07/09/09

Requeijão assado com tomate seco e sálvia

 
n
Esta semana, a minha ideia é publicar o menu de um jantar de amigas – a que alguém chamou de ladies night, mas esqueceu-se de que havia um Dinis dentro de uma das barrigas (afinal o principal motivo para a antecipação da nossa tertúlia, caso contrário, o jantar teria de ser na maternidade). Foi um serão muitíssimo animado – com o humor corrosivo das minhas queridas amigas era impossível ser de outra forma – e a comida até não estava má ;-). Para ser perfeito só faltou mesmo a Teresa, que pela primeira vez não marcou presença neste meeting de ex-colegas de emprego.
s
Aqui fica uma das entradas, adaptada daqui.


Ingredientes:


250 g de requeijão*
4 tomates secos
1 ovo
Pimenta
1 mão cheia de sálvia
Azeite q.b.
v
Demolhar os tomates secos cerca de 1 hora para que percam o sal e amoleçam. Com a varinha mágica (mixer), misturar o requeijão com o tomate, o ovo e a pimenta. Juntar a sálvia picada. Colocar esta pasta em ramequins untados com azeite. Levar ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 30 minutos. Deixar arrefecer cerca de 30 minutos antes de servir (se quiser pode desenformar).

Esta entrada é ideal para servir num dia em que se utilize o forno para fazer a refeição principal ou a sobremesa, pois aproveita-se um “cantinho” do forno para colocá-la, e sempre se poupa alguma energia.

*Para os leitores brasileiros: o requeijão em Portugal é um queijo similar ao ricotta, não é o mesmo que requeijão no Brasil.

P.S.: não sei o que se passa, mas não consigo formatar a mensagem de acordo com o tipo de letra e tamanho que habitualmente utilizo. Ultimamente tem sido uma guerra....

9 comentários:

  1. pipoka, uma entrada com a cara das three fat ladies... :))Andei viciada em tomates secos vá-se lá saber porquê, e a pô-los em tudo o que fazia. Já abrandei um bocado o vício, mas esta receita já me vai estragar o controle ehehehe Os tomates secos que uso vêm em azeite, portanto não deve ser necessário demolhá-los. Muito gourmet :)

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, adorei esta entrada!!
    Deve ter sido um jantar delicioso em tão boa companhia. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Numas tostas deve ficar de comer e lamber o recipiente :)
    Hoje também andei em luta por causa disso mesmo. Acabei por desistir e o meu post saiu com duas letras diferentes!

    ResponderEliminar
  4. Esta entradinha deve ser maravilhosa. Sem dúvida a experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Pipoka, gostei tanto mas tanto mas tanto desta entrada que, ou muito me engano, ou ela vai-nos acompanhar no jantar de hoje. : )
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. UAU! Mesmo a meu gosto, estou super curiosa com o sabor do requeijão e tomate seco.

    Uma tertulia de miudas é mesmo o que estou a precisar para curar o mau humor que me tem atormentado nos ultimos dias.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Posso confirmar que é uma entrada divinal!!! Fico à espera do resto da ementa... Um grande beijinho de agradecimento à Pipoka pelo maravilhoso jantar com que nos brindou!

    ResponderEliminar
  8. Para tudo!!! Isso deve ser bom demais!
    bjks

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.