25/10/09

Sopa de abóbora assada e de cebola caramelizada



Mais abóbora que é tempo dela e eu tinha uma bem rechonchuda para usar! Primeiro foi a tarte, depois esta sopa, e também haverá um pedaço – não desta mas de outra abóbora - no meu próximo 4 por 6…

Nesta receita, perfeita para entrada de um jantar de amigos, há 3 “truques” que fazem toda a diferença: o primeiro, ditado pela receita original, é o uso de cebola caramelizada, os outros dois, fruto de uma decisão minha, são a utilização de abóbora assada e de sálvia frita. Quanto a esta última, a sálvia, aconselho-vos a saborearem - e a surpreenderem-se com – a sua exuberância quando assim confeccionada.



Ingredientes:

600 g de polpa de abóbora assada
 (assei 1 kg de abóbora, pesada com casca)
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas médias
½ caldo de legumes biológico
1 litro de água
Sal, pimenta  e noz-moscada q.b.
3 colheres de sopa de natas
Sálvia para decorar
Óleo q.b para fritar as folhinhas de sálvia
Pevides tostadas para decorar

Arranjar a abóbora e reservar as pevides. Assar a abóbora no forno a 200 graus cerca de 1 hora, num recipiente untado com um pouco de azeite (se quiserem diminuir o tempo de forno é cortar a abóbora em pedaços pequenos ou fatias finas). Aproveitem que têm o forno ligado e, noutro recipiente, tostem as pevides com um pouco de sal grosso.

Descasquem e cortem a cebola em finas meias-luas. Numa caçarola ou frigideira, deitem o azeite e a manteiga só juntando a cebola quando a manteiga estiver derretida. Deixar caramelizar a cebola, cerca de 30 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando. Deve-se ir controlando o lume para que a cebola fique acastanhada, mas sem queimar, caso contrário poderá comprometer o sabor da sopa.

Numa panela, juntar a cebola caramelizada e a polpa de abóbora. Juntar a água e o caldo e deixar levantar fervura. Apagar o lume e deixar arrefecer um pouco. Passar a sopa com a varinha mágica. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Juntar as natas. Voltar aquecer a sopa, caso haja necessidade.

Fritar a sálvia em óleo bem quente sem deixar queimar (cerca de 1 minuto). Escorrer em papel absorvente. Servir a sopa decorada com as pevides e a sálvia frita. Nota: na foto usei pevides descascadas, pois as pevides que tostei no forno marcharam em 3 tempos como aperitivo (com casca e tudo).

6 comentários:

  1. Abóbora assada e cebola caramelizada, isto não é uma sopa é um manjar dos Deuses :D

    ResponderEliminar
  2. Pipoka,
    Essa sopa deve ser uma delícia, cebola caramelizada nunca provei, mas a sálvia frita sei que é muito boa, os italianos costumam fritá-la na manteiga por onde passam os raviolis de abóbora :)Tenho que ir comprar uma máquina para estender a massa, estou desejosa de os fazer. Da próxima vez guarda um pouco de abóbora assada para fazer os pãezinhos que não precisam do verbo amassar (risos)
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  3. Pena a minha sálvia ter morrido de morte matada... Não foi possível "salviá-la" he he
    Gostei desta sugestão, deve ficar muito bom :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!! Fico contente que tenham gostado :) Também não era muita :(

    Beijinhos,
    Carlota

    P.S Abóbora+Salva=Combinação vencedora ;)

    ResponderEliminar
  5. Meninas, adoro o blog de vocês. Sempre com receitas criativas e originais.
    Esta sopa realmente deve ter ficado deliciosa!
    Bjos
    Fabiana Pinfildi

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um sugestão bastante apetitosa, já se comia!
    Bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.