03/01/11

Bolachas de parmesão e tomilho limão


Antes de mais desejo um Bom Ano de 2011 aos leitores do Three Fat Ladies, fãs, bloggers, e a todos os meus amigos que por aqui passam. Este blogue tem andado bastante apagado... Tinha uma série de planos culinários que saíram “furados”, por causa de um forno da idade da pedra, que teima em estragar a comida... Além disso, o Natal não é de todo uma época do ano de que eu goste: o stress e a febre de consumo que contagia as pessoas nesta altura, deixa-me com vontade de fugir e só voltar no Ano Novo... E foi o que fiz, pelo menos aqui... ;-)

Deixo-vos hoje a receita de umas bolachas de parmesão, do Mark Bittman, que andava a namorar desde que a minha amiga Manuela as tinha publicado no Tertúlia dos Sabores. A receita original é feita com natas e orégãos, mas optei por substituir, respectivamente, por iogurte e tomilho limão. Podem ser feitas também com leite ou até com água, em vez de natas.

Ingredientes:

250 g de farinha
100 g de manteiga com sal
100 ml de iogurte natural
60 g de parmesão ralado
1 colher de chá de tomilho limão seco Ervas da Zoé

Tradicional:
Misturar a farinha, o tomilho limão, a manteiga cortada aos cubos e o parmesão até formar uma massa areada. Juntar o iogurte e fazer uma bola com a massa. Levar ao frio cerca de 30 minutos. Estender a massa com a espessura fina* e cortar com um cortador de bolachas (ou um corta pizza). Vai ao forno sobre papel vegetal (ou num tapete de silicone) entre 8 a 10 minutos.

Thermomix_bimby
Ralar o queijo uns segundos na velocidade 9. Juntar os restantes ingredientes e programar 15 segundos, velocidade 6. A massa deve ficar uma bola. Levar ao frio cerca de 30 minutos. Estender a massa com a espessura fina* e cortar com um cortador de bolachas (ou um corta pizza). Vai ao forno sobre papel vegetal (ou num tapete de silicone) entre 8 a 10 minutos.

*Se preferirem umas bolachas finíssimas, aconselho-vos a verem este engraçado vídeo do Mark Bittman.

13 comentários:

  1. Pipoka,
    Bela maneira de comecar 2011!
    Fiquei muito curiosa com essas bolachinhas salgadas. Parecem deliciosas! :)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Lindas Bolachinhas!
    Também tenho que as experimentar com tomilho limão, devem ficar óptimas.
    Faço minhas as tuas palavras sobre o Natal e o consumismo desnecessário.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Olá Pipoka! ok, ok, ok....o Natal é um bocado isso que dizes....mas não é só! E olha que, pela parte que me toca, senti a tua falta!! De qualquer forma, o regresso compensou: que receita optima! Eu também ando de namoro pegado com algumas receitas, mas não consigo disciplinar-me para as fazer, ou faço e não tiro foto, ou...enfim! Um Bom Ano também para ti e um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. O bom filho à casa torna e cá estás tu com umas belas bolachas :)

    ResponderEliminar
  5. Andaste desaparecida mas voltaste muito bem acompanhada, com umas bolachinhas fantásticas, fiquei de olho nelas
    Um beijinho e Feliz 2011

    ResponderEliminar
  6. O video é mesmo hilariante!
    Eu faço-as desde que o vi e fiquei fã. Desde o início que uso leite e depois vou variando o aroma.
    Lindas estrelas!
    Pode ser que nos inspirem para este 2011 que agora começa.

    como eu te compreendo em relação à histeria natalícia...

    Beijinho grande e muitos e bons encontros é o que desejo para nós neste novo ano. :)

    ResponderEliminar
  7. Eu já fiz essas bolachas e são uma delicia.
    Usei a maquina da massa fresca para as esticar.
    A versão tomilho limão deixou-me com apetites de as voltar a fazer.

    BOM ANO!!!!

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia o Sr. Mark Bittman e já me ri sozinha a ver o vídeo!!

    Adorei as bolachinas, cedrtamente é para fazer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Lindinha,

    Estas bolachinhas só podem ser deliciosas: receita do minimalista, feitas pela Manuela e reinventadas por ti... Mim quer!

    Bj e boa semana*

    ResponderEliminar
  10. @Sofia, são mesmo boas e prestam-se a inúmeras modificações: podes juntar outro tipo de queijo e outras ervas.

    @Moira, o tomilho limão casa na perfeição com o queijo parmesão.

    @Filipa, revejo-me nas tuas palavras quanto à incapacidade para me autodisciplinar e fazer as receitas que tenho marcadas.

    @Ameixa, o bom filho às vezes gosta de fazer umas pausas para desenjoar! ;-)

    @ Gisela, tenho que escolher outra companhia, pois as bolachas marcharam todas num ápice. ;-)

    @Gasparzinha, já não me lembrava que tinhas feita estas, mas estou de olho é nas de parmesão com tomate seco que publicaste há uma semana.

    @Marizé, excelente dica essa de usar a máquina de massa fresca para estender as bolachas! Lá vou eu tirar a máquina de despensa!
    @Rachel, o Mark Bittman além de ser um excelente chef, é super-divertido.

    @Suzana, fáceis e saborosas, as receitas do Bittman são sempre uma mais-valia em qualquer currículo culinário.

    beijos e bom ano a todas

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, em primeiro lugar deixa-me dar-te um beijinho e um abraço pelas lindas palavras que deixas-te lá no figo. Sim, já me conheces!
    Já fiz estas bolachinhas algumas vezes e sempre com versões diferentes. A que publiquei no figo foi uma das que mais agradou o "povo" com alecrim fresco e flor de sal. Hei-de experimentar a versão tomilho-limão. : )
    beijocas grandes para ti e para o Luis e um excelente 2011!!

    ResponderEliminar
  12. @Margarida,

    As minhas palavras são absolutamente sentidas. O teu blogue é sem dúvida um dos meus favoritos e tu, como diria a nossa Carlota (apontando para o coração), "estás cá dentro". ;-)

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  13. desde ja um bom ano de 2011
    as bolachinahs devem ficar tao bem com um pate
    estao lindas
    beijinho

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.