Aqui fica outra receita para assinalar o S. Martinho. A Farófia publicou um prato salgado, como consigo ainda ser mais gulosa do que ela, coube-me a sobremesa. É um doce bem agradável, que faz em muito lembrar o leite de creme, mas com um suave sabor de castanhas. A Farófia disse-me que, inclusivamente, já viu uma receita similar, finalizada com açúcar queimado, tal como se faz com o leite de creme.
Ingredientes:
200 g de puré de castanhas
(castanha cozida, descascada e passada no passe-vite)
3,5 dl de leite
200 dl de natas (usei natas espessas)
4 colheres de sopa de açúcar
4 gemas
1 pau de canela
Casca de limão q.b.
Aquecer o leite com as natas, a casca de limão e o pau de canela (não deixar ferver). Entretanto, misturar bem o puré de castanhas, as gemas e o açúcar. Retirar a canela e a casca de limão da mistura de lacticínios. Juntar os dois preparados cuidadosamente para que as gemas não cozam. Levar ao lume, em banho-maria, mexendo sempre até engrossar. Verter em tacinhas, deixar arrefecer um pouco e finalizar como mais gostarem: canela, tirinhas de limão ou açúcar queimado.
Lembra mesmo o leite creme, parece muito gostoso, nossa!
ResponderEliminarPode mandar um pouco desta sobremesa pra mim que eu devoro tudo.
Beijos!
Que bom aspecto... (eu preferia com açucar queimado)
ResponderEliminarbem, nem sei bem o que dizer.
ResponderEliminarse eu disser que agora fiquei cheia de vontade de comer uma taça, ainda é pouco... isso está liiiiiiiiiiinnnnnnnnddddddooooooooo
Muito interessante...
ResponderEliminarMais uma receita fantática,Pipoka!!!
ResponderEliminarEste creme deve ser maravilhoso. Adoro castanhas...
Quanto à massa de pimentão, costumo temperar o seitan com ele, a duvida era acerca das castanhas com o seitan, mas também deve ficar muito boooooooooooom!!!
Beijocas grandes para as três!
Cada vez mais adoro o vosso blog!
Que coisa boa! Vou experimentar de certeza, deve ser uma delícia! E para mim é com canela, fachavor! ;)
ResponderEliminarDeve ser divino este creminho... Acho que iria adicionar uma calda por cima também. Bjs!
ResponderEliminarQue delícia de creme, Pipoka.
ResponderEliminarEstou babando...
Bjs
Boa, boa, boa...
ResponderEliminarPipoka minha amiga, tu és uma verdadeira feiticeira, pois a mim estas delicias com imaginação enfeitiçam-me.
Beijocas
Bom fim-de-semana
Este fim de semana de S. Martinho vou fazer uma mousse de castanhas...
ResponderEliminarEste creme deve ficar bem bom!
Deve ter ficado delicioso, uma boa idéia para o final de ano, já que as castanhas portuguesas costumam chegar por esta época.
ResponderEliminarMenina, isso deve ser dos deuses, que delícia, anotei, bem anotadinha!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
AS castanhas são rainhas! Que creminho gostosinho!!!! =P
ResponderEliminarBeijinhos
Que MA-RA-VI-LHA!! eu amo as castanhas portuguesas e nunca pensei num creme assim--voces tem ideias otimas, ja falei neh? ;-) um beijo!
ResponderEliminarDeve ser o máximo esse creme! Vou ter de o fazer brevemente. Já agora aproveito para fazer uma pergunta (espero q n indiscreta) onde comprou o chá de matcha? É q o únicoque alguma vez encontrei era absurdamente caro, mesmo absurdamente caro.
ResponderEliminarQue engraçado, quando vi o título da receita pensei mesmo que era uma sopa. E agora tu apareces com um creme docinho com sabor a castanha! Ai ai...que já fiquei com água na boca! E aqui não há castanhas... :o( Acho que hei-de experimentar um dia, pois adoro o sabor da castanha! Aliás, adoro tudo o que o Outono nos dá: dióspiros, castanhas...
ResponderEliminarBeijinhos grandes e agora vou espreitar a sugestão salgada (sou mesmo mázinha para mim própria...ver estas coisas boas sem poder nem cheirar uma castanhinha!)
Eheheh...os deuses estão comigo! Fui agora informada que vou a um magusto, hoje!!! Há por aí portugueses que devem controlar as importações de certos produtos porque eu nunca vi castanhas à venda! :o)
ResponderEliminarDevem ter lido os meus comentários aqui e ficaram com pena! :o)
Beijinhos
Que delícia pipoka. amo castanhas.
ResponderEliminarCastanhas é mesmo uma delícia!! E esse doce deve ser dos Deuses!
ResponderEliminarquanta coisa boa por aqui ! Adorei este cantinho, estou colocando o link la do meu ta ? bjs
ResponderEliminarhummmm que sabor especial tem seu blog!!!!!
ResponderEliminarEstamos vivendo em 2012. Por vezes, e nã raras, tem vindo à minha mente fazer um mingau ou creme de castanhas portuguesas. Eu as comprei em vidro, cozidas, macias e um pouco doces..naturalmente, no Supermercado Pão de Açúcar em Brasília, D.F. Brasil. Pesquisei na net e encontrei a sua receita. O b r i g a d a !! Irei saborear o creme dessa fruta que o Senhor Deus botou na terra para nós e que a minha vozinha portuguesa ofereceu sabiamente para nossa família!! Saudades da vovó amada Leonídia de Moura e das castanhas!!! Abraços a todos! Denise
ResponderEliminarDenise,
EliminarAgradeço a sua visita e simpáticas palavras. Espero que tenha gostado deste creme de castanhas.
Aquele abraço ;-)
pipoka