Numa tentativa de contrariar a minha comprovada dificuldade para enrolar tortas, aqui há tempos prometi à Moira que faria uma torta deliciosa que ela publicou no Tertúlia de Sabores. E como o prometido é devido: eis a torta! Ficou linda e consegui enrolá-la sem dificuldade... A minha amiga Carina é testemunha! E, se esta torta foi um êxito no jantar de amigos da Moira, lá em casa, num almoço de amigas, também recolheu aplausos. Obrigada à Moira pelo incentivo!
Curd de maracujá:
(esta dose dá para rechear a torta e ainda sobra)
3 ovos 75 g de manteiga
200 ml de polpa de maracujá
100 g de açúcar
Antes de fazer a torta preparar o curd, pois convém que esteja frio quando chegar a hora de rechear a torta. Partir os ovos, retirando a película que envolve a gema e a cicatrícula (aquelas “coisitas brancas” que estão agarradas à gema). Bater bem os ovos (uso a varinha mágica), pois se a mistura não se apresentar homogénea, o creme ficará cheio de desagradáveis pedacinhos de clara cozida. Reservar. Numa caçarola, juntar o açúcar, a manteiga e a polpa de maracujá. Levar ao lume (brando) até derreter a manteiga e dissolver o açúcar. Apagar o lume, deixar arrefecer uns 5 minutos. Fora do lume, juntar esta mistura aos ovos batidos, a pouco e pouco e mexendo sempre. Levar o curd novamente ao lume (brando), mexendo sempre, até que espesse, sem deixar ferver.
Ingredientes torta:
Manteiga para untar (usei spray desmoldante)
4 ovos
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de água
50 g de farinha
30 g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó
Coco para polvilhar
Molho de chocolate:
100 g de chocolate
1 dl de natas
Ligar o forno a 180 °C. Pincelar um tabuleiro (usei um de 30x35 cm, mas a Moira uso o tabuleiro do forno que deve ser maior) com manteiga derretida ou usar spray desmoldante. Forrar o tabuleiro com papel vegetal e voltar a untar o papel. Bater os ovos com a batedeira, adicionando o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater, adicionar a água a ferver. Juntar a farinha peneirada com o chocolate e o fermento em pó e envolver delicadamente no creme. Deitar o preparado no tabuleiro, alisar a superfície e levar ao forno entre 10 a 15 minutos.
Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó, retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro, e cobrir com o mesmo tabuleiro até a massa estar completamente fria. Esclareceu-me a Moira no seu comentário que o objectivo deste processo é manter a torta húmida, caso contrário secaria e seria difícil de enrolar.
Barrar a superfície da torta com o curd de maracujá, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira. Atenção que não usei o curd todo no recheio, depois levei-o para a mesa para quem quisesse verter um pouco sobre a fatia de torta.
Barrar a superfície da torta com o curd de maracujá, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira. Atenção que não usei o curd todo no recheio, depois levei-o para a mesa para quem quisesse verter um pouco sobre a fatia de torta.
Que receita maravilhosa! chocolate e maracujá.... até fiquei a salivar!
ResponderEliminarbabette
(vi agora que a verificação de palavras pede a palavra "bendito"... realmente: bendito doce!)
Clap, clap, clap, clap
ResponderEliminarAs palmas são para a menina que achava que não sabia fazer tortas.
Ficou linda! Parabéns!
O Tabuleiro sobre a torta o que faz é humidificá-la, de outra forma ela ao arrefecer secaria e não seria possível enrolá-la com a mesma facilidade.
Gostei do teu curd de maracujá que levo comigo para uma próxima oportunidade.
Beijinhos
Para quem não sabia enrolar tortas... Perfeitissma! Agora vais ver que não queres outra coisa. : )
ResponderEliminarSai um volume de receitas de tortas para a mesa da Pipoka sff! : P
beijocas e boa semaninha!!
Obrigada meninas pelos elogios e incentivos.
ResponderEliminarMargarida, adivinha lá qual é a próxima torta que vou fazer? Coco e limão diz-te alguma coisa? ;-)
beijos
Bem... amiga Pipoka... isto não é uma torta... é uma ode... é um poema inteiro! Está linda!! E chocolate com maracujá é daquelas combinações maravilhosas que te devem dar à porta do ceú quando lá chegares :)))
ResponderEliminarBeijos!!
Carlota
Eu é que não sei enrolar tortas...está perfeita e que combinação deliciosa de ingredientes.
ResponderEliminarbjsss
hum que bela torta
ResponderEliminarfizeste muito bem em te atrver a fazer esta torta
saiu divinal
beijinhos e boa semana
Pipoka, depois de ver esta bela torta, está provado que apesar do teu receio, és um talento nato!
ResponderEliminarEstá linda!
Bjs e boa semana!:)
Olá, gostaria de saber se tens espaço para anunciantes no blog.
ResponderEliminarMeu e-mail: renata@mediad1.com
Pipoka, também tenho uma espécie de pequeno "trauma" com tortas, mas vi que por aqui foi tão bem ultrapassado que só pode ser mania minha. Fiquei muito tentada, ainda para mais com um recheio que deve ser qq. coisa de especial. Bjs!
ResponderEliminarPois, eu também sou daquelas que enrolar tortas é um filme mas lá me vou desenrascando! Uma vezes melhor que as outras! LOOL
ResponderEliminarBeijinhos
Chocolate e maracujá...
ResponderEliminarParece perfeito e o aspecto é de dar água na boca!!
Beijinhos,
Lia.
Pipoka, nunca duvides das tuas capacidades de enrolação :) Somos testemunhas desta beleza! Curd de maracujá deve ser qualquer coisa de muito saboroso :)
ResponderEliminarEu adoro fazer tortas precisamente pelo desafio de as conseguir direitas! :)
ResponderEliminarQue linda.
E este curd de maracujá só pode ser perfeito combinado com o chocolate: vou levar a receita e vou fazer.
Beijinhos e parabéns!
Agora queremos mais (tb tenho a da MArgarida na calha!)