04/09/09

Copinho de iogurte com bolacha e geleia de maracujá ou ideias para uma sobremesa


Mais do que uma receita, com este post pretendo dar ideias para uma sobremesa simples, rápida e saborosa. Fi-la num dia em que tinha uns amigos para jantar, mas muito pouco tempo para prepará-lo.

Os ingredientes - cujas quantidades dependem do número de convidados e do gosto d@ cozinheir@ - são os que tiverem à mão. Normalmente, uso uma base de bolacha (shortcake, digestivas ou de chocolate) à qual, por vezes, junto frutos secos. No meio, deito iogurte (natural, cremoso ou de baunilha) – há quem use natas, mascarpone, queijo Philadelfia, mas são opções mais calóricas e menos económicas. Finalizo geralmente com fruta fresca, coulis de fruta, compota ou mel... Mas os copinhos podem-se encher de outras formas: com a fruta no fundo e a bolacha por cima, ou fazer várias camadas, intercalando os diversos alimentos.

Lembrei-me agora: este tipo de sobremesa parece que faz sucesso junto das crianças, disse-me a minha colega SF. Também deve ser uma boa ideia pedir a participação dos miúdos para compô-la, não é verdade?

Ingredientes:

Iogurte de baunilha
Bolachas shortcake
Amêndoa torrada
Geleia de maracujá

Na picadora, moí as bolachas com a amêndoa torrada. Dispus esta mistura no fundo do copo, por cima, verti o iogurte. Finalizei com uma geleia feita de polpa de maracujá e açúcar gelificante (400 g de polpa para 100 g de açúcar). Este tipo de açúcar é ideal para usar em compotas ou geleias, sobretudo quando se usam frutas com pouca pectina. Mas não é um ingrediente essencial. No caso concreto desta receita, achei indicado usá-lo, dado que a polpa de maracujá é bastante líquida e o açúcar gelificante ajudou a espessar; por outro lado, permitiu-me reduzir substancialmente a quantidade de açúcar.
s
Vejam neste post do 4 por 6 outra sugestão similar: trifle de iogurte e frutos silvestres.

6 comentários:

  1. Que sugestão maravilhosa. Para além de ser simples e rápida de preparar parece ser deliciosa. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo! Gosto muito dessas sobremesas rápidas feitas em copos. Os teus copos são iguais aos meus :)

    ResponderEliminar
  3. Alem de ser uma optima sugestão, é bonita e saudável!

    ResponderEliminar
  4. Deste'me uma óptima sugestão para uma sobremesa de um jantar com convidados, eu adorei mesmo. É rápida de preparar e parece uma delícia doce :p
    Aposto que deve ficar igualmente deliciosa com bolachas de aveia e um iogurte natural açúcarado :))
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. És uma mestra, é por isso que gosto de vir cá :)
    Excelente ideia e, como dizes, dá para fazer de 1001 maneiras!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.