21/01/11

Lombo assado recheado com morcela e puré de castanhas

lombo recheado com morcela e puré de castanhas


Apesar de achar que até me safo bem na cozinha, existem pratos que tenho receio de fazer. Sou uma cozinheira um tudo ou nada impaciente, característica que me atrapalha quando o cozinhado exige alguma perícia e calma. Daí que enrolar tortas, rechear carne, confeccionar leite-creme ou arroz doce, decorar bolos ou bolachas, fazer pão são tarefas que algumas vezes resultaram – ou resultam – em desastre. A minha relação com o fracasso não é nada pacífica, mas estou cada vez mais convencida de que a experiência (e o erro) é fundamental para ultrapassar barreiras.


De qualquer forma, enquanto vamos testando as nossas capacidades e enfrentando as dificuldades, podemos munir-nos de utensílios que facilitem certas empreitadas, recolher informação sobre as técnicas e ver como se aplicam – o youtube e os sítios de culinária com vídeos são excelentes aliados. Toda esta conversa vem a propósito de um lombo recheado... Estava apreensiva em fazê-lo (enrolar e atar, sobretudo), mas, no fim-de-semana, deitei mãos à obra. O rolo ficou catita e queria partilhar convosco a receita, bem como os vídeos que me ajudaram a ter êxito e a executar a empreitada com rapidez:

Vídeo com isntruções para cortar a carne para rechear.
Vídeo com instruções para a rechear, enrolar e atar.

Outra dica. A maioria das cozinheiras e cozinheiros amadores, como eu, testa a cozedura da carne a “olhómetro”. Muitas vezes compramos tantas (in)utilidades para a cozinha e esquecemos o fundamental: um termómetro para medir o grau de cozedura da carne. Com este objecto, que custa entre € 5 a €12, ganhamos em segurança (sabemos quando a carne atingiu a temperatura em que as bactérias foram eliminadas) e em sabor (garantimos que fica no ponto ideal de suculência).



Ingredientes:

1,5 kg de lombo de porco
250 g castanhas
150 g de morcela
(não aumente a quantidade de morcela, caso contrário irá sobrepor-se ao sabor da castanha)
1 cebola
5 dentes de alho esmagados
2 dl de vinho branco
2 colher de chá de massa de malagueta
(se quiser use massa de pimentão, mas aumente a quantidade para 2 colheres de sopa)
5 ou 6 hastes de alecrim
Sal
Água q.b.s
Não pus o lombo a marinar, pois não queria que o sabor dos temperos se sobrepusesse ao do recheio. Caso queiram marinar a carne, é usar os temperos que aqui apresento ou outros da vossa preferência.

Recheio: cozer as castanhas em 2 dl de água (não é preciso sal, pois a seguir vamos juntá-las à morcela que já tem tempero suficiente). Esmagar as castanhas com um pouco da água. O objectivo é fazer um puré que não fique demasiado espesso, mas no qual se sintam pedaços de castanhas. Retirar a tripa da morcela, desfazer o recheio e passá-lo por azeite. Misturar a morcela com o puré de castanhas.

Abra a carne de modo para que fique uma peça rectangular (como no primeiro vídeo acima mencionado). Se quiser saltar esta parte, peça no talho que lhe cortem a carne para rechear. Rechear com a pasta de puré de castanhas e morcela. Enrolar e prender com fio (como no segundo vídeo). Num tabuleiro de ir ao forno, fazer uma cama de cebola e juntar os alhos esmagados, o alecrim, o vinho e um pouco de água. Por cima, colocar o lombo. Barrar com a massa de malagueta (ou de pimentão) e com o sal grosso. Levar ao forno por 1h15/30 (quando a temperatura da carne atingir os 71 graus está pronto). Até a carne ganhar cor, manter o forno a 220 graus, depois baixar para os 200. Vigie o assado regularmente e vá regando a carne com os sucos da cozedura. Se for necessário, junte água para que o molho não seque.

Sugestões de acompanhamento: batatas assadas, puré de batata-doce, arroz árabe, esparregado ou grelos e nabiças salteados.

18/01/11

Biscotti de amêndoa e chocolate

biscotti amendoa choco

Sempre que me apetece uma receita (doce ou salgada) especial, descomplicada, que funciona sempre, feita com aqueles ingredientes que se têm sempre à mão, regresso ao livro Rachel's Favourite Food for Friends. Desta vez, escolhi estes biscotti e fiquei desde logo arrependida por não ter dobrado a dose, mas claro para dois seria um exagero...

Acompanhados por uma chávena fumegante de chocolate quente, estes biscotti são excelentes para saborear numa tarde fria e chuvosa, enquanto se assiste a uma excelente série (e se dão umas boas gargalhadas) ou se folheia um bom livro à procura de inspiração para as receitas ;-).

