Queria preparar um amuse-bouche diferente do clássico “tâmaras com bacon”... Decidi copiar uma receita da Elvira (usando a minha brilhante memória): ameixas recheadas com queijo azul... Recheei as ameixas com o dito queijo e, enquanto decidia se as levava ao forno ou não, fui espreitar o Elvira’s Bistrot para verificar o modo de preparação... Procurei, procurei, procurei e lá encontrei a receita, afinal não eram ameixas, mas tâmaras com queijo azul. Voltei para a cozinha e, já que tinha tomado outro caminho (por falta de memória e não por criatividade), decidi “vestir” as minhas ameixas com massa folhada (perdido por um...).
Pode parecer uma história para crianças – sem grande graça, aliás – mas somos adultos e vamos lá ler nas entrelinhas. Parece-me ponto assente que devemos citar as fontes sempre que replicamos uma receita que não é nossa. E quando se trata de pegar na ideia de alguém e dar-lhe novas roupagens ou interpretações? Será legítimo omitirmos a origem das nossas ideias? A minha resposta é uma: esta receita que vos deixo aqui é minha, mas também é, de certo modo, da Elvira, pois embora o resultado seja diverso, a verdade é que ela foi a minha fonte de inspiração.
Deixo aqui a receita, as medidas são a gosto.
d
Ingredientes:
ameixas
(Stilton, Roquefort, Gorgonzola, Cabrales, Danish blue)
massa folhada
1 gema de ovo
x
Fazer um corte lateral nas ameixas secas, retirar-lhes o caroço, recheá-las com um pedacinho de queijo azul e depois é envolvê-las em massa folhada. Pincelar com a gema, para dar uma corzinha, e levar ao forno até dourar. Podem comer mornas ou frias...gostei mais da segunda opção, pois sente-se mais o sabor do queijo. Bom apetite!
x
PS: em resposta ao comentário da Mariana: ficaram muuuiiiito bons!
Mas olha que no meio disso tudo não disseste se ficaram bons! :)
ResponderEliminarJá estou regressada, mas o regresso às lides do blog não está fácil... Confesso que tenho saudades!
Beijão *
Mariana
Menina,
ResponderEliminarQueijo Azul?
Aqui a único queijo azul é a faixa do parmessão, comprovando a sua qualidade.
Nunca vi... apenas os amarelos e os branquinhos.
Bjs
com ameixas ou com tâmaras o resultado é fantástico.
ResponderEliminardiferente do que estamos habituados a ver.
Obrigada querida pela atenção,
ResponderEliminarcomo te falei aqui só reconhecemos por nomes e origens/paises, alguns desses queijos levam uma faxia define a sua qualidade, informando que a receita e a forma de preparação do queijo é a mais proxima do queijos fabricados nos paises de origem (ou é a receita original).
Me senti uma burra agora kkk mas agora aprendi.
Obrigada e bjs
Ficaram óptimos! :-)
ResponderEliminarSem dúvida, a receita é tua, mas agradeço teres citado a inspiração.
Costumo sempre citar as minhas fontes, à excepção daquelas receitas óbvias, que faço há anos sem precisar mais de as ler ou ver.
Beijinhos.
Concordo com você Pipoka e por isso deixo aqui meus parabéns para você e para a Elvira´...
ResponderEliminarBeijos
A tua falta de memória fez-te um favor, aposto que ficou uma entrada maravilhosa e completamente inédita.
ResponderEliminarEm relação aos créditos e às fontes de inspiração, sabes que concordo contigo e defendo a moral e os bons costumes na internet tal como os defendo na vida real.
Os meus parabéns por teres abordado um assunto, que sei, preocupa a todos.
Beijo
Pipoka, lindona & queridona,
ResponderEliminarAdorei essa receita, que adoraria fazer porque ameixas assim recheadas sao um must pra mim!
Mas gostei mesmo foi do seu toque de classe, citando a fonte de inspiracao. Natural born chic!
beijo grande,
Humm, que salgado chique! E que delícia deve ser a mistura de queijo azul com ameixa! Me deu água na boca!
ResponderEliminarAs grandes invenções acontecem assim ! Lembramos de alguma coisa ( ou observamos), adaptamos e voilá : nasce uma nova coisa !
ResponderEliminarVou fazer ( e juro que cito os créditos lá emcasa!) pois ainda tenho algumas tâmaras !
Que combinação diferente. Vou experimentar com certeza.
ResponderEliminarAh, no caso da geléia, eu prefiro a pectina por ser mais rápida na geleificação. Dada aqui não é muito fã de sabores cítricos e como o pêssego já é meio azedinho, a pectina suaviza, mas obrigada pela dica de qualquer forma.
Criatividade e jog de cintura, resultou bem hein Pipoka! Folhadinhos bem gourmet.
ResponderEliminarRealmente citar as fontes das receitas ou de inspiracoes deviam ser regras basicas, e nao apenas quando se faz propositadamente como auto-promocao ou show off. Tao bom aprender com outros, ate porque nem tudo se cria, mas muito se copia, e ate se aprimora.
Beijo carinhoso
Preciso experimentar esta combinação. Gosto de blue cheese com com compotas, geléias, figos, mangas, mas com ameixa ainda não provei.
ResponderEliminarbjo
No fim as duas tem sua participação na receita né^^
ResponderEliminarFicou lindo e deve ser bem gostoso... adoro a mistura de doce e salgado.
Kisss^^
Não sei porque quando dou jantares ando sempre aos papéis com as entradas, e afinal há umas tão "chiques" e tão simples de fazer! Vou imprimir esta em letra 24 ;)
ResponderEliminarAlém de tudo o que aqui já ficou dito e que portanto seria espúrio repetir, gostei da referência a esse "rei" sempre tão esquecido por aqui, que é o espantoso queijo Cabrales!
ResponderEliminarLuís Pontes
Adoro essa combinacao. Com certeza está uma delicia
ResponderEliminarBeijos
Isto é o que se pode chamar, uma entrada fofinha! E que chique, Pipoka! :o) Realmente, tal como a Cristina disse, às vezes repetimos sempre as mesmas coisas quando afinal, existe tanta coisa diferente para experimentar! Em relação à inspiração que recebemos de outros blogs/revistas/sites, também concordo contigo. Ainda ontem, fiz uma massa de pizza que tirei do blog da Elvira mas, na hora de fazer a net decidiu pregar-me uma partida... Também fiz de memória, tal como tu. Depois nem vi se estava certa ou não mas, o que é certo, é que não deixei de me ter baseado em algo que lera antes, neste caso, da Elvira...
ResponderEliminarBeijos
Bonitos, simples e com toda a certeza uma delícia, que mais posso dizer!
ResponderEliminarBeijinhos
Eu comeria estes folhadinhos em qualquer hora do dia! Deliciosos... Esse contraste da ameixa com o salgado do queijo deve ficar booom!!
ResponderEliminarBeijinhos!
Muuuuuuuutio bom!
ResponderEliminarE ficou muito lindo, vestido de massa folhada... quero um!!
Beijinhos
Então menina, isso me acontece muito, sempre me inspiro em alguém, mas acabo por modificar as receitas e fico na mesma duvida que você.
ResponderEliminarEstes folhadinhos ficaram perfeitos!
Beijos
Bela descoberta esta :) Correu muito bem o facto da memória não se lembrar de tudo!
ResponderEliminaré uma sugestão a experimentar e fiquei curiosa sobre a receita do bolo de peras com chocolate
ResponderEliminar