Regra geral, estou sempre à procura da receita perfeita dos meus pratos favoritos... O pastelão de maçã da minha avó Ethel (tenho a receita, mas não consigo igualar...), as almôndegas da minha avó Lígia, o pudim de peixe da Fernanda, o bacalhau espiritual da minha sogra, as sopas do Espírito Santo, o borrego saag do Caxemira, a tarte de limão do Frade dos Mares... Enfim, de quando em vez, consigo chegar lá. Neste caso, encontrei “a” receita do clafouti (refiro-me à base, já que a fruta poderá variar de acordo com o gosto de cada um e a estação do ano). Estou em pulgas para que chegue a época das cerejas para experimentar o clafouti original. Obrigada Elvira por mais uma receita maravilhosa!
Ingredientes (para 4 pessoas):
300 g de frutos silvestres
1 colher de sopa de amido de milho
90 g de açúcar
50 g de miolo de amêndoa moído
3 colheres de sopa de natas
2 ovos + 1 gema
Manteiga para untar
Açúcar em pó para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar o recipiente com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar. Num tigela, misturar bem o açúcar, o amido de milho e as amêndoas moídas. Juntar os ovos e as gemas previamente batidos. Adicionar as natas e bater com uma vara de arames até a massa ficar ligada e homogénea. Espalhar os frutos silvestres no fundo do recipiente e, por cima, verter delicadamente a massa. Vai ao forno entre 20 e 25 minutos, a 180ºC. Retirar o clafoutis do forno e polvilhar com um pouco de açúcar em pó. Servir ligeiramente morno ou frio, na própria forma.
Pipoka, ficou linda essa foto!
ResponderEliminarQue não deixe de procurar flor, as vezes outras receitas até nos supreende né?!
Bjss
Adorei e anotei! :)
ResponderEliminarOlá Pipoka,
ResponderEliminarQue bela sobremesa, ainda por cima adoro frutos silvestres.
Nunca experimentei clafoutis, mas pelo aspecto é decerto muito bom, tenho que experimentar um dia.
Bjs
Moira
Comadre, nunca fiz clafouti. Animei demais agora.
ResponderEliminarAdoro clafoutis e acho bastante simples de fazer e muito fácil de comer :)
ResponderEliminarUma sobremesa chique e deliciosa ao mesmo tempo. Uma boa sugestão!
ResponderEliminarTenho visto tantas receitas de Clafouti que não vejo a hora de fazer, vou providenciar os ingredientes.
ResponderEliminarBjs!
Que engraçado... ontem fiz clafouti de maça...e numas taças muito parecidas... fico sempre surpreendida com esta coincidências.
ResponderEliminarBeijinhos,
Carlota
Apetitoso, ainda mais quando são receitas de nossas amigas, de familia...cerejas aqui no Brasil só no Natal, há é muito tempo para esperar...vou tentar com outra frutinha.bjs
ResponderEliminarAinda ontrem pensei fazer um calfoutis de morangos e depois acabei por fazer um crumble com eles... mas agora vendo a maravilha que ficou o teu já me está a apetecer outra vez... jajaja
ResponderEliminarAs receitas da Elvira são sempre muito especiais. Fiquei com vontade de fazer também :-)
ResponderEliminarBeijos!
Tenho esta receita da Elvira guardada há meses! Não sei como ainda não a fiz. E depois deste empurrãozinho, menina pipoka, não deve tardar. ;)
ResponderEliminarBeijo grande *
Mariana
Eu que sou adepta da cozinha simples e fácil até me espanto por nunca ter feito um clafoutis na minha vida. Como é que isto é possível? Com certeza que vou fazer esta receita um dia destes. Bjinhos
ResponderEliminarÉ sempre com muito agrado - e orgulho - que vejo uma receita do "bistrot" testada pelas tuas mãos. :-)
ResponderEliminarFicou divinal, esse teu clafoutis. Que bela apresentação!
Beijinhos.
apetitosíssimo.... posso me servir?
ResponderEliminarBeijinhos
Excelente base, amei!
ResponderEliminarBeijos
Eu quero! Este é o género de sobremesa que me obriga a repensar a minha vontade férrea de não comer doces! Afinal, uma pessoa não é de ferro... ;)
ResponderEliminarBj grande