Croquetes (como os da minha avó Lígia), rissóis (preferencialmente de camarão) e empadas (de um snack-bar em Montemoro-o-novo)... são dos meus pecadilhos gastronómicos favoritos. Contudo, cometo-os só em ocasiões muito especiais, pois, dão algum trabalho a confeccionar, e, fora de casa, é praticamente impossível encontrá-los bem feitos (ou melhor, nunca se sabe de que é que são feitos). Mas quando vi esta receita não resisti... é fácil, rápida e delíciosa.
A receita original, do livro Sabor e Equilibrio, ditava que se confeccionásse os rissóis assados no forno. Como ainda não comi rissóis assados que me enchessem as medidas, optei por fritá-los para assegurar que ficavam bem crocantes, tal como eu gosto.
Ingredientes:
2,5 dl de água
250 g de farinha
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
150 g de queijo camembert
(brie ou outro queijo de pasta mole)
50 g de sultanas (uva passa)
Pão ralado (farinha de rosca)
Leite q.b.
Numa caçarola, ferver a água com o azeite e o sal. Baixar o lume e juntar a farinha de uma só vez e mexer bem até que a massa descole das paredes da caçarola e forme uma bola compacta (cerca de 2 minutos). Embrulhar a massa num pano e deixá-la arrefecer. Depois de fria, amassá-la um pouco para amaciar. Separar pequenas porções de massa e tendê-las finamente, numa superfície polvilhada com farinha. Usar um cortador próprio para rissóis ou cortar círculos com um copo. No meio de cada círculo, colocar um pedaço de queijo e sultanas a gosto. Dobrar para fechar os rissóis (caso não usem o cortador próprio, pincelem as extremidades dos rissóis com água antes de fechá-los). Pincelar os rissóis com leite e passá-los por pão ralado (farinha de rosca). Fritar em óleo bem quente até ficarem dourados ou levar ao forno a 200 graus cerca 10 minutos.
Fiz os rissóis com um cortador de 6 cm de diâmetro. Deu cerca de 20, mas ainda sobrou um pouco de massa.
Também me perco por rissóis de camarão, quando têm camarão dentro :)
ResponderEliminarDesconhecia rissóis com queijo, só conheço os rissõis mistos de queijo e fiambre que eu não consigo comer. Devem ser deliciosos estes ;)
adoro rissois de camarão,lindos
ResponderEliminarQue imagem perfeita, Pipoka!!!
ResponderEliminarAdorei as combinações. Pena agora ter entrado em dieta por causa da casamentação...
Beijinho grande
Camembert e passas? Agrada-me muito a ideia... :D
ResponderEliminarLindos, lindos, comadre do coração.
ResponderEliminarGeeeente, como que não tinha visto seu bog antes?!?!!Um absurdo!
ResponderEliminarAdoreiiii!! Parabens!
Bjos, Sarinha
pipokinha, este recheio suave/marcante, hummmm, delicioso..que vontade que fiquei!
ResponderEliminarestou aqui tentando imaginar...
Beijinhos
Ah, pipoka pecadora! Que vontade de um rissol, daqueles bons, crocantes por fora e húmidos por dentro. Já estou a salivar! Troco é o queijo por outra coisa, pode ser? Como sabes cá por casa somos um bocadinho esquisitos ;)
ResponderEliminarBeijo grande *
Mariana
Achei fenomenal!! ADORO rissóis, e com queijo então, achei o máximo!! Vou por na minha lista a fazer! Bjs
ResponderEliminarAdoro salgadinhos e estes me parecem deliciosos,com este recheio então...
ResponderEliminarBjs!
Fiquei a salivar lendo o post. Meu pecado também são rissolis (como chamados no Brasil), minha mãe fazia uma receita antiga em casa, que era de comer rezando. Amei o teu recheio, quem sabe vou fazê-lo, quando tiver um tempinho.
ResponderEliminarQueijo e uva passa... meu deus! Um desaforo de risóles!
ResponderEliminar;)
Beijo, querida!
Que (provavelmente) deliciosa combinação.
ResponderEliminarEstes rissóis devem ser uma delícia,além de serem bem originais :)
ResponderEliminarBeijinho
Bom ( camembert e uvas passas)e fotogênico. À conferir.
ResponderEliminarAbs.
Que combinação original! Nunca fiz esse salgado, que no Brasil chamamos de risoles. Parece-me que dá muito trabalho, será que não? Acho que vou comer dos teus rsrsrs.
ResponderEliminarAbraço
Nossa e a foto representou muito bem essa maravilha a percepção que temos é que se esticarmos a mão um pouco podemos alcança-lo pra comer.
ResponderEliminarBeijos