16/09/09

Panna cotta de baunilha com coulis de morango

Hoje, era o meu dia do 4 por 6, mas atrasei-me um pouco na preparação da ementa, já que os pratos que vou sugerir aprendi-os recentemente e era necessário testar quantidades (felizmente a Laranjinha safou-me, antecipando a sua participação). Assim, apresento-vos a sobremesa do tal jantar de amigas de que vos falei na semana passada: uma panna cotta com coulis de morango, receita da querida Elvira. Ultimamente ando completamente rendida a esta sobremesa de sabor suave, mas notável, e de simples e rápida confecção (se não contarmos com as horas de refrigeração, claro!).


Ingredientes
(4 ou 5 pessoas):
600 ml de natas líquidas
50 g de açúcar
1 pacote de gelatina em pó (6 g)
1 vagem de baunilha
2 colheres de sopa de água para dissolver a gelatina
g
Coulis de morangos:
350 g de morangos maduros lavados e arranjados
150 g de açúcar
(200 g de açúcar em pó na receita original)
sumo de 1/2 limão
 
Colocar as natas e o açúcar numa caçarola ou tacho pequeno. Abrir a vagem de baunilha, no sentido longitudinal, com a ponta de uma faca. Raspar as grainhas da baunilha e adicioná-las às natas, juntando também a vagem. Aquecer em lume brando, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, retirar o tacho do lume e deixar repousar 10-15 minutos. Retirar a vagem de baunilha. Entretanto, misturar a água à gelatina e deixar repousar 2 ou 3 minutos (são estas as instruções que vêm na embalagem).
d
Juntar a gelatina à panna cotta, levar um pouco ao lume (brando) até dissolver a gelatina. Deitar a panna cotta em formas, ramequins, ou até mesmo chávenas de chá. Refrigerar de 4 a 6 horas antes de desenformar. Desenformar a panna cotta (mergulhar as formas em água quente e depois ajudar com a faca).
s
A Elvira fez o coulis de um modo mais simples e rápido, não o levando ao lume. Mas eu fiz mais tipo compota para que se pudesse conservar mais tempo (além disso não tinha açúcar em pó e queria que o açúcar ficasse bem dissolvido). Triturar os morangos com o sumo de limão e o açúcar. Levar ao lume e deixar fervilhar durante 15 minutos. Reservar (só servir quando estiver à temperatura ambiente).
s

9 comentários:

  1. Adoro panna cotta. E assim, simples, com coulis de morango, não há melhor. Também ando aqui com umas ideias para fazer umas coisas com panna cotta. A ver se dão nalguma coisa.

    (claro que nem vou comentar os maravilhosos dias que tu e a Laranjinha viveram juntas. Ainda estou verde de inveja! ;) )

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou fã das receitas da Elvira. Já fiz essa panna cotta e é muito boa, agora tenho feito uma versão mais light em que substituo parte das natas por iogurte natural. Eu sei que não é a mesma coisa, mas as natas engordam imenso e eu já não posso engordar nem mais 1 grama (risos)

    ResponderEliminar
  3. Panna Cotta rima com Carlota :)Adoro!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho que experimentar fazer panna cotta outra vez. Gostei bastante do sabor da minha mas tenho que melhorar a consistência :)

    ResponderEliminar
  5. Está linda, e o sabor só imagino, mas perfeito na mesma :D viva a pá na cota como diz a ameixinha hehe

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga,

    Fico muito feliz por gostares dessa sobremesa que também é uma das minhas favoritas. :-)

    Beijinhos grandes-

    ResponderEliminar
  7. as receitas da elvira sao fantasticas.
    ainda so testei uam ou duas mas adorei e vou testar mais de certeza.
    esta uma delicia esta panna cota.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Tenho esta receita de Panna Cotta da Elvira guardada para testar só que ainda não tive oportunidade. Encontrá-la aqui vem reforçar a vontade de fazer com urgência! Que delícia. Bjs

    ResponderEliminar
  9. A minha história com a panna cotta é tipo amor/ódio, ou neste caso, o inverso! A primeira vez que a provei detestei, o que me fez estar sem a poder ver durante varios anos. Recentemente provei (não havia mais opções que me agradassem no restaurante em questão) e fui apanhada de surpresa: belissima sobremesa, fresca, macia com o sabor da baunilha a prevalecer e nada do sabor anatado e enjoativo de que me recordava... O que andei a perder estes anos todos!!! Por isso é agora com um sorriso e não com uma careta que recebo esta sugestão!!!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.