Ingredientes:



80 g de chocolate
60 g de amêndoas torradas
1 ovo
100 g açúcar
125 g farinha
½ colher de chá de fermento
1 colher de sobremesa de leite para pincelar
1 colher de sopa de açúcar para polvilhar




Thermomix_bimby:


Picar o chocolate grosseiramente, pressionando 3 vezes no botão turbo. Retirar do copo e reservar. Bater o ovo com o açúcar 1m30seg/vel. 4. Juntar a farinha e o fermento, programar 40 seg./vel. 4. Juntar o chocolate picado e as amêndoas inteiras (ou partidas ao meio), misturando 40 seg./vel. colher.


Num tabuleiro de ir ao forno, estender um tapete de silicone, por cima, ponha a massa e molde um rolo baixo com cerca de 4x28 cm. Caso use papel vegetal, antes de colocar a massa em cima do papel, molde o rolo numa superfície enfarinhada. Pincele o rolo com o 1 sobremesa de sopa de leite e polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos, retire do forno, corte em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Leve novamente ao forno, 4 ou 5 minutos de cada lado até que os biscotti fiquem dourados e secos. Deixar arrefecer e guardar num recipiente hermético.

Tradicional:



Picar o chocolate grosseiramente. Reservar. Bater o ovo com o açúcar. Juntar a farinha e o fermento e misture bem. Finalmente, adicione o chocolate e as amêndoas inteiras ou partidas ao meio. Misture com uma espátula ou com as mãos.

Num tabuleiro de ir ao forno, estender um tapete de silicone, por cima, ponha a massa e molde um rolo baixo com cerca de 4x28 cm. Caso use papel vegetal, antes de colocar a massa em cima do papel, molde o rolo numa superfície enfarinhada. Pincele o rolo com o 1 colher de sobremesa de leite e polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos, retire do forno, corte em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Leve novamente ao forno, 4 ou 5 minutos de cada lado até que os biscotti fiquem dourados e secos. Deixar arrefecer e guardar num recipiente hermético.




10/01/11

Kebabs de carne e nozes com moutabel de batata-doce (puré com tahini)

Kebabs de carne com nozes


Há livros de receitas com capas tão bonitas, mas tão bonitas, que deixam adivinhar um mundo de receitas aromáticas, aconchegantes, de fazer crescer água na boca, que nos impelem imediatamente para a cozinha. Purple Citrus &Sweet Perfume é um dos casos em que essas promessas são cumpridas, a cada página. Como já disse no facebook do Three Fat Ladies, neste livro de receitas turcas, sírias, libanesas e jordanas, Silvena Rowe apresenta-nos uma visão contemporânea da cozinha do Médio Oriente, abrindo novas dimensões de sabor a receitas tradicionais, como falafel, moutabel, baklava.

A receita que aqui vos apresento é diferente da original – assim não têm argumentos para não comprarem o livro ;-) – , sem no entanto perder a sua essência.


Ingredientes

Para os kebabs:

500 g de carne picada (vaca ou borrego)
100 g de nozes
½ pimento vermelho médio
½ colher de chá de gomásio (sal com sementes de sésamo)
Pimenta
Coentros a gosto (se optar por carne de borrego, use hortelã ou menta)


Para o moutabel (puré):
750 g de batata-doce cozida a vapor ou assada
(na receita original usa-se batata normal)
Sementes de linhaça ou de sésamo para enfeitar
4 colheres de sopa tahini
4 ou 5 colheres de sopa de iogurte natural
1 ½ colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominhos
Sumo de meio limão


No robô de cozinha, pressionando o botão turbo 2 ou 3 vezes, picar as nozes e o pimento grosseiramente. Juntar os coentros, a carne picada e os temperos. Misturar até ficar homogéneo. Formar os kebabs, moldando-os em redor do espeto (se usar um espeto de madeira, deve molhá-lo para não queimar). Cada espeto levou 2 kebabs. Se usar um grelhador de bico de fogão ou uma frigideira, não é obrigatório que use os espetos de madeira, basta moldar os kebabs com o formato e tamanho que desejar, míni hambúrgueres, por exemplo. Vai 20 minutos ao frigorífico. Grelhar.

Numa tigela, misturar o tahini, o sumo de limão, o iogurte, o azeite e uma pitada de sal até ficar uma pasta homogénea. Esmagar as batatas com cerca de ¾ desta pasta (se for preciso use mais iogurte). Temperar o puré com os cominhos e polvilhar com as sementes. Servir os kebabs, acompanhados pelo puré e pela restante pasta de tahini e iogurte.


moutabe de batata (puré com tahini)


Baseado na receita “Al Halabi Style Kebabs with walnuts and pinenuts served with potato moutabel”, Purple Citrus & Sweet Perfume, Silvena Rowe.

Para mais informações sobre a chef Silvena Rowe, aconselho a leitura deste artigo do NY Times.

07/01/11

Torta de Nozes da Fernanda (breve regresso à infância)

torta de noz


Esta receita é de uma amiga da minha mãe, a Maria Fernanda, uma doceira de mão cheia. Em tempos, teve um pequeno café que vendia doces conventuais da região de Coimbra, pastéis de Tentúgal, pastéis de Santa Clara, queijadas de amêndoa. Era tudo feito artesanalmente, até o queijo fresco para as queijadas. Talvez por isso muitos viajantes fizessem questão de fazer um desvio para parar naquele verdadeiro paraíso à beira da estrada.

