15/11/07

Creme de curgetes ou às voltas com o superlativo


Se há sopa que merecia o uso do superlativo absoluto sintético era esta...Queria dizer cremosíssimo, mas o dicionário foi categórico e tive que me conformar: “nenhum resultado encontrado para cremosíssimo”, ou seja, afinal a palavra não existe. Assim, na impossibilidade de superlativar (o muito cremoso não me agradava), fico-me então pelo deliciosamente cremoso. Uma receita do programa Entre Pratos com Henrique Sá Pessoa. A propósito...será que alguém me pode dizer qual é o superlativo absoluto sintético de cremoso?

Ingredientes:

3 curgetes
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
10 folhas de manjericão
Sal q.b.
Parmesão ralado q.b.
Natas q.b.
Água q.b.

Lavar as curgetes e cortá-las em cubos (não descascar!). Refogar ligeiramente as curgetes no azeite. Juntar o alho esmagado e picado e as folhas de manjericão. Cozinhar 1 ou 2 minutos. Adicionar água quente (coloquei o suficiente para cobrir as curgetes) e sal. Deixar cozer e triturar. Só um parêntesis: a receita original diz para coar as curgetes e passá-las, ou seja, rejeita-se a água, os alhos e o manjericão. Eu optei pela reciclagem: usei tudo. E, como já devem ter percebido, gostei muito do resultado. Achei esta sopa tão cremosa que nem quis colocar natas, nem parmesão. Quem quiser, poderá adicioná-los antes de servir, ou no momento de servir, em jeito de decoração.

21 comentários:

  1. já tomei nota.. quero lá saber do superlativo... eu quero é fazer este creme pois deve ser divinal.

    ResponderEliminar
  2. As receitas do Henrique são quase sempre brilhantes e muito bonitas. A tua ficou com uma cor de morrer!

    Ora o superlativo... pois não faço a mínima!

    ResponderEliminar
  3. Sempre em sintonia =) Também fiz um cremezinho de Courgettes =P
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Para mim é cremosissimo! Manda o dicionário às urtigas...
    Mas se calhar tem razão... Tem que se usar muitissimo cremoso... Mas não soa tão bem...
    Isso não é nada importante comparada com o deus dos cremes, ESTE!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Por acaso tembém tenho esta receita do Henrique Sá Pessoa de parte para fazer.

    ResponderEliminar
  6. Há coincidências! Dos poucos pratos que vi o HSP fazer no Programa foi esse creme e também fiquei de olho nele, até pq uso imenso a curgete em sopas mas nunca como ingrediente principal. Com essa descrição agora é que vou ter de o fazer mesmo! Que bom aspecto.

    ResponderEliminar
  7. Quando posso também vejo os programas dele (aqui também dá na rpti...atrasadito, concerteza)! Gosto sempre das ideias dele... nada de coisas difíceis! :o)

    Quanto à sopa, só tenho a dizer que adoro cremes e por isso deve ficar qualquer coisa de muito bom, a ver pela descrição! :o)

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Cremosíssimo, sim senhora, acho que o seu dicionário nunca provou uma creme de curgetes. Aprovei.
    beijos cremosissimos!

    ResponderEliminar
  9. hmmm que água na boca! mas o que são natas (sou brasileira, e pra mim nata é a nata do leite simplesmente, mas não faz sentido... vc sabe traduzir essa pra mim?

    ResponderEliminar
  10. Que delícia deve ser, sabe que nuca tive a idéia de sopa de abobrinhas, mas para uma super hiper cremosa e deliciosa como esta, não vai ter jeito, vou experimentar!!!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  11. DESCOBRI! Natas em portugal no Brasil se chama "creme de leite" ;) (e courgettes, eu já sabia pq tb falo francês, é abobrinha cá por essas bandas)

    ResponderEliminar
  12. Este creme de curgetes está uma maravilha adorei seu cantinho uma cozinha de sonho vi aqui minhas amigas venho agradecer sua vizita é com muito amor e carinho que recebo toda a gente sou uma reles cozinheira estou velha para estas andanças mas quando vejo vocês novas fico muito contente por me vizitarem e ainda deicharem uma palavra de conforto o meu obrigada.um beijo Natércia))

    ResponderEliminar
  13. incrivelmente cremosa, linda!!!essa sopa está dos deuses...super simples mas uma tentação!! sabe pq nao aceita a palavra porque nao provou...a lingua portuguesa merece ser aumentada, só com palavras para definir as comidas...não é memso? bjos

    ResponderEliminar
  14. ainda ontem tive com o henrique nas mãos... bem com o livro do henrique nas mãos! nada de confusões!
    é caso para dizer... viva a reciclagem porque tem uma aspecto verdadeiramente cremoso!


    quanto ao superlativo absoluto sintético de cremoso... hum ultimamente tenho ouvido bastante "bué da cremoso"... :D puffff... essa juventude!

    ResponderEliminar
  15. Boa noite! Acabei de chegar da cozinha da anna e pensando bem, este "creme de curgetes ou às voltas com o superlativo" para aconchegar o vazio(estômago)é bem bom!
    Alho Francês

    ResponderEliminar
  16. Nossa esse creme deve ficar uma delicia. Pena que nao tenho o GNT só a globo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Bem, fiquei cheia de vontade de experimentar essa sopa!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Cremoso,cremosíssimo ou cremosérrimo, o que importa??? Sou fã do Henrique mas por algum motivo este episódio do programa passou-me ao lado :( por isso o que importa é que me deste a conhecer esta maravilha :). Nunca tenho muita imaginação para cozinhar courgetes por isso esta é uma excelente sugestão ;).

    Obrigada pelas tuas palavras tão carinhosas lá no Chef ;), vocês nem imaginam o bem que me fazem.

    Beijokinhas

    ResponderEliminar
  19. Encontrei agora o seu blog e esta receita...ainda dizem que não há coincidências!
    Também sou fã do Henrique e também me calhou ver o programa com esta receita, resultado fiz cá em casa e o Henrique ganhou mais três fãs!!!

    quanto ao superlativo, acho o dicionário não entende nada de cremes, e este é mesmo cremosissimo!
    beijos

    ResponderEliminar
  20. o mais cremoso... esse é o superlativo.
    parabens pelo seu blogg.
    as suas receitas sao otimas.
    de portugal, um abraço
    dilia jardim

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.