12/04/10

Ramequins de chocolate


Esta receita da Karen do Kafka na Praia foi uma das primeiras que fiz para o blogue, mas na altura não publiquei porque as fotos estavam muito tremidas. Das outras vezes que fiz esta sobremesa, fui-me esquecendo de a colocar aqui... Talvez por ser tão fácil e rápida de fazer e de comer, quando chega a altura das fotos, normalmente, já não há sequer um ramequim para contar a história. Mas desta feita, a narrativa foi diferente, pois usei recipientes mais pequenos e, em vez de 4 doses, deu 6... e sobrou.

Pela facilidade e rapidez de execução, e por levarem ingredientes que normalmente estão sempre à mão, estes ramequins são a sobremesa ideal para quando temos visitas inesperadas.


Como podem verificar, o recheio da receita original é feito com quadradinhos de chocolate, que ao irem ao forno ficam derretidos, mas em alternativa podem usar caramelos ou chocolate branco. Eu recheei dois com pepitas de manteiga de amendoim, o problema é que não são se encontram à venda em Portugal continental (estas arranjei-as na ilha Terceira quando lá estive no Verão). De qualquer forma registem estas variações.


Ingredientes para 4 ramequins:


120 g de chocolate meio amargo + 8 quadradinhos para o recheio
3 ovos
80 g açúcar
35 g manteiga
1 colher sopa de farinha


Derreter o chocolate com a manteiga no microondas. Noutro recipiente, misturar os ovos, o açúcar e a farinha. Por fim, acrescentar o chocolate derretido. Colocar 1/3 da massa em 4 ramequins pequenos. Coloque 2 quadradinhos de chocolate em cada um deles e cubra-os com o resto da massa. Levar ao forno pré-aquecido a 210º durante 10 minutos. Servir quente ou morno.

13 comentários:

  1. Copy. Save as.
    Já está.
    Para testar.
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer uns ramequins deste género tb muito bons e acho que também nunca os publiquei.. : )
    E gosto tanto!!!
    beijoka

    ResponderEliminar
  3. Que lindos que ficam estes ramequins de chocolate!
    Adorei a receita, parece bem simples.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Já estão na lista para experimentar :)
    Costumava fazer uns idênticos mas com leite condensado, deixei de os fazer por serem demasiado calóricos. Eram tão fáceis de fazer que na maioria das vezes era o meu marido que os preparava.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. podem ser caloricos mas soa super deliciosos.
    eu ja provava esse ai
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Calóricos ou não, também costumo fazer uns ramequins de chocolate bem parecidos, com a receita do chocolat hot post da Nigella. O último esqueci no forno e ficou uma craca dura, mas geralmente ficam deliciosos acompanhados por uma bola de sorvete de creme. Bjos

    ResponderEliminar
  7. Que lindos que ficaram! Bom aspecto :D

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos mesmo... E têm cá um aspecto :)..
    beijo

    ResponderEliminar
  9. esse truque do quadradinho de chocolate no meio é perverso (no bom sentido, claro! ). ja esta na "to do list"!

    ResponderEliminar
  10. Este é o tipo de receita que gosto de fazer,porque tem chocolate, é rápida e versátil. Faço uma parecida, sem manteiga e farinha.

    ResponderEliminar
  11. Que lindos que ficaram e que aspecto!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Pepitas de manteiga de amendoim? Isso soa-me demasiado bem ;) Enquanto não as encontro, é de fácil consolo os clássico com chocolate. Postei hoje a tarte de iogurte. Já vos disse que é maarvilhosa?

    ResponderEliminar
  13. Uma receita a registar concerteza :D já a guardei!
    beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.