Há cerca de um ano, uma leitora lançou-me o desafio de cozinhar com ruibarbo. Passou bastante tempo, mas não me esqueci do pedido... Aqui está uma receita, especialmente dedicada a ela, Sónia D. Espero que goste.
O ruibarbo foi comprado no Pingo Doce, foi a primeira vez que vi à venda neste supermercado. Já me tinha dito que, de quando em vez, há no Corte Inglès. Não sei se as lojas de produtos biológicos (MIosótis, Biocoop) terão...
O ruibarbo foi comprado no Pingo Doce, foi a primeira vez que vi à venda neste supermercado. Já me tinha dito que, de quando em vez, há no Corte Inglès. Não sei se as lojas de produtos biológicos (MIosótis, Biocoop) terão...
Ingredientes
250 g de ruibarbo
250 g de morangos
2 colheres de sopa de vinho do Porto
75 g de açúcar
2 colheres de sopa de maisena
Crumble:
140 g de farinha com fermento
70 g de açúcar mascavado claro
85 g de manteiga
50 g de amêndoa (picada grosseiramente – usei com casca)
Notas: as folhas do ruibarbo são venenosas, só se usa o caule.
Em algumas receitas, é aconselhado que se descasque o ruibarbo, eu retirei as fibras que me pareceram mais duras (das pontas). Na verdade, apesar de fibroso, o ruibarbo fica rapidamente tenro, e em três tempos desfaz-se. Daí que também não me pareça necessário fazer uma espécie de compota antes de montar o crumble, como ditava a receita que me serviu de inspiração.
Lavar o ruibarbo e descartar as partes mais fibrosas. Arranjar os morangos. Num recipiente de ir ao forno, dispor o ruibarbo cortado aos pedaços e os morangos em metades. Por cima, deitar o vinho e o açúcar. Misturar. Polvilhar com a farinha. Misturar. Fazer o crumble, juntando todos os ingredientes secos. No fim, adiciona-se a manteiga fria, cortada em cubos. Mistura-se com os dedos até ficar uma massa de consistência arenosa. Dispor o crumble por cima dos morangos e do ruibarbo. Levar ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante 30 minutos.
E pronto. Já estou a salivar... Ruibarbo e morango. Crumble. Quentinho. Mim quer.
ResponderEliminarBj*
Olá! Onde comprou o ruibarbo? Ando com tanta vontade de experimentar mas não encontro em sítio nenhum!...
ResponderEliminarObrigada
Parece-me fantático!
ResponderEliminarEu ando muito curiosa quanto ao sabor do ruibardo! Ontem, encontrei à venda no Pingo Doce perto da minha casa e delirei! Comprei logo, claro!
Vou levar a receita, ok?
Beijinhos.
É coisinha que nunca provei mas tenho curiosidade. A cor agrada-me muito, mesmo sem conseguir imaginar o sabor... deve ter ficado óptimo combinado com os morangos :)
ResponderEliminarO ruibarbo está em alta. Não conheço pessoalmente e nunca vi pra vender por essas bandas. A cor é linda. Bela receita. Beijos
ResponderEliminarParece-me optimo, já provei mas nunca o cozinhei.
ResponderEliminarA dica do Pingo Doce é muito boa!
Cara Pipoka:
ResponderEliminarObrigado pela lembrança; adorei este miminho! O seu gesto só prova que este é também um blog de afectos.
Bj
E que belo fim deste aos ruibarbos.
ResponderEliminarNunca comi nem cozinhei e confesso que me despertam curiosidade...
Pela foto, este crumble parece-me delicioso.
:)
Beijinhos
eu tb comprei ruibarbo no mercado ha uns dias, apesar de ainda nao saber o que fazer com ele. talvez esta tua receita! ;)
ResponderEliminargosto muito do sabor do ruibarbo e por aqui encontra-se com frequencia na altura da primavera.
O Pingo Doce anda a inovar! Ainda bem. Quando lá for vou estar atenta. Tenho alguma curiosidade em experimentar o ruibarbo.
ResponderEliminarO crumble devias estar magnífico!
beijinho
Aqui no Reino Unido, existem milhares de receitas com ruibarbo. Confesso que já provei várias vezes, até o iogurte de ruibarbo e é sempre uma controvérsia, pois até hoje, não consigo dizer que gosto, mas quando como, também não digo que não gosto..., enfim...
ResponderEliminarBom, mas o teu crumble tem um aspecto fantástico e o certo é que, as receitas que levam ruibarbo, ficam sempre tão lindas e apetitosas!!
Foi coisa que nunca vi, e por consequência nunca cozinhei. Como amante da cozinha a minha curiosidade também é imensa tenho que dar um salto ao PD a ver se encontro, acho que também faz uma belissima compota ;)
ResponderEliminarBjs
Manuela
Nunca usei ruibarbo, mas ando curiosa e como adoro crumbles... Obrigada pela sugestão :-)
ResponderEliminarTeresa (Lume Brando)
Acabei por não fazer o crumble! Fica para uma próxima vez.
ResponderEliminarMas gostei muito do ruibardo! Com morangos deve ficar excelente!