Quando li este texto da Mariana, optei por reduzir o consumo de bacalhau, tendo essa decisão consequências também aqui no blogue (há alguns meses que o fiel amigo anda esquecido). No entanto, de vez em quando, é muito bom voltar a saboreá-lo, sobretudo, em ocasiões especiais e, de preferência, “cozido com todos”, que é a forma que mais gosto de comê-lo. Quando resta algum bacalhau cozido, faz-se então um prato do género deste que aqui vos apresento. No caso desta lasanha, se quiserem “poupar” o - ou no – bacalhau, substituam-no por paloco, uma espécie afim que se encontra à venda em qualquer supermercado, nomeadamente sob forma de migas.
s
Respondendo à "última chamada" da Nana, aproveito para actualizar este post, incluindo esta receita "italo-portuguesa" no desafio La Pasta... E não é que logo eu, que adoro "pasta" ia deixando escapar esta oportunidade de participar no desafio das quatro ragazze... foi por um triz, mas felizmente elas são boa gente e deixaram-me participar. Grazie tante ragazze!
Ingredientes:
1 pacote de natas
½ litro de molho bechamel
(se usarem de compra, temperem-no também com limão e noz moscada)
1 cebola
3 dentes de alho
4 pimentos assados
400 g de bacalhau (já cozido e desfiado)
Azeite q.b.
3 tomates pelados
½ ramo de coentros
Pão ralado
Sal e pimenta
Lasanha fresca
½ litro de molho bechamel
(se usarem de compra, temperem-no também com limão e noz moscada)
1 cebola
3 dentes de alho
4 pimentos assados
400 g de bacalhau (já cozido e desfiado)
Azeite q.b.
3 tomates pelados
½ ramo de coentros
Pão ralado
Sal e pimenta
Lasanha fresca
(suficiente para 4 camadas)
Asse os pimentos (costumo fazê-lo no bico do fogão e depois retiro-lhes a pele) e corte-os em tiras grossas. Numa dose generosa de azeite, refogar a cebola, cortada em finas meias-luas, com o alho picado. Juntar o bacalhau, os tomates, os coentros picados e deixar tomar gosto, sem que seque demasiado. Reservar. Misturar as natas e o molho bechamel, temperado com limão, sal e noz-moscada (faço sempre a olho... por isso, vejam aqui a receita com quantidades certas). Deitar um pouco de molho no fundo de uma assadeira/pirex, dispor a primeira camada de lasanha e, por cima, colocar o refogado de bacalhau e os pimentos. Repetir esta operação até completar 4 camadas (a última é de lasanha). Cobrir com o resto do molho e polvilhar com pão ralado. Levar ao forno até gratinar (25 a 30 minutos).
Quando li o texto da Mariana, aqui em casa também reduzimos e muito o consumo de bacalhau mas de vez em quando sabe bem voltar a degustá-lo. Esta lasanha com o bacalhau e os pimentos assados parece-me muitíssimo bem pois é uma combinação de ingredientes que me agrada muito.
ResponderEliminarbeijinhos
Como eu te percebo, pipoka! Eu também adoro bacalhau, sempre foi das minhas coisas favoritas. Agora reduzi o consumo e cá para casa nunca o compro. Mas sinto falta dos pratos de casa. Assado na brasa com batata a murro e broa, sobretudo. Pode ser que a situação se reverta e possamos voltar a desfrutá-lo em abundância.
ResponderEliminarBeijoca *
Mariana
Bem, este texto da Mariana também me fez vacilar, embora tenha de confessar que bacalhau é presença pelo menos bi-semanal lá em casa. Garantidamente vou reduzir o seu consumo :( Desconhecia a existencia do tal paloco.
ResponderEliminarAdo ei esta receita, só fiz lasanha de bacalhau uma vez e ficou meio deslavada. Esta parece-me bem mais gostosa.
Pipokinha, nunca comi lasanha de bacalhau, acredita? Que delicia parece ser.... seu prato está maravilhoso!!
ResponderEliminarBeijos, linda.
Hummm Lasanha de Bacalhau tb é muuuito bom...ficou linda...beijinho
ResponderEliminarTambém eu não resisto a um bom bacalhau nem que seja de vez em quando!
ResponderEliminarBela lasanha, Pipoka!
Que lasanha fantástica Pipoka! Adorei a combinação dos pimentos com o bacalhau. ok, eu não li o texto da Mariana, mas calculo que seja bom mas deprimente para andares a diminuir o consumo de bacalhau!
ResponderEliminarBeijoca enorme
humm.... dá pra sentir o sabor daqui... incrível!
ResponderEliminarbjs
nunca vi e nem comi nada igual. Deve ser delicioso !!!
