Esta é uma das minhas sobremesas indianas favoritas, mas é raro encontrá-la na ementa dos restaurantes indianos lisboetas. Um bom incentivo para fazê-la em casa, portanto... O halva costuma ser feito com leite gordo, levando muito tempo ao lume até atingir a consistência desejada. Para agilizar o processo, há quem o faça até com leite condensado. Sem dúvida que me agrada tornar a receita mais rápida, mas a ideia de colocar leite condensado, neste caso particular, pareceu-me tremenda... por isso, decidi usar leite evaporado.
Ingredientes:
450 g de cenoura ralada (ralar no momento)
1 ½ colheres de sopa de manteiga
1 colher de spa de óleo
1 lata de leite evaporado (385 ml)
3 ou 4 colher de sopa açúcar (depende da doçura da cenoura e do gosto de cada um)
4 ou 5 cardamomos (vagem)
Sultanas a gosto
Pistachio a gosto (pode usar-se também amêndoa e/ou caju)
Numa caçarola, estufar a cenoura na mistura de óleo e manteiga, até amolecer um pouco. Juntar o pau de canela e o leite. Cozinhar em lume brando, mexendo sempre, até que a cenoura absorva o leite (entre 20 a 30 minutos). Retirar o pau de canela. Quebrar as vagens de cardamomo e esmagar as sementinhas no almofariz até reduzí-las a pó. Picar grosseiramente os pistáchios e as sultanas. Juntar o açúcar, o cardamomo em pó e os frutos secos ao creme de cenoura. Mexer bem e levar ao lume uns minutos. Pode-se servir a halva numa taça, enformar, como eu fiz, ou colocá-la num tabuleiro, deixá-la arrefecer, e servi-la cortada aos quadrados. Come-se quente ou fria, acompanhada de iogurte ou natas frescas batidas (esta parte, dispenso).
Nota: esta sobremesa, assim como é habitual na culinária indiana, leva ghee (manteiga clarificada). Quem não tiver, pode substituir por manteiga normal misturada com óleo. O óleo vai impedir que a manteiga queime.
Pipoka, que doce incrível, nunca provei. Adoro os sabores do Oriente, isso deve ser maravilhoso!
ResponderEliminarBeijos e boa semana para vc.
O que eu anciei por esta receita...
ResponderEliminarSuperou as minhas expectativas, a apresentação está linda, ousada e de comer com os olhos.
Parabéns!
Agora só me falta provar.
Beijo
Eu também me candidato a provar e aprovar essa maravilha oriental! Um beijo!
ResponderEliminarNossa que belo pratinho a apresentação sem duvida é linda!
ResponderEliminarNunca comi esse doce, mas deve ser demais!
Beijos
Pipoka você é demais...que receita supimpa.
ResponderEliminarBjs.
Pipoka,
ResponderEliminaras férias foram boas, nem preciso perguntar, pq vc voltou a mil!
Bjs
Pipoka, que doce convidativo... Estou super curiosa em relação ao seu sabor e vou fazer em breve com certeza. A apresentação está lindíssima.
ResponderEliminarbeijinhos
Há tempos que ando para testar esse doce! Parece muito bom. E deste-lhe uma apresentação mais que bonita! :-)
ResponderEliminarBeijinhos.
Pipoka, sin palabras, leo la lista de ingredientes y ya me lo puedo imaginar, una mezcla de sabores deliciosa y bien aromatica, si pudiera lo haria hoy mismo,
ResponderEliminarun beso, daniela
Fiquei curiosa em saber o sabor deste doce... cenoura + leite condensado... nunca provei!!
ResponderEliminarA apresentação está linda!
Olá Pipoka! :) Que saudades...
ResponderEliminarEsta receita além de ter uma apresentação lindíssima deve ser bem boa. Nunca tinha visto ou ouvido falar, nem sequer no meu restaurante indiano preferido aqui perto das caves do Vinho do Porto. Ficou belíssima!
Beijinhos
Uau! Adoro cenoura... Nunca provei indiano mas fico tentada :)
ResponderEliminarEu adoro comida indiana....ficou perfeita esta sobremesa...beijinho grande
ResponderEliminarMenina, hoje em dia muitas indianas usam o leite condensado. A industrialização e a lei da conveniência também está chegando por lá.
ResponderEliminarPois nunca provei, mas ficou-me a apetecer. Muito lindinha com o anis estrelado e aposto que deliciosa!
ResponderEliminarBj grande
Eu adoro comida indiana, mas confesso que nunca provei nenhuma sobremesa indiana, acho que vai ser dessa vez que eu vou experimentar, tem tão bom aspecto!
ResponderEliminarBjs
A receita que tenho de halva é tão simples (e sem graça). A sua fica com uma textura mais interessante e acho que o sabor bem melhor. Anotarei.
ResponderEliminarbjo
Olá!...:)
ResponderEliminarPelos vistos já tinha passado por aqui, mas no momento errado...as férias com as 3 havaianas!:)
Sou uma fã de coisas indianas (ir à India é a minha viagem de sonho!) e hoje encontro uma sobremesa além de original com um aspecto magnífico!
Fiquei tentada... a imagem está perfeita!
Nunca provei nada semelhante, Pipokita! Contudo, mesmo não tendo termo de comparação, acho que esta tua versão está perfeita!!! Hummm, e como eu gosto bastante de cenoura nos doces, quase que arrisco dizer que vou gostar bastante desta halwa! :o)
ResponderEliminarVamos lá ver se com isto, convenço o M. a ir à Índia! É que o garoto diz que nunca na vida lá vai... :o(
Beijos!