Esse local faz parte das minhas memórias de infância... A bancada de mármore onde a massa dos pastéis de Tentúgal era estendida até ficar com a espessura de papel vegetal (nunca comi outros iguais); o cheiro das queijadas acabadinhas de sair do forno; o prazer de trincar a fina massa dos pastéis de Santa Clara e saborear o delicioso recheio de doce de ovos e de amêndoa – os últimos que comprei, numa pastelaria no centro de Coimbra, eram tão grossos que nunca mais fui capaz de repetir a experiência (já lá vão mais de 15 anos); as brincadeiras com o Nando e a Cristininha, com quem jogava pingue-pongue e inventava histórias com soldadinhos, animais em miniatura e comboios eléctricos.

Ingredientes:


250 g miolo de nozes
250 g açúcar
2 colheres de chá de farinha
(não é engano: são mesmo 2 colheres de chá ;-))
1 colher de chá de fermento
6 ovos


Picam-se as nozes no robô de cozinha. Mistura-se a farinha com o fermento e envolvem-se as nozes moídas. Batem-se bem as gemas com o açúcar (é preciso energia!) e adiciona-se a mistura das nozes com a farinha e o fermento (fica uma massa consistente). Batem-se as claras em castelo bem firme e envolvem-se, aos poucos, com a massa.

A melhor forma de assegurar que a torta não se parte após a cozedura, quando for enrolada, é usar papel vegetal. Num tabuleiro, colocar uma folha de papel vegetal, untar com manteiga e farinha, ou com spray desmoldante (usei spray). Verter a massa e levar ao forno, previamente aquecido (10 minutos) entre 180 a 200 graus deixando cozer entre 10 a 15 minutos.

Pegando nas pontas do papel vegetal, vai-se enrolando a torta, ainda quente e deixa arrefecer completamente antes de servir.




05/01/11

Pasta de azeitonas e parmesão

pate_azeitonas_parmesao

Petiscos, patês, entradas, os “preliminares” da refeição são das comidas de que mais gosto (sem segundos sentidos, por favor). Sou capaz de fazer um jantar ou um almoço só com este tipo de comida. Por isso, no meu último jantar do ano, não podiam faltar.


As bolachinhas de parmesão, que publiquei aqui na segunda-feira, barradas com esta pasta ficam deliciosas.


Ingredientes (para 125 ml):


100 g de azeitonas sem caroço
1 dente de alho
2 colheres de chá de parmesão ralado
1 colher de chá de orégãos
2 colheres de sopa de azeite


O modo de fazer não podia ser mais fácil. Coloque todos os ingredientes num robô de cozinha e pique até ter a consistência desejada. Na Bimby, programei velocidade 5/12 segundos.

Receita adaptada do livro base da Bimby.

03/01/11

Bolachas de parmesão e tomilho limão


Antes de mais desejo um Bom Ano de 2011 aos leitores do Three Fat Ladies, fãs, bloggers, e a todos os meus amigos que por aqui passam. Este blogue tem andado bastante apagado... Tinha uma série de planos culinários que saíram “furados”, por causa de um forno da idade da pedra, que teima em estragar a comida... Além disso, o Natal não é de todo uma época do ano de que eu goste: o stress e a febre de consumo que contagia as pessoas nesta altura, deixa-me com vontade de fugir e só voltar no Ano Novo... E foi o que fiz, pelo menos aqui... ;-)

Deixo-vos hoje a receita de umas bolachas de parmesão, do Mark Bittman, que andava a namorar desde que a minha amiga Manuela as tinha publicado no Tertúlia dos Sabores. A receita original é feita com natas e orégãos, mas optei por substituir, respectivamente, por iogurte e tomilho limão. Podem ser feitas também com leite ou até com água, em vez de natas.

Ingredientes:

250 g de farinha
100 g de manteiga com sal
100 ml de iogurte natural
60 g de parmesão ralado
1 colher de chá de tomilho limão seco Ervas da Zoé

Tradicional:
Misturar a farinha, o tomilho limão, a manteiga cortada aos cubos e o parmesão até formar uma massa areada. Juntar o iogurte e fazer uma bola com a massa. Levar ao frio cerca de 30 minutos. Estender a massa com a espessura fina* e cortar com um cortador de bolachas (ou um corta pizza). Vai ao forno sobre papel vegetal (ou num tapete de silicone) entre 8 a 10 minutos.

Thermomix_bimby
Ralar o queijo uns segundos na velocidade 9. Juntar os restantes ingredientes e programar 15 segundos, velocidade 6. A massa deve ficar uma bola. Levar ao frio cerca de 30 minutos. Estender a massa com a espessura fina* e cortar com um cortador de bolachas (ou um corta pizza). Vai ao forno sobre papel vegetal (ou num tapete de silicone) entre 8 a 10 minutos.

*Se preferirem umas bolachas finíssimas, aconselho-vos a verem este engraçado vídeo do Mark Bittman.