11/09/09

Cake de peras, roquefort e nozes


Decreto que este cake é a partir de agora o meu favorito. Eu sei que ter certezas às vezes não é muito elegante - lembro-me daquela “personagem” que dizia nunca ter dúvidas... e como quem não se engana também não me inspira confiança... adiante. Vou reformular. Tenho um palpite de que este é “o” bolo salgado, uma sensação que se deve à conjugação fenomenal do queijo roquefort com as peras e as nozes. A receita veio do magnífico Tachos de Ensaio e apenas duas alterações foram feitas: a redução na quantidade de queijo e de nozes, para que ficasse ligeiramente menos calórico. Ficou perfeito (acho que as minhas convidadas também gostaram).



Ingredientes:

180 g farinha
1 colher de sopa de fermento
3 ovos
1 dl de óleo
1 dl de leite
2 colheres de sopa de óleo de noz (caso não tenham, ponham do outro que usarem)
2 peras (cortadas aos cubos)
100 g de queijo gruyére ralado (se não encontrar, use emmental)
100 g de queijo roquefort
70 g de nozes picadas grosseiramente
Sal e pimenta q.b.


Peneirar a farinha e o fermento para um recipiente e reservar. Bater os ovos com o óleo e o leite e temperar com sal e pimenta (atenção: não se esqueça de que o roquefort é bastante salgado, tenha isso em consideração quando temperar). Incorporar esta mistura na de farinha. Juntar o gruyere ralado, depois o roquefort esfarelado, as peras e o miolo de noz. Misturar bem até a massa ficar homogénea. Verter para uma forma de bolo inglês previamente untada. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 50 minutos. Servir frio, acompanhado por salada.

12 comentários:

  1. Pipoka,
    Tem tudo para ser perfeito, mas eu teria que suprimir e substituir o roquefort que é dos poucos queijos que eu não suporto. Talvez por um chévre, acredito que ficará bem :)
    Beijinhos
    Moira

    ResponderEliminar
  2. Pipoka
    Para mim é mesmo perfeito!
    Gosto das tuas receitas,tenho que explorar melhor o blog;))
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Este cake é de facto maravilhoso, e depois lembra-me uma saladinha fantástica degustada em óptima companhia.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Sou brasileira, adorei seu blog, e estou tentada a fazer este bolo... mas gostaria de saber o que é dl, de 1 dl de óleo.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Acredito em ti apesar de nunca ter provado tal combinação. Mas tem mesmo bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  6. Só o nome dá vontade de provar, pois com esses ingredientes o resultado só poderá ser ultra requintado. Vê-se a foto e saliva-se um pouco mais, fecha-se os olhos e imagina-se a pêra misturada com o queijo... Não é fácil, por isso será melhor mesmo faezr a experiência cá em casa ;)

    ResponderEliminar
  7. De facto, também costumo fazer esse cake, mas sem nozes. É fantástico! Também é o meu favorito, juntamente com o de figos e presunto.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Deve ter ficado um absurdo de bom! Outro dia fiz um pão com queijo azul e nozes. Uma combinação clássica.
    bjo

    ResponderEliminar
  9. Com roquefort, deve ser incrível mesmo. Bjs

    ResponderEliminar
  10. Hum... isso deve ser muito bom!!!!
    Pipokinha, desculpa aparecer só agora, menina a minha vida está uma correria só, um dia espero viver a calmaria rs
    Bjsss

    ResponderEliminar
  11. Yummy, yummy, yummy. Bela combinação! Ora aí está uma sugestão de almoço que eu não enjeitava neste momento... Arrisco-me a sugerir um gorgonzola em vez do roquefort. ;-)

    Bj grande e boa semana

    PS- Amiga, desculpa ter-te arruinado a sugestão do 4 por 6 com os pimentos e couscous. Folgo em saber que gostas de mim à mesma!!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.