06/12/10

Brownie de abóbora e nozes

brownie de abobora e noz

Gosto muito do Chakall. Delicio-me com as suas receitas, sempre com um toque exótico ou com um twist surpreendente. Rio-me com o seu bom humor – o programa que ele tem agora na SIC Mulher é super engraçado, nomeadamente a maneira informal como ele conversa com as pessoas e a sua relação especial com a paciente cadela Pulga (será que ela vai ter finalmente direito ao tão desejado bitoque?). Encanto-me com a sua simpática aparência… até acho piada ao turbante e ao sotaque. O mais recente livro dele, Portugal Revisitado, já está na minha whish-list natalícia, mas o brownie que hoje vos trago é da sua primeira obra, Cozinha Divina. Testada pela Margarida e aprovada pela Gasparzinha, esta receita do Chakall só podia mesmo ser maravilhosa!



Ingredientes:


350 g de puré de abóbora*
1 chávena de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de gengibre (usei em pó)
2 colheres de chá de canela
1 colher de chá de noz-moscada
100 ml de natas (a Gasparzinha sugere o uso de iogurte)
100 ml de óleo
2 colheres de chá de extracto de baunilha
½ chávena de miolo de nozes

*Asse a abóbora no forno, envolta em alumínio, ou coza-a a vapor, num recipiente ou tacho adequados; caso tenha a Bimby, use a Varoma. São as melhores formas cozinhar a abóbora para que não fique com demasiada água. Depois triture a abóbora no robô de cozinha, na Bimby ou com a varinha mágica.


Tradicional

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar uma forma rectangular (usei uma de 20x28 cm) com manteiga e forre com papel vegetal, se preferir use uma forma de silicone e assim já não precisa de untar nem usar papel vegetal.

Manualmente ou no robô de cozinha, bata todos os ingredientes até obter uma massa uniforme. Leve ao forno 10 minutos ou até ficar estaladiço por fora e com uma textura “apudinada” por dentro. Atenção que este tempo depende dos fornos: no meu (que é da idade da pedra) tive que deixar cozinhar quase 20 minutos.

Thermomix_bimby


Pré-aquecer o forno a 180 graus. Untar uma forma rectangular (usei uma de 20x28 cm) com manteiga e forre com papel vegetal, se preferir use uma forma de silicone e assim já não precisa de untar nem usar papel vegetal. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 15 seg/vel 4/inversa.

Leve ao forno 10 minutos ou até ficar estaladiço por fora e com uma textura “apudinada” por dentro. Atenção que este tempo depende dos fornos: no meu (que é da idade da pedra) tive que deixar cozinhar quase 20 minutos.




14 comentários:

  1. Ficaram lindos.
    A combinação de nozes e abóbora é deliciosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi o programa dele, nem sequer tenho o livro mas já o vi na tv em entrevistas e até acho que ele tem muito mais piada de turbante na mona :)
    Um brownie diferente, com a cara do Outono, muito bonito!

    ResponderEliminar
  3. Querida Pipoka: maravilhoso é vir espreitar o teu blog...só não pode ser à hora do almoço! Eu não aprendo! Fico com água na boca, com os olhos a palpitar, com o estômago a roncar...alto! Que aspecto delicioso...sou suspeita porque gosto de abóbora com tudo! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Não simpatizo muito com o Sr. mas isso não interessa para o que tenho a dizer:

    OBRIGADA!

    Porquê???
    Ora, pelas palavras de incentivo no meu regresso ao Tachos.

    E: PARABENS!

    Pela qualidade das fotos que acompanham as tuas delicias de sempre.

    Bjoca

    ResponderEliminar
  5. Estou como tu, acho uma graça o Chakall. Tenho os dois livros e também o 3.º está na wish list para este Natal. : ) Já experimentei várias receitas e nenhuma me desiludiu, pelo contrário.. E este brownie foi, sem dúvida, das que testei a melhor!
    beijoca grande

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo Pipoka, adoro o programa dele, tenho alguns já gravados e o livro novo já está na lista,
    Este brownie deve ser divinal, já coloquei a receita de lado para fazer e nunca mais
    beijinhos e parabéns pelas fotos

    ResponderEliminar
  7. eu tb acho o chakall muito carismatico, apesar de ainda nao ter experimentado qq receita dele. ja vi aqui um livro dele a venda, mas nao me apeteceu compra-lo em germanico! ;)
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  8. Deve ser uma maravilha. Adoro abóbora e nozes.
    Também gosto do Chakall e até tenho um livrinho dele...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Também sou das que lhe acham graça, mais como pessoa, pela sua atitude e carisma do que própriamente como cozinheiro.
    Mas esse bolinho deixa-me a pensar que se calhar não seria má ideia dar uma segunda chance ao cozinheiro e experimentar também esse bolinho :)

    ResponderEliminar
  10. Não conheço. vou dar uma olhada no google. o uso de abóbora é simplesmente show. gostei muito desta receita. e esta tua composição..depois me dê o endereço do teu restaurante.x

    ResponderEliminar
  11. e a pena que tenho de nao poder ver tv cabo todos os dias
    deliciava-me com estes programas
    esta uma maravilha
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ora, eu não gosto nada do senhor. Já o achava irritante antes, mas depois de ver metade de um destes novos programas ainda fiquei com mais comichões. Gostos, olha!
    E tu já sabes que de abóbora não sou fã. Mas sou tua fã e esta fotografia está maravilhosa. Até provava um bocadinho! :)

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  13. Apesar de ter este livro, nunca fiz nenhum receita de lá! Acho que esta me passou ao lado, completamente. Quanto à série televisiva, vi dois episódios e confesso que fiquei um desiludida e a achar que aquilo precisava de legendas, ainda que ache alguma piada ao seu sotaque. Adorei a forma como a apresentaste o brownie, muito apropriada a esta época do ano :-)
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.