04/04/11

Quadrados Rafaello (bolo de coco com creme de baunilha)

Quadrados Rafaello

Como apreciadora de coco (em doces e salgados), este bolo cativou-me assim que o vi no blogue Café Chocolada. Depois de o fazer – e comer – fiquei completamente conquistada. Gostei da leveza dele e, sobretudo, do contraste coco/baunilha (delicioso!), uma dupla de sucesso.Em culinária, há muitos casamentos perfeitos: nos doces, não resisto a chocolate com café e maçã com canela, já nos salgados, um queijo forte, tipo Roquefort, conjugado com pêra ou uns figos com presunto, tiram-me do sério... E quanto a vocês? Qual é a conjugação de ingredientes que mais apreciam?


Ingredientes para o bolo:


5 claras
250 g de açúcar
100 g de coco ralado
(mais um pouco para enfeitar)
100 g farinha
2 colheres de chá de fermento
1 chávena de leite (240 ml) para molhar o bolo depois de cozido


Aquecer o forno a 180 graus. Bater as claras com o açúcar até ficarem duras. Misturar o coco, a farinha e o fermento (esta operação pode ser feita manualmente ou pode usar a batedeira na velocidade mais baixa, para que a massa não abata). Levar ao forno num tabuleiro, previamente untado*(sei spray desmoldante), durante 20 minutos até o bolo ficar ligeiramente dourado. Deixar arrefecer ligeiramente, verter o leite morno por cima do bolo. Só cobrir quando o bolo e o creme estiverem completamente frios. Costumo levar o creme ao frigorífico antes de cobrir o bolo. Cortar aos quadrados e servir.
*tabuleiro de 23x33, segundo a receita original; usei um de 28x30, fica o bolo mais fino, mas gosto assim.


Creme de baunilha*:


5 dl de leite
5 gemas
100 g de açúcar baunilhado
30 g de amido de milho (Maizena)


*Não usei a receita do Café Chocolada, pois a proporção leite/farinha é desajustada (comproveio-o), além disso levava demasiada gordura (1 pacote de manteiga). Assim, optei por adaptar a minha receita de leite de creme.


Tradicional: ferver o leite. Numa caçarola, misturar o açúcar e a farinha e adicionar, a pouco a pouco, o leite. Levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar. A pouco e pouco, juntar esta mistura às gemas, previamente batidas. Verter o creme para a caçarola e levar ao lume apenas 2 minutos (para cozer as gemas), mexendo sempre.


Bimby_thermomix: juntar todos os ingredientes pela ordem indicada. Programar 15 seg/vel 3 ½. Depois, marcar 12 min/90 graus/vel 2.

40 comentários:

  1. Está uma tentação só Pipoka, que quadrados mais tentadores e apetitosos, como adoro coco este bolo só pode ser uma delicia, obrigado pela partilha,

    beijos e optima semana!!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser como comer um bombom e os Rafaello são uma delícia :) Eu gosto de tantas combinações que nem saberia por onde começar!

    ResponderEliminar
  3. Concordo ctg na combinação chocolate com café.. perfeita! mas tb gosto de combinações como amêndoa e canela, queijo com doce de figo ou abóbora, caril e côco ralado... agora que me lembre :) ah e claro chocolate branco, côco e avelã como no delicioso rafaello, por isso acho que iria gostar desta sobremesa.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Aiiiiiiiii que maravilha, ficou com um aspecto divino... adorei.
    Bem a minha combinaçao preferida é chocolate com chocolate lol. sou viciada em chocolate. Beijocas

    ResponderEliminar
  5. esta receita parece-me especial =). adoro a combinação de coco e baunilha bem como as outras que refere. deu-me vontade de pegar outra vez no the flavour thesaurus para ver muitas combinações.

    ResponderEliminar
  6. eu gosto de combinar chocolate com amendoa num bolo e come-lo acompanhado por um calice de vinho do porto. mmm
    os teus quadradinhos de coco teem um aspecto divinal! :)
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  7. Bem eu adorei a ideia deste bolo... vou ter de o fazer!
    EU adoro as combinações do doce salgado... por exemplo mel com vinagre para as saladas... ananás em pratos salgados... e muitas mais combinações!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que optima sugestão para aproveitar as claras que ficam nop frigorifico à espera de algum destino...
    Vou experimentar!!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Pipoka mai linda!
    Bela foto e receita, parabéns!
    Ocorre-me chocolate e framboesas, mel,chevre e alecrim(menage à trois) e muitos mais.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro os chocolates rafaello...será que é parecido??? Hummm...parece ser tão bom!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. muito bom!!

    http://pratosdeouro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Também eu havia de gostar ou se gostava,bjokinhass

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito da receita, ha anos que n como esses rafaellos.

