27/02/08

O meu bolo de chocolate favorito


Embora ultimamente tenha visto bolos de chocolate muito similares em blogues de culinária, não quis deixar de colocar aqui esta receita. Por 2 motivos. Em primeiro lugar, este bolo teve entrada directa para o n.º 1 do meu Top de bolos de chocolate. Em segundo lugar, a minha colega Carla – a quem ofereci este bolo no dia do aniversário, há 2 semanas – pediu-me que o colocasse aqui. Os créditos fotográficos são, uma vez mais, para o Frederico.

Ingredientes:

6 ovos
250 g de manteiga
250 g de açúcar
200 g chocolate
4 colheres de sopa de farinha com fermento

Derreter o chocolate com a manteiga (no microondas, em lume brando ou banho-maria). Bater as claras em castelo. Bater bem as gemas com o açúcar e juntar à mistura de chocolate e manteiga. Adicionar a farinha peneirada e, por fim, as claras batidas em castelo. Untar uma forma redonda (sem buraco) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus.

O colega da minha mãe que nos passou esta receita, indicou 10 minutos no forno a 200 graus + 10 minutos a 175 graus usando a ventilação. Com esta opção o bolo fica com uma consistência de mousse no centro (mas também fica mais enjoativo). Como o meu forno é muito básico, deixei-o 25 minutos a 200 graus e ficou ligeiramente mais cozido, mas sem perder aquela humidade que o deixou simplesmente delicioso.

40 comentários:

  1. dá pra entender pq é seu bolo preferido de chocolate!!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Pipoka que bolo tão bonito...
    Fizeste muito bem em colocar a receita aqui no blog, as receitas boas têm sempre o seu lugar.
    A foto está fantástica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pipoka, que textura é esta? Vou fazer este final de semana. Beijos!

    ResponderEliminar
  4. pipoka parece delicioso!!! e colocar chocolate derretido é bem interessante!!! amei.. bjkas dani

    ResponderEliminar
  5. De facto, esse bolo é de chorar de bom!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. já estou a imaginar este bolo no próximo aniversário lá de casa
    ou até mesmo no dia do pai....

    ResponderEliminar
  7. Há lá coisa melhor que um bolo de chocolate...

    ResponderEliminar
  8. só de olhar dá vontade de comer.Deve ser de morrer(salvo seja)lol.bjinho Mónica

    ResponderEliminar
  9. Ai, que tu assim dás cabo de mim, mesmo sem ter tendência para engordar se calhar 2 bolos de chocolate numa semana é demais mesmo para mim, mas o que fazer quando a receita é assim tão irresistivél?!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá mrs pickles, farófia e pipoka.Antes de mais gostava de dar os parabéns ao vosso blog e de dizer que fiz uma nomeação para o prémio "este blog não me sai da cabeça". http://receitasdapatanisca.blogspot.com/2008/02/prmio-este-blog-no-me-sai-da-cabea.html
    Pipoka, esse bolo deve ser uma delícia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nossa!! Fiquei morrendo de vontade de comer.
    Vou fazer logo, logo.
    bjos

    ResponderEliminar
  12. Bolo de Chocolate é Bolo de Chocolate. Sempre cabe mais uma receitinha deliciosa.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Acho que a partir de agora também será o MEU preferido *rs*.
    Receita anotada, farei em breve.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Se é bolo de chocolate e, ainda por cima, humido, está aprovadissimo!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Tenho algumas receitas de bolo de chocolate, agora tenho mais uma!! Gostei muito do seu bolo de chocolate, está aprovado. Adorei!!!
    beijinhos
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto Pipoka! Está mesmo com aquela "cara" de que à primeira trinca, se derrete na boca. Um dia tenho de experimentar um destes bolos de chocolate sem farinha. Que pecado! :o) Ah, e que fofinha que tu és! Vejo que os teus colegas devem estar sempre em contagem decrescente para o próximo aniversário, à espera de um destes teus mimos... Também quero! Buáááá

    Beijinhos

    P.S. Vim aqui espreitar o teu bolo de banana. Bananas hiper-maduras lá em casa, gritam...vamos ver se a disposição aparece. :o)

