07/11/07

Esparguete no forno "guloso"

Esta é talvez das receitas mais fáceis e básicas que eu conheço, mas com melhor sucesso a nível do paladar! Não sei se é da cebola ou do tomate, mas este esparguete fica muito “guloso” (a minha amiga Pipoka conhece bem o termo…) o que nos dá vontade de comer e repetir e … repetir só mais uma vez… - embora saiba que não fica muito bem a uma cozinheira elogiar os seus próprios cozinhados, como a receita original não é minha (foi-me passada pela minha sogra e já tem muitos anos de existência), eu felicito o inventor!

Ingredientes:
400 gr esparguete
4 tomates médios
Polpa de tomate q.b.
1 cebola grande
2 ovos
5 salsichas alemãs
Azeite q.b.

Coze-se o esparguete, passa-se por água fria (para ficar solto e sem goma) e coloca-se num tabuleiro que vá ao forno. Numa frigideira faz-se o refogado com o azeite e a cebola cortada aos quartos médios (nem muito finos, nem muito grossos) e quando a cebola estiver transparente juntam-se os tomates cortados e a polpa de tomate. À parte cozem-se os 2 ovos. Até aqui bastante complicado, não? Por último, cobre-se o esparguete com o refogado da cebola e tomate, de seguida coloca-se os ovos cozidos cortados às rodelas e as salsichas cortadas em pedaços “grosseiros”. Vai ao forno até o molho do tomate começar a desaparecer e as pontas da cebola a queimar. Experimentem e deixem-me o vosso comentário! (só para ter a certeza se a receita é mesmo boa ou sou só eu que gosto muito…)
Nota: para quem não conhece esse sofisticado produto que são as salsichas alemãs, anexo uma imagem (não liguem à marca!)

12 comentários:

  1. Gostei particularmente do "guloso" (vá de retro Satanás!).

    bjs e até amanhã

    (andas-te a queixar de que não provas, mas eu também não tenho provado nada...ups...a não ser o doce de abóbora e o arroz doce...)

    ResponderEliminar
  2. Hei-de fazer sim, Farofia...
    Sei de alguém que vai adorar este esparguete. è alguém ainda mais guloso do que o esparguete.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta massa!!! Parabéns à cozinheira Farofia e à inventora, de facto massa com molho de tomate fica sempre de cair para o lado, e para a frente e para todos os lados... Beijoca enorme

    ResponderEliminar
  4. Hummmmmm, bela pasta, ou melhor, wunderbar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. S;o de pensar nas salsichas, fiquei com água na boca...

    ResponderEliminar
  6. ao olhar para o nome da receita deu-me logo vontade de estender o prato para provar.
    ao ler a receita apetece-me estender de novo o prato para repetir. que gulosice mesmo!!!

    ResponderEliminar
  7. Farófia, vou comentar antes de provar, e antecipadamente dizer que sim, tenho a certeza que vou gostar.
    Quando fizer (brevemente) voltarei para depois sim comentar com conhecimento absoluto de causa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. HUM!!
    Parece bem guloso mesmo e delicioso.
    bjs
    Nani

    ResponderEliminar
  9. parece ser bem delicioso sim este pratinho e vai ser para experimentar brevemente

    beijinhos


    www.receitasdainha.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Que rica gulodice! Vai ser, concerteza um dos meus almoços em breve pois eu trago a minha caixinha com o almocito e as massas são sempre sugestões rápidas! Muito bom! :o)
    Os meus colegas é que acham que massa é o prato típico dos portugueses pois eu não como arroz branco-unidos-venceremos, todos os dias como eles! Já viste, trocar estas gulodices com massas e batatas! Nem pensar!! Hihihi

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.