    Combinações favoritas cá em casa: queijos e vinho. Caramelo com sal, chocolate com chili, batatas cozidas com endro e soucream.

    bjs

    ResponderEliminar
  14. aiii... este é um daqueles posts que nós nunca deveríamos ver quando queremos perder 2 ou 3 kilinhos... ah pois não! agora o que faço à vontade de ir fazer estes Rafaellos já no próximo fim-de-semana? :-))
    Beijinhos,
    Magda

    ResponderEliminar
  15. Eu não conseguia resistir a esses quadrados.Adoro coco!!
    Para mim chocolate com tudo, nunca resisto, já nos salgados, o queijo é o rei e combina com tanta coisa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Esse doce está com um aspecto pecaminoso.
    Agora as minhas combinações preferidas: chocolate com limão ou com frutos silvestres, doce de figo com chèvre, raspa de limão com morangos e com quase todos os pratos de massa :)

    ResponderEliminar
  17. Eu partilho tantas coisas contigo, aqui fica mais uma: adoro tudo o que leve coco! :)
    Este bolo rafaello é feito à minha medida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Morri... Só de ver!

    Tem um aspecto de deixar qualquer um à toa...

    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  19. Que bolo,tem um aspecto divinal e como eu gosto de coco ainda melhor,posso levar uma fatia?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. nossa eu ate nm sou grande fa desses bombons mas olha que olhando para este bolo bem o que ando a perder
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Perfeito! Essa combinação é uma das minhas preferidas!
    :o)

    ResponderEliminar
  22. A aparência dessas delícias é tão convidativa que dá vontade de ir para cozinha agora mesmo! Muito obrigada pela receita. Vou tentar fazê-la bem logo.

    ResponderEliminar
  23. Eu voto no chocolate e laranja e nos diospiros com canela, mas esta combinação também não me parece nada mal ;-)
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  24. "Espantástico"! Pura delícia! Vou levar a receita comigo porque sou mesmo fã de rafaellos! Obrigada :)
    Eu gosto de combinar varios queijos com várias frutas (depende do que tenho em casa), de fazer "sandes" de figo passas com nozes, canela com quase todas as frutas... etc,etc...
    Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  25. Gosto imenso de côco e fiquei fascinada com os seus quadrados. A baunilha e o côco combinam na perfeição.
    Boa Páscoa!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  26. OI Querida,
    Aqui em casa côco dá o maior ibope .
    Vou fazer .
    bjks da Eliana e Lylia

    ResponderEliminar
  27. Agora me pegastes: amo chocolate e frutas vermelhas. um sabor bem forte balanceado pelo leve azedo das frutas. Também amo coco com limão. Estou meio encantada com a foto. Esta bruma criada. Quis realmente reach out para pegar uma fatia.

    ResponderEliminar
  28. Parece delicioso estes quadrados. Eu e a Margarida gostamos muito de coco em doces. Em salgados, ignorância minha, mas só me lembro mesmo do caril..
    Gosto muito de queijo com mel, frutas em pratos salgados e adoro chocolate com frutos vermelhos, só de pensar no bolo genovês de chocolate com frutos vermelhos hummm....
    Beijinhos Carolina e Margarida

    ResponderEliminar
  29. Maravilhosa! Não tenho outra palavra para esta combinação! O meu amor pelo côco é recente....mas anda a galope!!!! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  30. ADORO COCO ,ESSES QUADRADOS FICARAM PERFEITOS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  31. Já fiz este bolo é é simplesmente delicioso. para quando receitas novas?

    ResponderEliminar
  32. O Three Fat Ladies tem andado parado, espero que os posts recomecem brevemente!
    Um beijo
    Teresa

    ResponderEliminar
  33. Merhabalar; çok lezzetli görünüyor.Ellerine sağlık..sevgilerrr..

    ResponderEliminar
  34. Vou fazer! Tenho que fazer... mesmo!!!!!!1 Sou louca por Rafaellos :D

    E quanto a combinações...
    caramelo+amendoas
    morangos+natas
    CHOCOLATE+AVELAS
    e por ai

    ResponderEliminar
  35. hum q delicia!!!

    dá uma passadinha pelo meu blog:
    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  36. Se os tivesse à frente, não durariam muito tempo ;P Combinação preferida: chocolate e manteiga de amendoim, é sem dúvida umas das preferidas, simplesmente adoro.

    ResponderEliminar
  37. hum deve ter ficado muito bom em depois da uma passadinha la m]no meu blog
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  38. Tem um aspecto delicioso! Ainda não nos aventurámos muito nas sobremesas, mas o projecto ainda é recente.

    Espreitem! :) www.lesbonsvivantsblog.blogspot.com

    Receitas, dicas, sugestões de restaurantes, viagens.

    ResponderEliminar
  39. Esta é uma das minhas combinações favoritas. Magnífica sugestão!!
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha experimentado até fazer este bolo, mas agora está no meu top!

      beijocas

      Eliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.