14/10/13

Lapas assadas ou o sabor das férias

lapas assadas (preparativos)

Desde que me lembro de existir que as minhas férias sabem sempre a mar. Os dias passados na praia do Almoxarife, os pés enterrados na areia preta, os mergulhos no mar límpido... E, ao fim da tarde, no regresso a casa, nada como uma refeição de lapas assadas para recuperar energias.

Cá em Lisboa não compro lapas, mas este ano, para podermos “matar o desconsolo” trouxemo-las na bagagem, compradas bem frescas, depois congeladas e lá vieram muto bem acondicionadas. Hoje, foi o dia de juntar a família para partilharmos uma refeição que cheira a mar e que me fez recordar as férias.  

Ingredientes:

2 quilos de lapas
125 g de manteiga (dos Açores, é claro!)
3 dentes de alho
1 colher de chá de massa de malagueta (ou picante a gosto)

Passar as lapas por água para retirar alguma areia que possam ter. Dispô-las num tabuleiro ou num pirex, sem as sobrepor. Derreter a manteiga no microondas (atenção: para não deixar queimar, não ligue o microondas no máximo, use uma temperatura baixa). Á manteiga derretida juntar a massa de malagueta e os dentes de alho previamente picados. Deitar essa mistura por cima das lapas. Levar as lapas ao forno cerca de 8 minutos a 200 graus (eu normalmente falo com o grill ligado, mas não é obrigatório).

As lapas quando passam do ponto ficam com consistência de borracha, o truque para não deixá-las cozer demasiado é simples: assim que começam a descolar da casca é retirá-las imediatamente do forno, pois estão cozinhadas no ponto, assegurando-se a sua suculência.

lapas assadas 1


A refeição foi acompanhada por um vinho que adoro e que, embora produzido aqui em Lisboa, no Cadaval, me faz lembrar os Açores, ou não fosse ele um verdelho. A combinação das lapas com este vinho da Quinta do Gradil, foi simplesmente perfeita. É uma edição limitada, de 2012, mas espero que voltem a repetir, não só pelas boas memórias que me despertou, mas também pela qualidade deste verdelho que casa muito bem com peixes e mariscos. 

12 comentários:

  1. Que delícia.
    Adoro lapas e estas estão mesmo convidativas e acompanhadas por esse vinho fantástico..., que belo petisco!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lia

      Eu também adoro lapas... nunca me farto de as comer. Este ano, na ilha do Faial, houve abundância de lapas e estavam a um preço muito convidativo, por isso fiz muitas refeições só com este petisco.

      beijos

      Eliminar
  2. Para mim as ferias também tem sabor a mar, estas tuas lapas fizeram-me recordar das ferias que ja la foram. E o bom que e comer marisco fresquinho acompanhado de um bom vinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cacahuete,

      Ainda há pouco tempo terminei as férias e já estou cheia de saudades de dar uns mergulhos no mar, das refeições de marisco e peixe grelhado... A refeição de lapas serviu para matar essas saudades ;-)

      beijos

      Eliminar
  3. Uma receita cheia de sabor a mar e a verão açoriano. Deste-me agora mais saudades do verão. Acho que este ano não me consegui despedir dele.
    Um abraço da Terceira.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia,

      Também eu já estou cheia de saudades do Verão e do Faial. Agora só lá volto em Fevereiro para matar saudades. Nessa altura, não haverá lapas, nem mergulhos no Almoxarife, mas dá para matar saudades.

      Tens que me avisar da próxima vez que estiveres a planear uma ida ao Faial, pode ser que dê para nos conhecermos ao vivo ;-)

      beijocas grandes

      Eliminar
    2. Isabel, seria mesmo um gosto conhecer-te. Ao Faial só irei em julho. Se fores nesta altura e quiseres falar comigo telefona-me. Vou enviar-te o meu número em mensagem privada para o facebook do three fat ladies. Se pelo Carnaval passares na Terceira ( e olha que o carnaval aqui é bem peculiar e saboroso) temos de nos encontrar. Pede ao piloto do avião para fazer um desvio no regresso. eheheh
      Um abraço.
      Patrícia

      Eliminar
  4. Nunca comi lapas mas gostava. Tens a sorte de viver esses dias fantásticos na ilha, deve ser tão bom comer e apreciar as maravilhas de lá quando chegas aqui ao continente :) Bj

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Também sou da Terceira e só queria dar uma dica, faço as lapas tal como estas com a variante de as "grelhar " no microondas por 1 mn ou até descolarem, fica também muito bom e é mais rápido.

    ResponderEliminar
  6. Lapas nham nham. Este ano vou ao Faial, vou consolar-me com lapas e em frente (no Pico - S. João) com uma moreiazinha frita.

    ResponderEliminar
  7. Amiga
    Nunca cozinhei lapas e adoraria provar estas feitas por ti.
    Beijo com saudades!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.