02/09/09

4 por 6: sopa fria de maçã e caril + almofadinhas de lombarda com seitan


Para a reentrée do 4 por 6, escolhi um menu com um toque exótico: uma sopa estival com aroma de caril e um prato principal temperado com cominhos e hortelã. Já sei que alguns de vós torcem o nariz à comida vegetariana, mas experimentem. Não se esqueçam de que uma das boas regras da alimentação é a variedade (que estamos a ver que até é possível com um baixo orçamento...). Além disso, já todos sabemos que só nos faz bem reduzir o consumo de proteína animal.
rrr
f
Sopa fria de maçã com caril




A receita original recomenda o uso da variedade de maçã que habitualmente usamos nas tartes. Optei pela reineta por ser das minhas favoritas (e estar em promoção). Se usarem uma variedade mais doce, dispensem a pitada de açúcar e usem sumo de 1 limão, em vez de meio.
Ingredientes:

600 g maçã
6 dl de caldo de legumes
(ou água com meio cubo de caldo biológico)
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena
Sumo de meio limão
1 colher de chá de caril (usei madras e... mais do que 1 colher ;-))
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de açúcar
(para atenuar a acidez da maçã, caso usem reineta)
1 iogurte natural (facultativo)

g
Saltear a cebola em manteiga. Juntar a maçã, descascada e cortada em fatias, e o caril. Quando a maçã começar a amolecer, adicionar a água. Deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Temperar com sal e pimenta, e colocar uma pitada de açúcar, se achar necessário. Deixar a sopa arrefecer uns 30 minutos. Adicionar o sumo de limão. Triturar a sopa na varinha mágica (mixer). Servir fria ou à temperatura ambiente. Se desejar, enfeitar com uma colherzinha de iogurte espesso (iogurte normal, deixado a escorrer de um dia para o outro, ou durante pelo menos 4 horas).
i
Almofadinhas de couve-lombarda com seitan




Ingredientes:

300 g seitan
75 g pimento vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
Couve-lombarda
(usei 6 folhas grandes – cerca de 300 g)
1 lata de polpa de tomate (400 g)
1 dl de vinho branco
Azeite (3 colheres de sopa)
Cominhos, sal e pimenta q.b.
Hortelã



No robô de cozinha, moer o seitan com o pimento, a cebola e os dentes de alho para o recheio. Numa frigideira com azeite, passar o recheio e temperar com os cominhos, sal e pimenta. Deixar cozinhar um pouco. Reservar. Escaldar as folhas de couve-lombarda e recheá-las (convém deixar esfriar o recheio e as folhas de couve), usando palitos para fechar a almofadinha. Num tacho, juntar azeite, o tomate pelado e o vinho, por cima dispor as almofadinhas e a hortelã. Salpicar com um pouco de sal. Deixar cozinhar até que a couve fique tenra e o molho apure. Ir juntando água para que o molho não seque. Servir com arroz branco.

Vamos às contas e às compras: para começar, a advertência de sempre: os valores da fruta e dos legumes são do Continente, mas se comprar na mercearia do seu bairro o mais provável é encontrar mais barato (exemplo: a cebola, classificada pelo hipermercado como “económica”, custa € 0,85/kg, na mercearia ficou-me por € 0,35/kg). Em segundo lugar, não compre o seitan no Continente, sai bastante mais caro do que adquiri-lo numa loja de produtos dietéticos e macrobióticos.





Dica de poupança: se uma receita pedir iogurte grego, não deixe de a fazer por considerá-lo caro. Substitua o iogurte grego por um corriqueiro iogurte natural sem açúcar de marca branca. Depois, deixe-o escorrer durante uma noite para que ele perca o soro e fique espesso.

11 comentários:

  1. tem tudo um aspecto super bom. que bela refeiçao e completa. beijos

    ResponderEliminar
  2. Hummm, que aspecto tão apetitoso! Já estava com saudades do 4 por 6. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Pois, cá em casa as folhas de lombarda é mais para as salsichas... :) Nunca provei seitan, mas com esse aspecto não pensava duas vezes. Tb gostei muito da sopa fria. Um 4 por 6 muito saudável!

    ResponderEliminar
  4. Pipoka, adorei esta reentré! :)

    Faço por vezes uma sopa de repolho que leva uma base de maçã refogada com vinagre balsâmico. Adoro, mas leva bem menos maçã que esta tua sugestão.
    Adorei e vou experimentar pois deve ficar fantástica com o toque do caril.

    E o prato principal está um luxo!! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Adorei as almofadinhas de couve, mas como não aprecio seitan vou substituir por soja granulada, achas que funciona?
    Belissima rentré!
    Beijocas
    Moira

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da tua sugestão. Cá em casa já me pediram para experimentar este menu :).

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  7. Para mim é óptimo, prefiro vegetariano a carne :) Este menú é dos meus :)

    ResponderEliminar
  8. Tu sabes como eu gosto das sugestõs exóticas com que nos brindas, mas esta encheu-me as medidas, especialmente a sopa. Bravo!

    ResponderEliminar
  9. Uau! Uma "rentrée" em grande! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. É chamada entrada de rompante! Fiquei no olho com as almofadinhas e não digo que não à sopinha, como não podia deixar de ser. Bela sugestão.

    Bj enorme e hasta quarta!

    ResponderEliminar
  11. eu ca adorei a tua nova propsorta de emneta mais barata.
    a sopa deve ser muito boa. tenho que experiemntar.
    a segunda refeiçao por mim esta divinal.
    nao faz aml nao ter carne.
    beijinhos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.