18/01/08

Como venci a batalha contra o leite-creme

No passado sábado fiz uma receita que me saiu bastante mal (bifes de peru recheados com puré de castanhas) e, no domingo, com a auto-estima culinária nas ruas da amargura, a única solução era vencer uma batalha. Lembrei-me imediatamente do meu mais temível inimigo dos últimos tempos: o leite-creme. Pois é, para vocês o leite-creme é uma sobremesa simples, mas para mim nunca foi. Não sei se acontece convosco, mas existem algumas receitas e tarefas culinárias que todos consideram triviais e que, para mim, são um verdadeiro desafio (pastéis de bacalhau, arroz doce, doce de ovos, enrolar tortas, decorar pratos…).

Enfim, a minha guerra com o leite-creme começou no Natal: o 1.º que fiz talhou e foi todo para o lixo; o 2.º, feito com outra receita, não talhou mas ficou líquido. Foi um avanço. Assim, peguei nessa receita e reduzi a quantidade de leite: o terceiro saiu bem! Por agora o saldo é favorável ao leite-creme (pipoka: 1, leite-creme:2), mas hei-de vencer a guerra (o próximo passo é aprender a manusear melhor a pá de queimar para que fique com um aspecto apetecível)!

Tenho que dar créditos à minha aliada nesta luta, a Colher de pau. Foi no blogue As Minhas Receitas que encontrei a melhor táctica de combate, ou seja, o método ideal para fazer o leite-creme sem correr o risco de que ferva e as gemas talhem. Aqui vai:

Ingredientes:

½ litro de leite
1 pacote de natas – 200 ml*
60 g de farinha
6 gemas
1 pau de canela
Casca de limão
200 g de açúcar + açúcar a gosto para queimar

*Quem não quiser usar natas, pode fazer o leite-creme com 7 dl de leite. Juntei as natas, pois estava-me a fazer um bocado de confusão usar leite magro, que era o único que tinha em casa. Para este tipo de receita, habitualmente compro leite meio gordo.

Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela. Numa caçarola, misturar o açúcar e a farinha e adicionar, a pouco a pouco, o leite. Levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar. A pouco e pouco, juntar esta mistura às gemas, previamente batidas. Verter o creme para a caçarola e levar ao lume apenas 2 minutos (para cozer as gemas), mexendo sempre. Colocar o leite-creme numa travessa e deixar arrefecer. Na hora de servir, espalhar por cima um pouco de açúcar e queimar.

20 comentários:

  1. Pipoka hás-de conseguir vencer a guerra contra o leite-creme... :-) Sim é verdade por vezes existem dias em que tudo nos corre mal na cozinha, é de dar em maluca!! Mas noutros dias corre tudo tão bem e compensa. O teu leite-creme tá com um aspecto muito bom, comia agora um bocadinho se pudesse...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que tens que fazer mais vezes! Adoro leite crme queimadinho mas nunca faço. A ver se me inspiro!

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Eu sou adepta convicta da equipe Pipoka e tenho a certeza que já marcaste pontos que te dão avanço nesse campeonato.
    Eu acho que está bonito e só pode estar uma delicia.

    Se te conforta, fica sabendo que no Natal fiz leite creme e na hora de queimar o açucar com o ferro parti um prato, queimei uma toalha e por pouco a mesa escapou!

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Eu já tinha lido n'algum lugar que você tinha feito leite creme, só estava esperando você postá-lo...
    Ainda be,m que o ffez!

    Olha, não sei do trabalho nem do score, o que sei é que está lindo, e que adoraria bater minha colher no queimadinho...!!!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. nunca comi leite-creme... mas pareceu-me apetitoso...
    tenha persistência que sei que vai s conseguir!!! bjkas dani

    ResponderEliminar
  6. Querida Pipoka,

    Entendo muito bem a sua frustracao, pois tambem tenho a minha. Comigo o problema eh sempre com as massas. Dah vontade de desistir, mas como nao sou disso, continuo batalhando. Um dia hei de vencer, como voce! Parabens!

    E a foto esta linda! :-)

    beijoo,

    ResponderEliminar
  7. Tão confortante saber que há mais pessoas com batalhas para vencer... As minhas são cozer polvo, as massas de pão, bolachas, rissóis e etc...
    O teu leite-creme é uma batalha ganha! Boa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. 1º foi a aletria da nossa querida Nanda,agora este delicioso leite creme...e a esta hora da noite!!!!
    Não barriga que aguente
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Menina, eu não conheço esse leite creme, mas de tanto vocês falarem deu até vontade de provar.

    ResponderEliminar
  10. Eu venço sempre a batalha contra o leite-creme.Não fica nem um bocadinho!:)
    Esse está lindo, parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Para fazer a paz com o leite creme... experimente a minha receita. Dá sempre certo!

    ResponderEliminar
  12. na sou muita dada ao leite creme!!! mas esse depois de tanto sacrificio feito ia bem uma colherzinha!!!!:DD

    e aqui fica o meu apoio pipoka... há dias que a cozinha tambem da comigo em doida!!!! rrrrrrrr...

    ResponderEliminar
  13. Quantas delícias tem postado, andei sumidinha mas estou voltando aos poucos. Olha tem dias que tudo parece andar para traz mas não podemos desistir né?!

    ResponderEliminar
  14. Olá pipoka!!!Essa do leite creme é lixada...eu tb já tive esse probleme mas agora faço de uma maneira simples e fica sempre bom:
    dissolvo a farinha maisena com o leite em frio, junto a casca do limão e o pau de canela e levo ao lume mexendo sempre e conforme vai aquecendo vai engrossando. Depois bato as gemas com o açucar e fora do lume junto ao leite mexendo sempre para não talhar e depois levo ao lume 2 minutos para cozer..., Fica sempre divino, mas é só uma opinião.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  15. Olá, sim é uma delicia, cá em casa somos dois, o cão não come (bolo) e como vês o bolo fica grande e só dura 2 dias!!!!
    beijokitas

    ResponderEliminar
  16. Ai que fome!!! ... Queria um bocadinho... pode ser? =P
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  17. Também tenho receitas que me frustam , uma delas e o croissant , jamais consegui dar leceza a massa folhada.
    Agora se depender da foto este teu leite creme esta muito apetitoso
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. eba! q bom q conseguiu!!é tão gostoso depois de tentar mais de uma vez q de certo...eu sou meio medrosa se nao dá certo uma vez fico ressabida mas se falha na segunda já desisto! q bom q vc nao é como eu! bjos

    ResponderEliminar
  19. Pipoka, querida, é a mesma coisa comigo quando vou fazer pudim de leite, todo mundo sabe fazer pudim de leite, até aquelas pessoas que dizem que não sabem cozinhar. Eu, no entanto, nunca consegui fazer um satisfatório, sem falar do caramelo, também um problema! Ainda bem que venceste esta batalha!

    ResponderEliminar
  20. Ah menina, estes desastres baqueiam,nao?!? que bom que fostes atrás de outro disafio. Não sei o que é o leite-creme.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.