14/04/10

4 por 6 - Almôndegas recheadas com requeijão

Não podia deixar de fazer um 4 por 6 com almôndegas, pois é um dos meus pratos favoritos... daqueles que me lembram sempre da comidinha da avô. Para variar das tradicionais, recheei estas com requeijão, relembrando um prato que há muitos anos (ui...) comia num pequeno e aconchegante restaurante do Bairro Alto, que actualmente não existe. Foi aí que saboreei a melhor lasanha de frango que alguma vez comi, foi também lá que encontrei inspiração para esta mousse de goiabada.






Ingredientes para cerca de 20 almôndegas:


225 de carne de porco picada
225 g de carne de vaca picada
50 g de parmesão ralado
100 g de requeijão
Pão (1 bolinha de mistura ou 2 carcaças)
Pão ralado
Leite suficiente para amolecer o pão
1 gema
Noz-moscada
Pimenta
Sal
Cebola
2 dentes de alho
1 lata de tomate
1 dl de vinho branco
Azeite


Misturar bem a carne com o parmesão ralado. Juntar o pão previamente amolecido em leite morno. Adicionar a gema para ligar bem e adquirir uma consistência facilmente moldável. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta.


Fazer as almôndegas: pegar num pouco de carne e achatá-lo na palma da mão, no meio colocar um pedaço de requeijão; fechar a mão, e juntar com os dedos as extremidades da carne, para que o requeijão fique escondido e a almôndega bem fechada. Passar por pão ralado. Levar as almôndegas um pouco ao frigorífico para enrijecerem.


Refogar uma cebola picada e o alho esmagado. Passar as almôndegas por este refogado. Quando a carne perder o aspecto cru, está na hora de juntar o tomate (com o líquido e tudo), o vinho, um pouco de água e uma pitada de açúcar para cortar a acidez do tomate. Temperar a gosto, juntando uma erva aromática de que goste (salsa ou alecrim, por exemplo). Durante a cozedura (cerca de 30 minutos), deve mexer regularmente e certificar-se de que as almôndegas não pegam; se for caso disso, junte mais água. Não se preocupe se alguma almôndega abrir uma fenda e deixar sair um pouco de requeijão, pois até engrossa o molho e lhe dá um agradável sabor adocicado. Servir acompanhadas de esparguete.


Para sobremesa, o ideal é comer uma fruta que corte um pouco as gorduras da carne... que tal uma laranja?



Vamos às contas: os valores de referência são do Continente, exceptuando o parmesão e o azeite, que foram comprados no Lidl a uma excelente relação qualidade/preço.


Dica de poupança: não deite fora o pão duro, aproveite-o para usar numa açorda, ou numas almôndegas, ou então toste-o e faça rale-o.

7 comentários:

  1. Adoro almôndegas (que tb me lembram a avó!... nunca mais comi iguais!...) e adoro requeijão. Vai daí vou fazer, ok?
    babette

    ResponderEliminar
  2. almôndegas soa do melhor.
    estas aqui com recheio bem devem ser ainda melhores
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. estas almôndegas faziam um sucesso cá em casa !
    há dias, vi uma receita parecida numa revista, mas vou experimentar esta.

    bjka

    ResponderEliminar
  4. Que almôndegas deliciosas. :)
    Acho que tb vou fazer.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. engracado, as almondegas tambem me evocam recordacoes, de uma tia avo que as fazia deliciosas, deliciosas (claro que sem o truque do requeijao, que as torna ainda mais convidativas!)
    e aproveito para agradecer o facto das three fat ladies terem linkado o meu reino da prussia no vosso reino das comezainas! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estas almondegas têm um aspecto maravilhoso... Devem ficar óptimas.. Vou levar cmg se não te importas :)
    beijo

    ResponderEliminar
  7. Para a sobremesa das laranjas sugiro um toque marroquino: basta cortar a laranja às rodelas e polvilhar com um pouco de canela, fazendo um ponto de 0,5cm de diâmetro em cada rodela. Fica bonito e faz uma combinação fantástica.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.