26/06/13

Refresco de flor de sabugueiro

Refresco de flor de sabugueiro



Desde que os meus amigos Rosário e Henrique se dedicaram à produção biológica de ervas aromáticas e condimentares, criando a empresa Ervas da Zoé, que o meu interesse por este tema tem vindo a crescer. Recentemente, decidi aprofundar os meus conhecimentos e, seguindo o conselho da Rosário, procurei a Fernanda Botelho, segundo a minha amiga uma das maiores especialistas na matéria aqui em Portugal. Fiz dois workshops com a Fernanda no Museu do Oriente e fiquei rendida à sua sabedoria, e contagiada pelo seu entusiasmo e amor pelas plantas.

Com ela aprendi a identificar algumas plantas medicinais, ervas aromáticas e flores silvestres e a dar-lhes usos (culinários e medicinais) que até então desconhecia. Descobri um admirável mundo novo.

No passado domingo, fui a Sintra fazer um passeio orientado por ela. Uma vez mais, cheguei a casa com a alma preenchida, e com uma mão cheia de flores (chagas, malvas, flores de sabugueiro, alfazema). Finalmente ia conseguir fazer o refresco de flor de sabugueiro que a Fernanda Botelho ensinou.


Ingredientes:

1,5 l de água
4 flores de sabugueiro (eram grandes)
1 laranja cortada em quartos (pode-se usar meia laranja e meio limão)
Mel ou açúcar para adoçar (a quantidade de açúcar/mel depende muito do gosto de cada um – eu usei 60 g de açúcar para esta quantidade de água)

Num jarro grande ou tigela, colocar as flores, a laranja e/ou limão cortado em quartos. Juntar a água e o açúcar. Deixar macerar no mínimo 12 horas, mexendo de vez em quando (a receita original diz 24 horas, mas bastaram-me 12). Coar e guardar no frigorífico Servir bem fresco.

Nota: este refresco conserva-se uma semana no frigorífico, mas também podem congelá-lo e usar quando quiserem, pois já se sabem que não há sabugueiros em flor todo o ano)

Eu, agarrada às flores de sabugueiro ;-) e o refresco a macerar

Se quiserem saber mais sobre o sabugueiro, podem ler este artigo da Fernanda Botelho.  

Para mais informações sobre as actividades que a Fernanda realiza, sigam o blogue dela: malva silvestreEla vai orientar um passeio em Sintra na próxima terça-feira, 2 de Julho, às 17h. Se quiserem participar, contactem-na por email ou telefone (podem ver essa informação no perfil dela, no blogue).

10 comentários:

  1. Adoro bebidas com flor de sabugueiro. Deve ter sido um passeio fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cacahuete,

      Aprende-se imenso com a Fernanda Botelho. Eu fiquei rendida à sabedoria dela. Agora ando sempre atenta ás flores e plantas e a imaginar que receitas se podem fazer com elas.

      bjs

      Eliminar
  2. Na família tenho uma pessoa assim, estou sempre a aprender.
    Vou visitar o site.
    Bom refresco.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel,

      Tenho uma vivência muito citadina, não tive a sorte de ter pessoas na família que me passassem este tipo de conhecimento... mas passaram-me outros também importantes e, sobretudo, transmitiram-me a curiosidade que me leva a procurar todo o tipo de informação.

      bjs grandes

      Eliminar
  3. Não vou perder o próximo passeio e depois vou experimentar esta tua delícia! :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga,

      Sempre fizeste o passeio com a Fernanda? Espero bem que sim! Com a tua imaginação... imagino as receitas boas que vais engendrar ;-)

      bjs

      Eliminar
  4. Não conhecia esta blog, mas acabei de ficar rendida! E adorei este post...achei super interessante e gostaria de aprender mais sobre o tema! Os passeios deviam ser ao Sábado! :) Já estou a seguir o blog para não perder pitada! ;)

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inês,

      Muito obrigada pela visita e pelos elogios. Desculpa a resposta tardia, mas estive de férias.
      A Fernanda tem passeios e workshops em vários dias da semana. Sugiro que acompanhes o blogue dela, pois certamente muitas oportunidades surgirão.

      bjs

      Eliminar
  5. Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António,

      Agradeço muito as suas gentis palavras.
      Volte sempre ;-)

      Eliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.