01/02/08

Pão de banana

A par do bolo de laranja e sementes de papoila, este bolo de banana está definitivamente nos meus favoritos. Também não admira, a receita é da minha avó Ethel, uma cozinheira de mão cheia e a minha inseparável companheira de férias de Verão, nos tempos de infância e início da adolescência. As memórias que eu tenho dela têm esta “mania” de se manifestar em cheiros e sabores, talvez por ela ter sido uma das principais responsáveis pela minha paixão culinária…

Fiz este bolo para oferecer ao meu colega P., a quem carinhosamente chamamos “fofinho”, que fez anos esta semana. Os créditos fotográficos vão para o meu amigo Frederico. Vale a pena darem uma espreitadela no blogue dele - NO STRESS PHOTO - para contemplarem fotos lindíssimas.


Ingredientes:

1 ½ chávenas de farinha
(usei sem fermento)
1 chávena de açúcar
100 g de manteiga
(à temperatura ambiente ou amolecida)
2 ovos grandes
3 bananas maduras
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 ½ colher de chá de fermento
½ colher de chá de sal

Bater bem manteiga com o açúcar. Juntar os ovos. Noutro recipiente, misturar a farinha, o bicarbonato, o sal e o fermento. Juntar os 2 preparados e, por fim, misturar as bananas esmagadas. Verter para uma forma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e farinha. Levar ao forno, pré aquecido, cerca de 45 minutos.

20 comentários:

  1. deve ser mesmo muito bom.. será que dá para fazer na máquina do pão?
    acho que em breve vou experimentar esta receita.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Risonha,
    Não sei se dá para fazer na máquina de pão.

    Apesar do nome, esta receita é na verdade um bolo. Só que os ingleses - e penso que os americanos também - chamam pão a este tipo de bolos pouco doces, que se confeccionam desta maneira (2 misturas que se juntam no final)e que se fazem em forma de bolo inglês. Como a minha avó era inglesa, era esse o nome que dava a este bolo e eu decidi manter.

    ResponderEliminar
  3. Logo agora que estou na pausa do lanche e venho aqui ver esta maravilha. Ontem j� tinha decidido usar as minhas sementes de papoila, este findi mas agora com este bol�o! Ah, n�o sei n�o! Eu adoro mesmo estes bolinhos com aspecto saciante! A fazer!

    Beijinhos


    P.S. Vi agora o teu coment�rio l� no Migas... eheheh... acredita que n�o sou assim t�o paciente. Tenho os meus momentos e pensamentos de desist�ncia. Mas logo naquela noite, em que eu me perguntava o que estava ali a fazer, recebo um telefonema para uma entrevista! O mau humor passou logo! :o) E ah, at� me dou bastante bem com a minha colega filipina (preparamos churrascos juntas, para outros colegas nos findi)... Mas convenhamos que era bem melhor estar sozinha, n� Europeus e asi�ticos t�m muitas diferen�as culturais mesmo! :o)

    ResponderEliminar
  4. Então este é o famoso pão de banana que eu já tina ouvido falar?!

    De certeza que vou adorar, estás mesmo a vêr que vou fazer, não é?

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolinho ou pãozinho de banana. LINDO!

    ResponderEliminar
  6. Que tudo! Quero um pedacinho...beijos

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bem, a cor e a textura reveladas na foto, chegam para convencer que é um belo de um bolinho...
    Espreitei o blog do teu amigo - lindas fotos!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  9. sabe que eu ia perguntar mesmo sobre ser ou não um bolo..ai vio sua resposta a risonha... fazo bolo de banana assim... o seu ta delicia hein?! bjkas dani

    ResponderEliminar
  10. Eu acho sempre que os bolos com banana ficam 'pesados' mas este tem um ar fofíssimo! Anotei. À próxima banana em risco, experimento.

    Bj

    ResponderEliminar
  11. Antes de mais nada desculpe o sumiço .tenho lutado para me organizar.chego lá. que coincidência!Tambe'm fiz bolo de bananas. Amei a homenagem para o amigo.que sortudo de ter tanto carinho.

    ResponderEliminar
  12. Deve ser delicioso! É típico dos Açores?
    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Boas noites!Tem um aspecto apetitoso e delicioso!

    ResponderEliminar
  14. Parece super fofinho mesmo, normalmente meus paes de banana ficam meio pesados. Vou fazer para o lanche. Beijosd

    ResponderEliminar
  15. ADOREI!!! Com um cafezinho de filtro a acompanhar, agora, era simplesmente o céu... Já tinha saudades de cá vir, Pipoka!!!!!
    Beijoca enooooooooooooooooooooorme

    ResponderEliminar
  16. Que saudades de vir aqui!

    E que bolo delicioso este de banana! Já está anotada! A foto ficou bárbara!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. k maravilha este pão de banana..adorei mesmo......tenho de convencer o melguinha(marido) cá de casa para fazermos...bjokitas

    ResponderEliminar
  18. Pipoka, é comum vermos receitas parecidas com esta que são chamadas de "bolo", e outras que são chamadas de "pão". Para mim, o nome não interessa: adoro todas! Este seu pão de banana está divino! Também fiquei com água na boca por causa do seu chutney de maçã com pimentão... Tudo devidamente anotado, querida!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  19. Procurava uma receita para fazer com os meus filhotes e esta receita foi
    um belo achado! Fazê-lo foi uma alegria e comê-lo um prazer. Para a próxima temos que experimentar umas bolachas. Ainda deve é sujar mais a cozinha mas que se lixe...
    beijinhos Pipoka.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.