12/09/08

Pie de carne com legumes e cogumelos

As minhas férias foram marcadas por várias experiências, esta foi mais uma: pie. Nunca tinha experimentado, pois tinha como hábito fazer as tradicionais tartes ou quiches, mas esta é uma óptima alternativa.
Mais um receita retirada da revista Saberes e Sabores nº 173 – Julho de 2008.

Ingredientes:
2 cebolas
50 g de margarina
2 dentes de alho
300 g de carne picada
1 colher de polpa de tomate
250 g de mistura de vários cogumelos
1 courgette
sal
pimenta
ervas de Provença
100 g de milho doce
1 a 2 colheres de sopa de farinha
2,5 dl de molho Bechamel
3 ovos
2 placas de massa para tarte

Descascar a cebola e picá-la finamente, colocar num tacho com a margarina, juntar a carne picada e deixar cozinha em lume brando, mexendo para não pegar. Juntar o tomate, os cogumelos (previamente lavados) cortados em pedaços. Lavar a courgette e ralá-la no crivo mais largo do ralador, juntar ao preparado da carne. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de ervas (não exagerar nestas ervas pois têm um sabor muito “activo”).
Juntar o milho e a farinha e deixar evaporar toda a água do tacho. Retirar do lume, juntar o molho Bechamel e adicionar 2 ovos, mexendo rapidamente.
Barrar uma forma de 22 cm de diâmetro com margarina e polvilhar com farinha,. Colocar uma das placas de tarte. Cobrir com o recheio de carne e legumes, colocar a outra placa a cobrir e unir as pontas das 2 placas apertando bem com os dedos. Retirar o excesso de massa com uma tesoura. Pincelar a placa com o restante ovo batido e picá-la com um garfo ou ponta de uma faca. Levar ao forno durante 40 minutos ou até ficar dourada.

12 comentários:

  1. amiga Farófia,

    Eu é que tinha a avó inglesa e tu é que és a primeira a fazer a pie... Nunca fiz, mas entre as quiches e as pies, prefiro as segundas, sem dúvida, sobretudo com recheio de queijo e cebola.

    Até já

    ResponderEliminar
  2. Ai, eu adoro pie! Ficou fantástica! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro pies, já o disse, acho que têm qualquer coisa de misterioso, pode ser pelo facto de o recheio ficar tapado, não sei, mas os recheios por isso mesmo, ficam mais suculentos.
    Parabéns gostei tb desta.

    PS. Obrigado pela emenda do buttercream.

    ResponderEliminar
  4. Hummm
    que desejo de provar esta torta maravilhosa
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Hummm humm hummm que cara divina!!
    Hum q fome! hahaha
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Que delicious pie!!!
    E esta torta de figos está muito linda, deu vontade.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  7. Ficou linda a carinha dessa torta, deve ficar muito boa!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  8. Bem, estou a uns minutos da hora de almoço apenas com uma sopa pouco convidativa para satisfazer o apetite. Uma fatia disso vinha mesmo a calhar. Com milho, ainda por cima... Que massa usaram?

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.