28/04/08

Bolachas de funcho


Umas bolachas para estrear – finalmente – os cortadores que a querida Suzana me ofereceu em Janeiro. A receita foi retirada da revista Saberes & Sabores de Março de 2007 e ficou aprovadíssima.

Ingredientes:

250 g de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sementes de funcho
(pode ser substituído por erva-doce)
100 g de açúcar
100 g manteiga
1 ovo pequeno
1 limão
ç
Deitar a farinha, o fermento, o açúcar e as sementes no robô de cozinha (usar o acessório para massas) e misturar bem. Juntar a manteiga bem fria e cortada aos cubos. Usar o robô na função intermitente até obter uma areia grossa. Bater o ovo com a raspa de um limão e 1 colher de sopa de sumo. Misturar à restante massa e ligar o robô até os ingredientes estarem ligados. Moldar a massa em bola, embrulhá-la em película aderente e deixar descansar 30 minutos no frigorífico.

Numa superfície bem polvilhada com farinha, esticar a massa até ficar sensilvemente com 5 mm de espessura e cortar as bolachas. Colocar as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com manteiga/margarina (ou então, façam como eu e comprem um tapete de silicone!). Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 15 minutos (posicionar o tabuleiro no meio do forno ou um pouco mais acima). Aconselho a que espreitem as bolachas com alguma regularidade, pois no meu forno, que até costuma ser preguiçoso, bastaram 10 minutos.

Nota: se a massa ficar muito pegajosa, vão deitando farinha para conseguirem esticá-la e cortá-la mais facilmente. Eu tive que fazer isso, talvez porque o meu ovo fosse grande.

Info: o funcho e a erva-doce são muitas vezes confundidos, mas não são a mesma coisa. As sementes são parecidas, mas as de erva-doce (anis) são mais pequenas e de sabor mais intenso. O nome botânico do funcho é Foeniculum vulgare mill e o da erva-doce é Pimpinella anisum. Li um artigo científico brasileiro que denominava o funcho de “falsa erva-doce” ou “erva-doce brasileira”.

19 comentários:

  1. Pipoka que bolachas lindas!! Os cortadores são o máximo, nunca tinha visto nenhuns assim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito bonitas! Estou a imaginar o sabor delicado e levemente anisado dessas bolachas. :-)

    Beijinhos.

    PS: não te esqueças de trazer algumas no dia em que nos encontraremos, que espero, será próximo.

    ResponderEliminar
  3. Pipoka,
    Uma receita para experimentar, sem dúvida! Eu tenho um corta-bolachas desses, há anos, costumo usá-lo para fechar a massa de pastelinhos que em formato de estrela e flor ficam um mimo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que lindas bolachinhas :) Imagino o aroma a funcho...

    ResponderEliminar
  5. Sou mesmo DAHH!...
    Sempre me disseram que funcho e erva doce eram a mesma coisa, no entanto e como confio muito no meu faro, tenho os dois em recipientes separados. Ufa, ainda bem que tenho uma amiga que é uma "expert".
    Os cortadores são tão lindos.
    E estas bolachinhas passaram-me despercebidas na revista, agora não me escapam.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. As bolachinhas ficaram lindas, imagino o cheirinho ao sair do forno...hummm
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. As bolachas ficaram um charme!! Devem estar deliciosas também!

    ResponderEliminar
  8. nao gosto muito de fincho, mas acho q ue com aniz arrisco. Adorei o cortador, lindo !!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Para além de lindas de sabor devem estar maravilha :)

    ResponderEliminar
  10. Querida Pipoka...seus biscoitos ficaram divinos...e o cortador é absolutamente lindo!!!bjos

    ResponderEliminar
  11. Lindas as bolachas, Pipoka!! Os cortadores, então, muito graciosos!!
    Mas então, eu jurava que funcho era a mesma coisa que erva-doce, até já cheguei a ler no dicionário que era.. vivendo e aprendendo!! Adorei saber!!
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. que lindas... hoje choveu o dia inteiro: com um cházinho teria sido um consolo :-)

    ResponderEliminar
  13. Independentemente do sabor das bolachas, que deve ser óptimo, tenho uma coisa a dizer. Às vezes visito blogues que me fazem perder pelas fotos. Refiro-me a blogues de língua estrangeira que, na maioria das vezes, leio na diagonal e o principal objectivo é mesmo ver as fotos. Tudo isto para dizer que: este post, está perfeito!

    O cortador, é algo de outro planeta! Nunca tal tinha visto! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Pipoka , estaõ simplesmente lindas:)

    Bjo:)

    ResponderEliminar
  15. Que lindinhas que ficaram! Adoro bolachinhas, de fazer e de comer!!!
    Esta não me escapam!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  16. mas ricas bolachinhas... eu adoro fazer bolachas e já copiei a receita destas para fazer, mas com a erva doce.

    ResponderEliminar
  17. Adoro bolachinhas assim Pipoka, mas devo admitir que nem funcho e nem erva-doce são de meu gosto. Alias, desde criança nunca gostei. Mas tudo bem, é só gosto. Mas tuas bolachinhas ficaram apetitosas, ótimo jeito de estreiar um presente tão meigo.
    Kisss

    ResponderEliminar
  18. Lindinha, obrigada por este post especial. As bolachas, essas, são certamente a experimentar.

    Bj grande

    ResponderEliminar
  19. Nossa que exótica...deve ficar bem diferente e gostosa utilizando funcho!!!bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.