19/09/08

Tarte de Atum à moda da minha avó

Esta é uma receita que a minha avó paterna costumava fazer durante as minhas férias de Verão, quando passávamos muitas horas na cozinha entre tachos e panelas, antes ou depois de umas horas – também elas bem passadas – nas praias de água morna e límpida dos mares açorianos. Continuo a passar muitas horas nas belas praias da ilha do Faial, mas as horas passadas na cozinha na companhia da minha avó já só as posso reviver na minha memória.

Publico-a a receita, não só pelo valor sentimental, mas também por considerá-la uma boa alternativa às quiches e tartes mais clássicas, pois o recheio é bem leve, fazendo lembrar um soufflé. Esta tarte pode ainda ser uma boa opção para aproveitamento de peixe cozido ou assado. Quanto à massa, usem uma receita do vosso gosto...eu comprei já feita, perdoem-me mas estava de férias...

Ingredientes:

1 embalagem de massa quebrada (230 g)
2 latas de atum (240 g – peso sem ser escorrido)
1 colher de sopa de manteiga ou azeite
Meia cebola picada
1 colher de sopa de farinha
2,5 dl de leite
3 ovos
1 colher de sopa de salsa picada
Sumo de limão
Sal

Refogar a cebola na manteiga, sem deixar queimar. Polvilhar com a farinha e misturar bem. Verter o leite, aos poucos, mexendo bem para não ficar com grumos. Deixar engrossar. Juntar o atum, previamente escorrido, a salsa picada, o sumo de limão e o sal. Bater levemente as gemas e juntá-las ao recheio de atum. Deixar arrefecer um pouco e juntar as claras batidas em castelo, cuidadosamente. Verter o recheio na massa da tarte e levar ao forno cerca de 30 minutos.

24 comentários:

  1. Oi Pipoka!
    Ontem eu fiz tb uma tortinha de atum, claro que não chega nem perto da tortinha de atum da sua avó!
    Lindaaaaa
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Já sei onde foste buscar os genes de cozinheira: ás tuas avós!

    Adorei este recheio, não só por ter "gula" por atum, mas por ser tão fofo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. As receitas que nos fazem lembrar a infância são sempre especiais. Obrigada por partilhar connosco. Adoro o seu blog e não passo um dia sem dar uma espreitadela e fico sempre deliciada com o que encontro. Parabéns. Um beijinho. Acho que hoje ao jantar esta tarte não me escapa ;-)

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma tarte bem diferente das quiches. Eu gosto muito de tartes e quiches mas, confesso que fico sempre de pé atrás por comer uma tarte inteirinha sozinha (porque o M. não gosta) cheia de ovos e natas. :o) Não que não comesse mas, deve fazer mal ao colestrol... eheheh Digo eu. Por isso, esta tua receita, para além de saber a "colinho de avô", parece-me uma alternativa mais saudável às natas. :o) Aprovada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Torta de atum é uma das coisas que gosto muito e sua ficou lindíssima...
    ps: adorei o figo lá em cima no cabeçalho...mimoso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Tarte de atum e à moda de uma avó dos Açores...? Só pode ser para mim! ;-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Que torta linda
    adorei!!!
    comidinha de Vó tem um sabor todo especial
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Uau, uau, uau!
    Que receita gostosa!!! E com um sabor de nostalgia é melhor ainda!
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. deve ficar mesmo tipo soufflé...
    receita copiada.

    ResponderEliminar
  10. deliciosamente nostálgica!!!
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Esses sabores permanecem sempre vivos em nossa memória...

    ResponderEliminar
  12. Oi!
    achei teu blog na lista do Para Cozinhar.
    Achei muito bacana.
    Abração
    Chef. Daniel Lopes

    ResponderEliminar
  13. Tortas salgadas são ótimas para os lanches e finais de semana.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Oi, Pipoka...
    Obrigada por ter se dado ao trabalho de um tão longo comentário...:)
    Não levei a mal.
    Ao contrário...aprendi.
    quanto a esta torta...Uh la lá!!
    Adoro atum.Adoro tortas, sejam doces ou salgadas.
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. A tua receita de tarte de atum é bem diferente da minha, muito mais fofinha...
    A massa é igual à minha - de compra! lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. en casa nos encanta el atun, la voy a probar pronto, creo haber probado un relleno como este y es una delicia, queda con la textura de un souffle y muy suave, las recetas de las abuelas, siempre nos acompañan......

    besos

    ResponderEliminar
  17. É muito parecida com a minha tarte de atum :) É mesmo boa. Tenho de ver se uso mais vezes leite em vez de natas nas tartes, sempre fica mais light...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Está perdoada!
    Mesmo por que, esse recheio compensa qualquer massa^^
    Lindo mimo de tua vózinha.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  19. As tartes à moda das avós são únicas e especiais.

    ResponderEliminar
  20. O recheio me chamou a atenção mesmo... tenho procurado por sugestões com atum, adorei esta!
    O dourado por cima deixou-a com um aspecto tentador!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Testada e mais que aprovada!

    Obrigada, querida amiga. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Nunca comi uma tarte tão boa! venham mais!fantástica...

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.