    ResponderEliminar
  17. Pipoka, obrigada pela visita. Que coisa boa, vir aqui e dar de cara com esse bolo, delicia! bjs

    ResponderEliminar
  18. Poxa não tem como não ser preferido....é divino.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  19. Pipoka,
    o seu bolo não me saiu da cabeça!
    Não conseguia esquecê-lo de jeito nenhum *rs*.
    "TIVE" QUE FAZÊ-LO!!!
    É DI-VI-NO!!!
    Agora te dou total razão! A partir de agora ele também será o meu preferido.
    Posso publicá-lo no Umbigo e te dar os créditos?
    (eu puxo um link)
    Amei e meu marido também!Muitíssimo obrigada por essa receita deliciosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Parecido com o meu mas com farinha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. essa fatia é pa mim???? :D venho um pouco atrasada mas já voltei...

    :D

    ResponderEliminar
  22. Pipoka,
    Já postei lá no Umbigo.
    Não canso de dizer o quanto amei esse bolo!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Querida pipoka, tu sabes que eu não mato por chocolate, mas este bolinho... Oh coisa pecaminosa!

    Bj grande e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  24. Que delícia. Esse bolinho de chocolate deve ser uma perdição, daqueles que é impossível comer apenas uma fatia :)

    ResponderEliminar
  25. Menina que receita simples!
    Adorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Olá, digo desde já que os bolos de chocolate são os meus preferidos, mas receitas novas nunca me calham bem, mas com esse aspecto de certeza que me vou tentar a experimentar....

    ResponderEliminar
  27. Esta tambêm é, para mim, a melhor forma de fazer um bolo de chocolate.

    ResponderEliminar
  28. hummmmmmmmmmmmmmmm ! esta pode ser para mim ????????
    deve de ser uma delicia.

    bjka

    ResponderEliminar
  29. querida pipoka, finalmente hoje postei o teu bolo de chocolate.
    passa pela minha cozinha para ver se gostas.
    beijos

    ResponderEliminar
  30. Vou fazê-lo hoje de tarde, minha querida, para "brilhar" num jantar mais logo. :o) Isto porque não me parece que haja dúvidas que este moreno vai ser o rei das sobremesas!

    Beijos. Saudades :o)

    ResponderEliminar
  31. Ja sabia desta receita.

    Tambem é o meu preferido é delicioso , fica com uma consistência de mousse no meio

    ResponderEliminar
  32. O bolo deve ser uma maravilha.

    Mas como leva pouca farinha, este bolo não baixa quando sai forno, é que isso acontece-me muitas vezes mesmo quando leva muita farinha.

    Tem algum truque?

    ResponderEliminar
  33. Este bolo em concreto abate um pouco no meio, pois leva 6 claras batidas em castelo e pouca farinhas. Fica um pouco insuflado e depois abate, mas nada de grave. Neste bolo isso é natural.

    Quanto aos outros, depois de apagar o forno, mantenha o bolo lá dentro e deixe a porta do forno entreaberta. Retire o bolo quando estiver morno.

    Deixar o bolo sujeito a qualquer tipo de corrente de ar, janelas abertas ou frio contribui para que ele abata.

    beijos e boas receitas

    ResponderEliminar
  34. Também acabou de se tornar o meu preferido. Uma delícia!

    ResponderEliminar
  35. Fiz este bolo mas não ficou nada como o esperado, ficou antes com uma textura enqueijada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena :(
      Faço esta receita há muitos anos e nunca me saiu mal. Tem sido das receitas do blogue a mais testada e aprovada pelos leitores.
      Normalmente, quando os bolos ficam enqueijados deve-se a uma temperatura de forno desadequada. Pré-aqueceu o forno? A temperatura estaria correcta? Abriu o forno nos primeiros 15 minutos da cozedura?
      Outra hipótese pode ter que ver com as claras. Estariam bem batidas? Quando as juntou ao bolo, bateu ou envolveu?

      Espero que tenha conseguido ajudar. ;-)

      Boas receitas

      Eliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.