Há livros de receitas com capas tão bonitas, mas tão bonitas, que deixam adivinhar um mundo de receitas aromáticas, aconchegantes, de fazer crescer água na boca, que nos impelem imediatamente para a cozinha. Purple Citrus &Sweet Perfume é um dos casos em que essas promessas são cumpridas, a cada página. Como já disse no facebook do Three Fat Ladies, neste livro de receitas turcas, sírias, libanesas e jordanas, Silvena Rowe apresenta-nos uma visão contemporânea da cozinha do Médio Oriente, abrindo novas dimensões de sabor a receitas tradicionais, como falafel, moutabel, baklava.
A receita que aqui vos apresento é diferente da original – assim não têm argumentos para não comprarem o livro ;-) – , sem no entanto perder a sua essência.
Ingredientes
Para os kebabs:
500 g de carne picada (vaca ou borrego)
100 g de nozes
½ pimento vermelho médio
½ colher de chá de gomásio (sal com sementes de sésamo)
Pimenta
Coentros a gosto (se optar por carne de borrego, use hortelã ou menta)
Para o moutabel (puré):
750 g de batata-doce cozida a vapor ou assada
(na receita original usa-se batata normal)
Sementes de linhaça ou de sésamo para enfeitar
4 colheres de sopa tahini
4 ou 5 colheres de sopa de iogurte natural
1 ½ colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominhos
Sumo de meio limão
No robô de cozinha, pressionando o botão turbo 2 ou 3 vezes, picar as nozes e o pimento grosseiramente. Juntar os coentros, a carne picada e os temperos. Misturar até ficar homogéneo. Formar os kebabs, moldando-os em redor do espeto (se usar um espeto de madeira, deve molhá-lo para não queimar). Cada espeto levou 2 kebabs. Se usar um grelhador de bico de fogão ou uma frigideira, não é obrigatório que use os espetos de madeira, basta moldar os kebabs com o formato e tamanho que desejar, míni hambúrgueres, por exemplo. Vai 20 minutos ao frigorífico. Grelhar.
Numa tigela, misturar o tahini, o sumo de limão, o iogurte, o azeite e uma pitada de sal até ficar uma pasta homogénea. Esmagar as batatas com cerca de ¾ desta pasta (se for preciso use mais iogurte). Temperar o puré com os cominhos e polvilhar com as sementes. Servir os kebabs, acompanhados pelo puré e pela restante pasta de tahini e iogurte.
Baseado na receita “Al Halabi Style Kebabs with walnuts and pinenuts served with potato moutabel”, Purple Citrus & Sweet Perfume, Silvena Rowe.
Para mais informações sobre a chef Silvena Rowe, aconselho a leitura deste artigo do NY Times.
Ola Pipoka,
ResponderEliminarfiquei fascinada por este livro e ja o pus na minha longa lista de livros! ;)
Por agora ando embrenhada na cozinha da Tessa Kiros!
Beijinhos
Sofia
Só a capa do livro já é fascinante!...
ResponderEliminarOs livros são mundos dentro do mundo...
Um beijo
Babette
Não conhecia a senhora, nem o livro, nem as receitas. Ou seja, fico a conhecer tudo ao mesmo tempo e parece-me muito bem :)
ResponderEliminarhumm delicioso!
ResponderEliminarMeu Deus! E eu que tinha prometido a mim própria que não comprava livros por um bom período de tempo! Ahrrrrr! Acho que não vou conseguir resistir depois da tua dica! Um beijinho :)
ResponderEliminar@Sofia, os livros da Tessa Kiros são igualmente fantásticos ;-) Olha, este livro tem algumas receitas de romã de que te falei.
ResponderEliminar@Babette, sem dúvida que os livros de culinária são também uma forma de nos fazer viajar.
@Ameixa, este livro tem imensas receitas com sumac, ias adorar.
@Coffee, é mesmo delicioso!
@Filipa, eu faço essa mesma promessa todos os dias a mim mesma... impossível de cumprir ;-). Prefiro fugir dos saldos nas lojas e comprar calmamente uns livritos na Amazon ;-)
bjs a todas
Achei incrivel.
ResponderEliminarNunca tinha pensado na tahine em pure- como boa carioca, o tahine vem em hummus p/ mim! Mas vou pedir vossa licenca para tentar...
Copiando a receita agora...
Tahini é fenomenal. Se se apanharem com restos de tahini, tentem fazer Baba Ghanoush (não há nenhuma receita no livro que vocês queiram publicar? ;) ). É manjar dos deuses.
ResponderEliminarParabéns pelo blogue. Descobri a partir da Tertúlia e fiquei fã (aqueles bombons de farinheira, meu deus).
@gula, obrigada pela visita. Para mim também foi uma descoberta, pois uso tahini em alguns patês do Médio Oriente, em molhos e, pontualmente em sobremesas, mas nunca tinha usado no puré.
ResponderEliminar@Paulo, obrigada pela visita e pela simpatia. Também costumo fazer Baba Ganoush. Um dia destes publico a receita. Há quem diga que o que leva tahini é o moutabel (pasta de beringela que se faz no líbano) e que o baba ganoush é egipcío e sem o tahini... tenho de investigar!
beijos
Pipoka, quando vi essa sua foto no facebook, quase babei!
ResponderEliminarE agora vim apontar a receita. Sou apaixonada pela cozinha árabe!
Beijocas!
:o)
@Nô,
ResponderEliminarEu também sou fã de cozinha do Médio Oriente, acho que nos próximos tempos vou fazer muitas receitas de lá.
bjs
Oiee.. tudo bem??!
ResponderEliminarEstava fuçando na net e encontrei o seu blog... ameii muito!!! =D=D
Dá um pulinho lá no meu blog tb..
www.makeupdebombom.blogspot.com
Com 150 seguidores haverá um ótimo sorteio!!! =D=D
Ainda não decidi o que sortear, mas com ctz meus seguidores irão amar!! hehe
Então, não deixe de seguir!! hehe
Beijinhos...
www.makeupdebombom.blogspot.com
o livro deve ser muito bom
ResponderEliminara receita esta uam delicia
ate fiquei com agua na boca
beijinhos e um bom fim de semana