06/08/07

Cake de atum com orégãos e pimentos

Nas minhas incursões pelos fantásticos blogues de culinária, encontrei esta receita deliciosa. Para fazê-la fui “beber” a estas duas fontes (dois blogs que vale mesmo a pena visitar): Kafka na praia, onde foi postada a receita original, e quiche de macaxeira, com algumas variações. Para ficar uma receita 1 pouco mais light (de vez em quando dá-me para isto!), usei atum conservado em água, seguindo o conselho de quiche de macaxeira, e coloquei mais 50 g de atum para compensar a ausência do queijo (no original, levava 75 g de queijo).

Ingredientes:

300 g de atum de lata, conservado em água
220 g de farinha (sem fermento)
4 colheres de chá de fermento em pó
1 pimento vermelho
4 ovos
100 ml de vinho branco
100 ml de azeite
1 colher de sopa de orégãos
Sal e pimenta q.b.

Comecei por assar o pimento (sem sementes) no bico do fogão, dá trabalho mas vale a pena (o sabor não tem nada a ver com o de lata). Depois, passei-o por água fria, retirei a pele e cortei em tiras. Fica uma aqui uma sugestão: aproveitem e assem 2 ou 3 pimentos, com os que não usarem nesta receita, conservem-nos em azeite, para utilizar mais tarde noutra receita.

Pré-aquecer o forno à 210°C. Untar e forrar o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal, também ele untado. Numa tigela, misturar a farinha, o fermento, o sal e a pimenta. Adicionar os ovos, o vinho e o azeite. Bater bem (eu usei uma batedeira). Depois, juntar o atum, previamente desfeito com um garfo, e os orégãos. Mexer até ficar homogéneo. Colocar metade desta massa na forma, cobrir com o pimento, e verter por cima a restante massa. Vai ao forno 40 a 45 minutos, a 200 °C.

Uma receita que vem mesmo a calhar no Verão, servida fria com uma saladinha de rúcula, tomate e pepino e acompanhada por uma refrescante limonada com hortelã (fica aqui a minha sugestão de acompanhamento). O pimento vermelho assado é, a meu ver, a grande mais-valia desta receita, portanto, para a próxima pretendo usar mais do que um pimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.