ResponderEliminarbj
Nossa achei esse blog muito chique,cada receita maravilhosa.
ResponderEliminarbjs
e sabe bem estar de volta :DDDD
ResponderEliminarjá estava na alturar de retomar o meu blog!
vejo que por aqui tudo continua igual... pratos lindissimos feitos com mt amor e carinho e bom gosto e mais alguma coisa!
lasanha de bacalhau e pimentos soa-me muito mas mesmo muito bem! :D
beijinho grande
Oi Pipoka, se quiser participar do desafio é só colocar o logo do desafio La Pasta (tá lá no blog)e incluiremos a receita no desafio. Só envie um e-mail prá gente dizendo se a mudança foi feita, ok?
ResponderEliminarBjo
Letícia
Descobri o seu blog,e estou a gostar imenso!
ResponderEliminarDesconhecia o texto da Mariana,tentarei reduzir o consumo cá em casa(só tenho pena,q por nós seja tão apreciado!!!)
Quanto a esta receita irei experimentar,mas agora com paloco,bjs
Cristina
que maravilha amiga,receitinha anotada jinhos
ResponderEliminarQue pena que lá em casa o marido não gosta de bacalhau, porque esta receita parece-me muito boa.
ResponderEliminarNunca fiz nem comi lasanha de bacalhau, mas olha que esta convenceu-me! Está mesmo apetitosa. Bjs
ResponderEliminarPipoka, essa lasanha so pode ser muito boa. Que combinacao feliz essa dos pimentoes assados com o bacalhau. Gostei.
ResponderEliminarBom, aqui bacalhau soh mesmo em ocasioes especialissimas, sao raros de encontrar.
Beijos
Ora cá está um prato feito à minha medida!...:)
ResponderEliminarAdoro lasagna mas não posso resistir a um bom bacalhau...depois os pimentos assados...fantástico!... a verdadeira cozinha de fusão!;)
Beijos
Só não gosto dos pimentos ;)
ResponderEliminarboa sorte...
beijinho
Adoro bacalhau, adoro lasanha, adoro pimentão.
ResponderEliminarMas sabe que nunca fiz um prato com os 3 juntos? Adorei a sugestão, anotada para experimentar!
Beijinhos
Muito boa combinação e aspecto excelente!
ResponderEliminarEu ADORO lasanha de bacalhau, e bacalhau com TUDO!
ResponderEliminarAcheio o máximo a ideia de usar os pimentos assados, que por si só já são óptimos.
Cá em casa não preciso reduzir o consumo do bacalhau, pois não uso com frequência, uso principalmente em ocasiões mais especiais.
Bjs :)
Adoro pimentos... misturado com o bacalhau só pode ser bom. Venha uma lasanha com o fiel amigo!!! Maravilha :)
ResponderEliminaraiii mas desse jeito quem vai querer poupar? está maravilhosamnete apetitosa!!!bjs
ResponderEliminarPipoka, que delicia de lasanha , faz tempo que tenho vontade de provar e acabo, cada vez que compro bacalhau, fazendo outras coisas.
ResponderEliminarBeijos
Nossa lasanha já é bom de bacalhau então é melhor ainda!
ResponderEliminarBeijos
Portugal + Itália !! Pode deixar que o Brasil vai comer !
ResponderEliminarRealmente, o texto da Mariana nos faz repensar o consumo do bacalhau. Mas, de vez em quando, não mata ninguém, não é. Gostei muito da receitinha, comadre.
ResponderEliminarEssa lasanha deve ter ficado o máximo, pimentões sempre dá um sabor incrível!
ResponderEliminarKisss^^
Um luxo de lasanha, eu também adoro o bacalhau e fico triste por estar nos peixes em via de extinção, há muito que compro paloco, bjs
ResponderEliminarNunca comi lasanha de bacalhau, mas agora fiquei com vontade.
ResponderEliminarBela lasanha, dona Pipoka! Sei de um provador que comia e chorava por mais. ;) Cá em casa somos fracos consumidores de bacalhau, bem por minha causa... Ando para tomar uma atitude de força em relação ao atum que vai pelo mesmo caminho. A humanidade é pior que qualquer praga de gafanhotos!
ResponderEliminarBj grande
Juntaste tudo o que eu gosto; lasanha, bacalhau e pimentos.
ResponderEliminarLi agora o texto da Mariana e fiquei a pensar... Bacalhau é considerado o máximo aqui em casa, mas é preciso ter consciência e bom senso...
Beijinhos.
Nossa que maravilha.
ResponderEliminarEu também costumo fazer lasanha de bacalhau mas nunca coloquei pimentos assados. A próxima vez que fizer vou colocar pimentos também. :-)
ResponderEliminarBjinhos