22/11/07

Risotto de curgetes com tomates secos e feta

Nas minhas viagens internéticas pelos blogues de culinária, encontrei (mais) um simplesmente maravilhoso, Tours et Tartines. Foi lá que encontrei esta receita fantástica (fiz metade da versão original). Graças a este prato, e ao creme do Henrique Sá Pessoa, eu, que até nem era muito amiga de curgetes, tornei-me numa acérrima defensora deste legume tão versátil (pois é mrs. pickles, o nosso tema de discussão lá se vai arrastar por mais uma semana).

Ingredientes:

1 chávena de arroz arbóreo (cerca de 150 g)
1 curgete (cerca de 200 g)
½ cebola
5 tomates secos
Vinho branco q.b.
Caldo de legumes q.b.
70 g de queijo Feta
Manjericão
Azeite
Pimenta
Sal (não usei porque os tomates eram salgados)

Lavar e cortar a curgete em quartos finos. Saltear as curgetes com a cebola picada. Deitar os tomates, cortados aos bocadinhos. Juntar o arroz e, quando ficar translúcido, refrescar com um pouco de vinho branco. Ir adicionando o caldo de legumes a pouco e pouco, à medida que é absorvido. Quando o risoto estiver quase cozinhado, deita-se o queijo Feta esfarelado e o manjericão picado. Deixar o queijo derreter e incorporar-se no risoto, criando um molho cremoso (se o queijo for de boa qualidade, derrete-se em menos de 1 minuto). Rectificar os temperos e servir.

Nota: aconselho a utilização de feta de boa qualidade, pois há alguns que têm uma consistência um bocado “borracha” e presumo que não se derretam facilmente. Usei um - marca Dodoni - que acho ideal para esta receita (vende-se no Pingo Doce).

24 comentários:

  1. Sabe que nunca fiz risotto com abobrinhas... anotei a receita!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Tive há poucos dias a minha primeira experiência com risotto. E garanto que vou repetir! Este tem cá um bom aspecto!!! =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adivinha quem também fez risotto? Pois foi. Sinergias, minha amiga ;)

    Estes sabores parecem-me muito interessantes em conjunto e eu ao contrário de ti gosto imenso de courgete. A experimentar.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. ai eu já sou fã há muito das abobrinhas! essa receita é só pra coroar minha paixão!bjos

    ResponderEliminar
  5. so tenho uma palavra...DELICIOSO...parabens

    beijinhos

    www.receitasdainha.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu simplismente amo risoto, e assim como seu cremosinho então me rendo e tiro chapéu, esta um arraso!

    ResponderEliminar
  7. Fantástica esta receita, há muito que ando para testar o feta no risoto, ora aqui está uma oportunidade!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Realmente este risoto parece-me delicioso.
    Quanto à utilização das curgetes na culinário, devo dizer que sou fã desta abóbora com poucas calorias.
    Eu, por exemplo nunca faço sopa com batata. Substituo sempre por courgete ou couve-flor, ou as duas e olha que quase não se nota a diferença.
    E também fica optima em pratos de massa cortada aos cubinhos e ainda crocante, em quiches, em rodelas com queijo de cabra como enrtrada...
    É que como a courgete por si só não tem grande sabor, adapta-se ao sabor dos alimentos que lhes juntares.

    ResponderEliminar
  9. Pipoka, o seu risoto está nota dez, sabe que nunca achei este queijo feta para comprar aqui no Brasil, só sei que é de cabra e muito bom (é grego, né?)

    bjs

    ResponderEliminar
  10. adoro todos os ingrediente entao deve ser bom demais, ja estou anotando aqui ! bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu acho esse risotto delicioso. Tipicamente mediterrânico. E embora também tenha começado a utilizar a curgete há pouco tempo sou um fã empedernido! Nas sopas, nos guisados, etc.

    ResponderEliminar
  12. eu acho que nem que eu fique na cozinha até aos 90 anos se eu vou conseguir fazer todas as receitas que já copiei... mas pelo sim pelo não, se chegar a essa idade, já copiei mais esta.

    ResponderEliminar
  13. Pi !!
    Que aula boa essa sua, viu?!
    Risotto...nem todo mundo sabe fazer...e essa idéia de abobrinhas com tomate seco, nossa vida!! Dá água na boca :D
    Beijinhos pra vc!!

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz risoto com abobrinha, mas agora já sei qual vai ser o próximo...
    Excelente receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Menina que delicia!!! Nunca usei abobrinha no risotto,mas adoro o sabor. A dica esta anotadissima
    Beijos
    Ps Vou linkar seu blog ao meu fica mais facil te encontrar e nao perder as delicias

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada por partilharem...que ideia tão simples e ao mesmo tempo tão boa, só de pensar nesses sabores juntos, o feta, os tomates secos, a nossa querida courgette e a cremosidade do risoto...vou experimentar, depois conto como foi!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. parce me muito bem :D... mas tenho uma dúvida os tomates secos entram no início ou no final?

    ResponderEliminar
  18. E eu que não sou lá muito fã das courgettes... lá a vou usando nas sopas e pouco mais.
    Obrigada pelo comentário querido...
    A telha de barro comprei em Castelo de Vide, nas férias. Espreita a receita de povo na telha com batata doce.
    A minha telha é uma história comprida - não sei o teu mail - mas vai passar, como tudo.
    Também moras pertinho de mim? Este mumdo é pequenito!
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  19. Tem tudo para ser um sucesso: tomates e feta!!! É preciso mais alguma coisa? A curgete também não me diz grande coisa mas, vou aceitar as sugestões das sopas!
    Ficou com um aspecto de babar!!! Este blogue está cada dia melhor! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Que delícia, feta e tomates secos aliados à abobrinha só poderia ficar muito bom!
    Beijos!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  21. obrigada pelo comentário mas confesso que muitas vezes sou dada a burrice! :D da proxima vez que fizer a receita das bolachinhas vou tentar escrever "CROMO" ahahahah claro... estamos a falar de bolachas!!!!

    beijinho

    ResponderEliminar
  22. gostei imenso dessa sugestão! Sou fã de "risotto" e essa mistura deve ficar optima!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  23. Gosto muito de courgettes. e adorei esta combinação aqui com os tomates secos.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.