18/01/11

Biscotti de amêndoa e chocolate

biscotti amendoa choco

Sempre que me apetece uma receita (doce ou salgada) especial, descomplicada, que funciona sempre, feita com aqueles ingredientes que se têm sempre à mão, regresso ao livro Rachel's Favourite Food for Friends. Desta vez, escolhi estes biscotti e fiquei desde logo arrependida por não ter dobrado a dose, mas claro para dois seria um exagero...

Acompanhados por uma chávena fumegante de chocolate quente, estes biscotti são excelentes para saborear numa tarde fria e chuvosa, enquanto se assiste a uma excelente série (e se dão umas boas gargalhadas) ou se folheia um bom livro à procura de inspiração para as receitas ;-).

Ingredientes:



80 g de chocolate
60 g de amêndoas torradas
1 ovo
100 g açúcar
125 g farinha
½ colher de chá de fermento
1 colher de sobremesa de leite para pincelar
1 colher de sopa de açúcar para polvilhar




Thermomix_bimby:


Picar o chocolate grosseiramente, pressionando 3 vezes no botão turbo. Retirar do copo e reservar. Bater o ovo com o açúcar 1m30seg/vel. 4. Juntar a farinha e o fermento, programar 40 seg./vel. 4. Juntar o chocolate picado e as amêndoas inteiras (ou partidas ao meio), misturando 40 seg./vel. colher.


Num tabuleiro de ir ao forno, estender um tapete de silicone, por cima, ponha a massa e molde um rolo baixo com cerca de 4x28 cm. Caso use papel vegetal, antes de colocar a massa em cima do papel, molde o rolo numa superfície enfarinhada. Pincele o rolo com o 1 sobremesa de sopa de leite e polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos, retire do forno, corte em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Leve novamente ao forno, 4 ou 5 minutos de cada lado até que os biscotti fiquem dourados e secos. Deixar arrefecer e guardar num recipiente hermético.

Tradicional:



Picar o chocolate grosseiramente. Reservar. Bater o ovo com o açúcar. Juntar a farinha e o fermento e misture bem. Finalmente, adicione o chocolate e as amêndoas inteiras ou partidas ao meio. Misture com uma espátula ou com as mãos.

Num tabuleiro de ir ao forno, estender um tapete de silicone, por cima, ponha a massa e molde um rolo baixo com cerca de 4x28 cm. Caso use papel vegetal, antes de colocar a massa em cima do papel, molde o rolo numa superfície enfarinhada. Pincele o rolo com o 1 colher de sobremesa de leite e polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos, retire do forno, corte em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Leve novamente ao forno, 4 ou 5 minutos de cada lado até que os biscotti fiquem dourados e secos. Deixar arrefecer e guardar num recipiente hermético.




14 comentários:

  1. Lindos biscottis! Eu adoro, e com chocolate então..
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho este livro na minha lista, é bom saber que tem boas receitas :) Nunca fiz biscotti, ando com muita preguiça para os biscoitos... a foto ficou fantástica!

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente fantásticos! Adorei a receita...tradicional...que bimby ainda não há nesta cozinha ;) A referência ao livro deixou mais uma marca do three fat ladies na minha wish list! Está a ficar um bocadinho grande....Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz biscotti na vida e cada vez que os vejo fico águada hehehe

    ResponderEliminar
  5. Tb me estreei nos biscotti há pouco tempo e fiquei absolutamente fã!
    Assim como da série "Modern Family" - cá em casa foi toda de seguida quando a descobrimos. Muito boa. :)
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  6. Parece deliciosa e adaptada à bimby muito melhor... Vou guardar esta receita no caderninho de receitas aqui de casa, para assim que existir um espacinho fazer.
    Obrigada e beijinho carolina e margarida

    ResponderEliminar
  7. Que coisa mais apetitosa!!!
    Gostei imenso da receita
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia a série, parece-me super divertida. A tua receita agradou-me bastante. Nunca me aventurei a fazer biscotti.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Que inveja, também queria uma chávena de chocolate quente e uns biscotti destes tão bonitos e, de preferência, bem relaxada no sofá!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. ai que belos biscoitos. chocolate quente nao e das minha sbebidas favoritas mas os biscoitos vao bem com um cha tambem.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Nunca fiz biscotti, mas estes são um óptimo incentivo :-) Também gostei do lombo recheado, ficou óptimo para 1ª vez!
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  12. fiz os biscotti e logo de seguida tive "encomendas" para mais. Obrigada

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.