23/09/09

Figos conservados em Rum





Já percebi que para a maioria dos nossos leitores terminou a época dos figos. Peço desculpa pelas tardias receitas com esta deliciosa fruta, mas não me queria despedir da temporada sem vos deixar mais esta... pode ser que ainda dê para fazer, nem que tenham que reduzir as quantidades. A receita é do livro How to be a Domestic Goddess, de Nigela Lawson, e, segundo as indicações da autora, é para ser consumida pelo Natal (3 a 4 meses depois de feita), com uma torrada de Panetonne (ou de Bolo-rei, digo eu). Mas gosto destes figos sobretudo com gelado de natas ou de baunilha.


Ingredientes:


1 kg figos
(a receita original leva figos pretos.. mas faço com verdes)
100 ml de rum (75 ml, no original) + 2 colheres de sopa (30 ml)
(pode ser necessário usar mais – ver receita)
500 g açúcar
500 ml água



Lavar e secar os figos cuidadosamente. Numa caçarola, em lume brando, dissolver o açúcar na na água, mexendo sempre. Deixar fervilhar durante 15 minutos. Retirar do lume e acrescentar os 100 ml de rum e os figos. Levar ao lume cerca de 1h30m, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau. Durante esse período, tapar a caçarola, mas não totalmente: deixar num ângulo que permita a evaporação de algum líquido. Assegure-se de que os figos cozinham homogeneamente (vire-os a meio da cozedura, mas faça-o com cuidado). Colocar os figos num frasco de vidro previamente esterilizado. Deixar o xarope ao lume uns 10 minutos para reduzir. Juntar 2 colheres de sopa de rum e mexer. Verter o líquido para o frasco e, caso os figos não fiquem cobertos pelo xarope, acrescentar mais rum. Guardar num lugar escuro (validade: 6 meses).

9 comentários:

  1. Figos bêbados também é uma perdição.
    Eu faço isso mas com figos secos que me sobram das festas natalícias e que depois mais ninguém liga. Cozidos em Xerez ou Vinho do Porto :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Pois aqui estão começando a aparecer os figos. Como fiz as pazes com essa fruta há poucos meses, ainda estou indo com calma nos doces. Com bebida nunca provei.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão. Imagino que os figos devem ficar óptimos. Para o ano tenho que experimentar.

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi figos em calda mas é uma fruta que adoro. Tenho alguns no frigorífico mas não consigo fazer mais nada senão comê-los frescos :) Não resisto!

    ResponderEliminar
  5. Adoro figos, e esta combinação parece-me deliciosa. No próximo ano não me escapa!

    ResponderEliminar
  6. Hum... melhor que congelados!
    Excelente dica.

    beijos

    ResponderEliminar
  7. Vi uma foto tua outro dia, agora já posso associar a cara à voz simpática :D

    Bem, todos os anos nos brindas com umas receitas fabulosas de figos! Por aqui este ano está fraco para figos... :(

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. A sugestão de comer esses figos com gelado de baunilha é arrasadora! Fiquei verdadeiramente desconsolada por saber que nesta altura me irá ser pouco económico e dificil de encontrar figos, pois adoraria experimentar este tipo de conserva! :(

    ResponderEliminar
  9. Essa receita me lembrou muito de um tio, que adorava fazer compotas, a de figo era especial. Vou testar a sua e me lembrar desse tio querido, bjs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.