão e o açúcar, até dissolver o açúcar. Conservar no frigorífico. Só cobrir o bolo depois de estar completamente frio.
também uso e abuso desta receita!...
ResponderEliminarbabette
Adorei a receita, mas to babando na cobertura! AMO mascarpone... deve ter ficado uma delícia!
ResponderEliminarEu comeria um pote cheio dessa cobertura!
Beijocas
Adorei, neste momento ando a cortar aos doces. Mas vou experimentar. Gosto de tudo!!
ResponderEliminarO bolo já por si é uma delícia, agora com essa cobertura deve ficar maravilhoso.
ResponderEliminarUm beijinho.
Que ar de delícia. A cobertura está mesmo a pedir que se passe por lá um dedo discretamente, como uma criança traquina faria...
ResponderEliminarHei-de fazer este bolo.
Beijinhos.
Que bolo incrível! Adorei!
ResponderEliminarBeijinhos,
Fabi
Adoro sentir as sementes a estalar :) O mascarpone é uma paixão, simplesmente fabuloso esse bolo!
ResponderEliminarficou lindo o bolo! está de parabéns!! adoro o blog, continuem!
ResponderEliminarum beijinho
Eu devo dizer que no que toca a cozinhados sempre fui uma zero a esquerda, mas desde que descobri este sitio parece que tudo mudou. Pus todos cá em casa a comerem coisas que nunca tinham comido e para surpresa minha, eles gostam, portanto um grande bem haja a voces e continuem o bom trabalho.*Rita*
ResponderEliminarRita,
ResponderEliminarAcho que esse foi o maior elogio que recebemos! Obrigada. De qualquer forma, a Rita terá certamente talento para a cozinha,pois não há receitas milagrosas ;-)
Uma beijoca enorme
Limão, sementes de papoila... é a minha praia. Vou ter de experimentar, até porque essa cobertura deixou-me mesmo curiosa... e gulosa.
ResponderEliminarBjs
Teresa(Lume Brando)
ainda nao expperimenntei este bolo
ResponderEliminartenho de experimentar muito em breve
beijinhos
já usei essa cobertura e coloquei agora no meu blog!!! amei!! beijos
ResponderEliminarAcabei de descobrir este blog e pelo pouco que vi parece ter receitas maravilhosas. Este bolo então... hummm :)
ResponderEliminarGostaria de o fazer mas não sei onde posso encontrar sementes de papoila... será que me podia dizer, por favor! Obrigada*
Cath,
ResponderEliminarAs sementes de papoila encontram-se à venda em lojas dietéticas tipo Celeiro e, salvo erro, também estão disponíveis no Continente, na área viva.
Obrigada pela visita.
bjs