Este ano voltaram a passar pela minha cozinha “carradas” de figos deliciosos, rechonchudos e doces, 100% biológicos, de uma árvore de ninguém, colhidos por quem bem conhece a minha paixão por este fruto… Da maioria desses figos fiz compota, de outra parte, salada, alguns comi-os como sobremesa, assim simples… Ontem, à laia de despedida, confeccionei este prato, no qual o tomilho-limão joga um papel fundamental, ao conferir um sabor acidulado à carne, que contrasta na perfeição com a doçura do molho de figos.
Ingredientes (4 pessoas):
500 g de lombinhos de porco
Vinho branco
Massa de pimentão
3 dentes de alho
Tomilho-limão (usei seco)
1 folha de louro
Sal q.b.
Molho figos:
2 dl de vinho do Porto
½ cebola picada
10 a 12 figos (os meus eram pequenos)
Molho de assar a carne, coado
Barrar os lombinhos com massa de pimentão e o alho picado. Deixar marinar pelo menos 2 horas em vinho branco, temperado com tomilho-limão e louro. Ligar o forno a 240 graus. Secar os lombinhos em papel absorvente. Numa frigideira, dourá-los em azeite. Numa assadeira, colocar os lombinhos e o líquido da marinada. Assar entre 40 a 45 minutos (manter durante uns 20 minutos o forno a 220 graus, descendo depois para os 160 graus – indicações para forno a gás). Ir vigiando a carne, regando com o molho e acrescentar água caso seja necessário.
Refogar a cebola num pouco de azeite, juntar o molho de assar a carne, previamente coado. Deixar cozinhar a cebola uns 3 minutos. Acrescentar o vinho do Porto e os figos cortados aos quartos. Deixar reduzir o molho. Servir os lombinhos às fatias com o molho de figos. Para acompanhamento, sugiro arroz branco ou batata assada e uma salada de rúcula.
Intervalo para publicidade: usei tomilho-limão seco, de agricultura biológica, produzido pelos meus queridos amigos, Rosário e Henrique. Fiquem de olho na etiqueta Ervas da Zoé, pois as ervas aromáticas e os chás desta marca são maravilhosos e de exímia qualidade, produzidos e misturados com imenso carinho e muitíssima sabedoria.
São coisas destas que me deixam com vontade de gostar de figos. E já gosto mais, antes nem podia vê-los. Esta receita tem um aspecto... A doçura dos figos deve ligar lindamente com a carne. E além disso é linda e sofisticada. Parabéns! :)
ResponderEliminarBeijo *
Mariana
Agora fiquei de queixo caido com esse molho de figos!
ResponderEliminarTodos os anos eu digo a mim mesma que vou fazer qualquer coisa com figos e depois acabo por comer os ditos antes de chegarem ao fogão.
Bj
Pipoka,
ResponderEliminarAgora que já não tenho figos é que me apareces com esta pequena maravilha? Vou ter que a guardar para o ano que vem. Fiquei a babar hehehe
Beijocas
Moira
Mulher,
ResponderEliminarEste é o género de receita que me leva a comer carne e chorar por mais. Hei~de guardá-la para o ano.
Bj e boa semana
PS - a compota de figo é divinal!
Eu sou uma pessoa que não pode ver uma receita com figos.
ResponderEliminarSimplesmente não resisto!
E esta está de me deixar a contar os dias até o próximo Agosto para voltarem os figos da sogrinha.
Que maravilha. :)
que delícia, comadre fofa!
ResponderEliminarAqui em casa, quem não estiver atento, não come figo nenhum, Recebemos alguns dos vizinhos e até deu para eu fazer compota :) Esse molho deve ser muito bom!
ResponderEliminarPor acaso comprei há pouco tempo um vasinho com tomilho-limão, na altura nem sabia que existia foi a senhora da loja que me aconselhou. Quanto aos figos nem te digo, nesta época é uma loucura e todos comem com gosto.
ResponderEliminarBjs
Obrigada pelo comentário tão simpático que deixas-te lá no Tangerina. Hoje fui eu que fiquei a ronronar como um gato gordo e feliz :)))
ResponderEliminarO meu amor aos figos leva-me automáticamente a adorar este molho mas.... já não há figos :( Vai ter de esperar para o ano!
Beijinhos,
Carlota
Parece-me sublime!
ResponderEliminarCopiei para a pasta "to do".
Penso que ainda consigo arranjar figos.
eu sou uma doida por figos e ando sempre de volta da figueira la de casa:-)
ResponderEliminararranjaste uma bela forma de os confeccionar.
hum esse molho parece-me fantastico.
beijinhos
Que molho mais sofisticado, adorei ! Quando seja a época de figos (Daqui a pouco) vou fazer e assim saio do super hiper comum lombinho com ananás e ameixas :)
ResponderEliminarque belissimo aspecto. digo mesmo divinal.
ResponderEliminarMais uma que ficou de queixo caído com esse lombo e respectivo molho... Quando tiver figos venho automaticamente a este blog, tens mil e uma utilizações para os ditos!!! ehehehe
ResponderEliminarEssas ervas são comercializadas aqui por Lisboa?? Nunca vi a marca, mas gostava de enriquecer os meus pratos com tal carinho e sabedoria!
Quando publicaste esta receita fiquei a salivar mas já tinha passado a época dos figos :-(
ResponderEliminarEste ano, assim que vi figos lembrei-me da tua receita. Hoje foi o nosso jantar e posso dizer-te que adoramos todos, foi um sucesso :-) E com o nosso tomilho-limão até parece que tem um sabor ainda mais espectacular.
Agradeço-te imenso esta receita pipokinha. xuac!