Quando mais de 50% da nossa alimentação é feita à base de legumes e vegetais, não nos podemos ficar por legumes cozidos. Há que variar, encontrar outras soluções... estufar, guisar, assar, experimentar novas combinações, ir a outras gastronomias buscar inspiração para variar a nossa paleta de sabores.
O ratatouille é um guisado de legumes feito à maneira provençal muito saboroso e versátil: acompanha bem carne ou peixe e, com um ovo escalfado no seu molho, é uma óptima refeição vegetariana. Além disso, não perde qualidade ao ser reaquecido (ainda fica melhor de um dia para o outro), uma característica importante para quem leva todos os dias a marmita para o trabalho.
Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Beringela (250 a 300 g)
Curgete (250 a 300 g)
Meio pimento vermelho
4 tomates (pelados ou frescos)
2 dl vinho branco
Azeite
Tomilho
Sal e pimenta q.b.
Corte a curgete, a beringela e a cebola em rodelas finas e o pimento em tiras. Numa caçarola, aqueça o azeite e junte a cebola, o alho bem picado e o louro. Deixe a cebola murchar, sem fritar. Junte o tomate e o vinho branco. Deixe apurar um pouco. Adicione a curgete, a beringela e o pimento, dispondo-os por camadas alternadas, e temperando com sal e pimenta a gosto. Tape a caçarola e deixe cozinhar cerca de 15/20 minutos (depende da espessura dos legumes). Durante o tempo de cozedura, não mexa com colher, faça como na caldeirada e abane a caçarola para que os líquidos se distribuam. Se achar que o molho está demasiado líquido, tire a tampa para evaporar um pouco o líquido. Antes de servir, junte o tomilho fresco.
Olá querida! :)
ResponderEliminarTenho uma dúvida, a beringela não fica com um travo amargo? Já a usámos algumas vezes cá em casa e fica assim, e até desistimos de consumir!
Alguma sugestão?
Beijinhos
Olá, MissB,
ResponderEliminarAcho que o amargor da beringela depende das épocas do ano e do seu grau de maturação. Para retirar o amargo, depois de a cortar em rodelas, polvilhe-a com sal grosso e deixe ficar por uns 15 minutos. Depois passe por água, seque com um pano ou papel e cozinhe-a. Este processo de salgar impede também que a beringela absorva demasiada gordura, quando se vai fritá-la, por exemplo.
beijos e obrigada pela visita
Deixo uma dica que aprendi na escola de cozinha sobre a beringela. A beringela absorve a gordura no início, mas volta a soltar a gordura se a continuarmos a "sautear".
EliminarGosto muito de ratatouille, e ultimamente descobri também a caponata siciliana, cuja receita vou postar brevemente: uma delícia! Agora o meu coração divide-se entre as duas...
ResponderEliminarPaula,
EliminarEu também gosto muito de caponata, mas salvo erro é feita com os legumes fritos e eu neste momento não posso comer fritos.
Beijocas
uma cor linda para esta estação do ano.
ResponderEliminarpassei só para dizer que acabei de publicar uma receita "roubada" do vosso blog.
Querida, Risonha,
ResponderEliminarEu adoro esses "roubos" ;-)
beijocas
Estes dias vi um episódio do programa do Anthony Bourdain em que ele tenta fazer um ratatouille para servir a uns amigos franceses. Eles dizem que é muito bom mas não é ratatouille :) Nunca fiz mas gosto tanto de legumes e comida aquecida do dia anterior que fiquei tentada a experimentar. Mesmo que não obtenha um ratatouille, ao menos tento que fique bom :)
ResponderEliminarAmeixinha,
EliminarQuantos ás designações, pouco importa, o que interessa é que fique bom. Aliás, pelo que tenho visto há inúmeras maneiras de cozinhar ratatouille... Por exemplo, eu deito vinho, mas não vi nenhuma receita com este ingrediente, depois também há quem corte os legumes aos cubos, outros só deitam o tomate no fim, e ainda há uns que passam os legumes por azeite antes de os juntar na caçarola...
bjs
Adoro este tipo de prato e antes fazia muito, agora com o meu menino que nem é muito esquisito não faço porque ele torce o nariz a tanto legume :-)
ResponderEliminarOlá, Alcina,
EliminarPara quem tem miúdos às vezes é complicado fazê-los gostar de legumes. Temos que ser criativas com eles (ou enganá-los um pouquinho)...lol
beijocas
Há que saber comer!... E o saudável pode ser apetitoso;)
ResponderEliminarBabette
Olá, Babette
ResponderEliminarSem dúvida, o saudável não é sinónimo de pouco gostoso ou desinteressante.
beijocas
Pipoka,
ResponderEliminarUma bela sugestao para termos acompanhamentos diferentes. A maior parte das pessoas parece que nao sabe fazer mais nada que batatas fritas ou arroz para acompanhar. Por isso receitas como estas sao sempre bem vindas, relembram e dao a conhecer que os legumes sao versateis e podem ser igualmente saborosos.
Beijinhos e bom fds
Cacachuete,
EliminarSábias palavras. Concordo com plenamente com tudo o que dizes.
Grande beijo
Adoro! E então neste tachinho tão bonito, até o Ego se poria a sonhar com a sua infância... ;)
ResponderEliminarBeijinho
Teresa
Teresa,
Eliminarpois, o gosto de brincar com tachinhos e de fingir que sei cozinhar, acompanha-me até hoje ;-)
bjs
Nossa que lindo prato e a presentação. bjs
ResponderEliminarAdorei o conceito, o nome do blogue, as receitas e a fotografia!
ResponderEliminarÉ sempre bom conhecer novos supimpas!
Delícia, hein moça. Mas o que gostei mesmo foi da sua caçarolinha preta. Lindíssima. Beijão
ResponderEliminarmariacarambola.wordpress.com
Achei lindas suas panelinhas, sem falar que adoro ratatouille.Parabéns, ficou linda a foto.Bjos.
ResponderEliminarEu agora ando naonda dos legumes grelhados. Quase uma versão ratatouille na chapa! eheheh :)
ResponderEliminarBjs
Miammm adoro ratatouille!
ResponderEliminarAcho lindas estas fotografias em caçarolas pequeninas, dão logo outro aspecto aos pratos e tudo ;)
Beijinhos!
Parabéns pelo blog, adoro as receitas!
ResponderEliminar