18/09/09

4 por 6 na Ucrânia: Borscht e Ameixas recheadas à moda da Lyudmyla


No passado fim-de-semana, no âmbito da iniciativa TODOS, cujo objectivo foi promover um encontro de culturas no Martim Moniz, tive o prazer de participar em 2 aulas de culinária. No sábado, tivemos uma divertidíssima aula indiana, com direito a danças ao estilo Bollywood. Já no Domingo, a Lyudmyla e o marido deram-nos a conhecer alguns pratos típicos do seu país, a Ucrânia.


Decidi replicar aqui duas das receitas que aprendi com a simpática (e paciente) Lyudmyla, pois enquadravam-se perfeitamente no espírito do 4 por 6: uma sopa-refeição (coisa que adoro!) e uma sobremesa deliciosa (para comer com muita moderação ;-)).


As quantidades são adaptadas ao meu gosto e às exigências de uma refeição económica. Sempre que fujo à receita original da Lyudmyla assinalo-o.
l

Borscht
k




Ingredientes:
h


400 g de entrecosto
Água q.b.
350 g couve lombarda ou coração
200 g beterraba
(pode usar beterraba já cozida, eu optei por crua, por ser mais barato)
225 g batata
2 tomates pelados (ou polpa de tomate, no original)
100 g feijão cozido
1 cebola (180 g)
Azeite q.b. (no original, óleo de girassol)
Sal e pimenta
1 folha de louro
2 dentes de alho
Sumo limão q.b.
Salsa q.b.
Iogurte para enfeitar (natas, no original)


Cozer o entrecosto em água sem sal (usei a panela de pressão e foram cerca de 10 minutos, após disparar o apito). Enquanto a panela de pressão está ao lume, preparar os vegetais: ralar a beterraba e a couve (ou cortá-la finamente); cortar a batata aos cubos e picar a cebola grosseiramente. Deitar a couve a a batata na panela (a partir daqui, uso a panela de pressão como se de uma panela normal se tratasse). Acrescentar água quente, caso seja necessário, e sal. Manter ao lume. Entretanto, refogar a cebola em azeite. Juntar a beterraba ralada, deixando cozinhar um pouco até adicionar o tomate (ou a polpa). Deixar apurar. Juntar esta mistura à sopa. Depois, misturar o feijão. Temperar com pimenta preta, alho laminado e uma folha de louro. Quando levantar fervura, apagar o lume. Adicionar um pouco de sumo de limão. Servir polvilhada com salsa e com uma colher de iogurte.




Ameixas recheadas à moda da Lyudmyla




 Antes de provar, torci um pouco o nariz a esta sobremesa, pois pensei que a combinação não ia resultar. A maioria das pessoas tem a mesma reacção, mas quando prova... fica completamente rendida (eu também fiquei!).




Ingredientes:

20 ameixas secas (cerca de 125 g)
2,5 dl de vinho do Porto
(na Ucrânia usa-se vinho tinto e sumo de ginja)
1 colher de sopa de mel
Nozes (meia noz por ameixa)
Leite condensado q.b.


Num tacho, deitar o vinho, o mel e as ameixas. Levar ao lume até levantar fervura. Coar as ameixas (não deitar o líquido fora, pois pode servir para aromatizar um sumo ou para uma sobremesa). Quando as ameixas estiverem frias, rechear cada uma com meia noz. Servir com um pouco de leite condensado por cima.
j


Vamos às compras e às contas: uma vez mais os preços de referência são do Continente, com excepção das ameixas. Estas últimas foram compradas no supermercado Lidl, pois vendem-nas mais baratas, e sem caroço.


Quanto ao feijão, prefiro comprá-lo seco e cozê-lo na panela de pressão: é mais saboroso e mais barato. Normalmente, conservo-o no congelador em pequenas doses, que depois vou utilizando à medida das minhas necessidades.


j


Dica de poupança: a panela de pressão é uma excelente aliada de quem não tem tempo nem dinheiro para desperdiçar: torna a cozedura 3 vezes mais rápida, poupando-se assim energia. Além disso, conserva o sabor e os nutrientes dos alimentos.


Se a usarmos de acordo com as normas de segurança, correrá tudo bem... e olhem que é uma desastrada a falar! E as regras são: não usar demasiada água (encher apenas 2/3 do volume) e só retirar a tampa depois de todo o vapor se ter libertado.

15 comentários:

  1. Eu tive uma empregada ucraniana, mas a magana não ensinava nada hehe mas comi essa sopinha...confesso que não sou apreciadora de comidas de leste, mas sim muito da India...mas olha que a tua apresentação é 5 estrelas e como diz ou outro...toma lá mais 5 (estrelas hehe) que é nacional...

    ResponderEliminar
  2. Pipoka, as receitas ucraninanas são substanciosas e muito boas. Temos aqui em Curitiba uma comunidade ucraniana de 350 mil pessoas e já participei de workshop culinário. Veja esses posts:
    http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/05/comunidade-ucraniana-no-parana-parte-ii.html

    http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/05/um-pedaco-da-ucrania-no-parana_11.html
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Hmmm... Já estava curiosa com a sopa, quando me falaste dela. Agora fiquei com as ameixas. Acho que vou fazer, para ver se também fico rendida (vá, é uma desculpa tão boa como qualquer outra para comer um docinho!)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. O 4 por 6 numa versão internacional está o máximo!

    Agora ainda fiquei mais triste por não ter ido convosco :-(

    Estou super curiosa com as ameixas, não me escapam!

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Primeiro quero dizer que adoro este blog. Descobri-o á pouco e fiquei fã.
    E a tua sopa ficou cá com um aspecto. Um dia destes vou fazer.
    A sobremesa também me deixou curiosa

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pipoka
    Quanto tempo, não tenho tido tempo eheheh.
    Adoro a sopa de beterraba. Minha e sogra era russa da Letonia e fazia de outra maneira, assim http://ideiasalacarte.blogspot.com/2007/10/sopa-de-beterraba.html , como esta no Ideias.
    Pode ser uma variação interessante.
    Estava com saudades e passeei bastante pelo seu blog.
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Pipoka,
    Uma e outra serão experimentadas cá em casa. Mas ao contrário de ti, acho que as ameixas têm tudo para dar certo :)
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Só coisas boas! Eu inicialmente também torci o nariz às ameixas por causa do leite condensado, mas depois de provar fui comendo uma atrás da outra.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Márcia,

    A palavra Borscht quer dizer sopa, normalmente refere-se a uma sopa forte, com vários ingredientes... há diversas versões, de acordo com o país: Rússia, Lituânia, Ucrânia. Ponto comum é o uso de beterraba.

    O mais engraçado é que, antes de me explicarem isso na aula, eu pensava que Borscht era sopa de beterraba e apenas beterraba.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Isso é que foi dar uso aos ensinamentos do fim de semana ;) Fantástico!! Comi essa sopa na Rússia e adorei, mas acho que era uma versão sem feijão...

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  11. Pois eu olho para essas ameixas e até vejo estrelas :) Deve ser mesmo boas!

    ResponderEliminar
  12. Uma refeição perfeita para mim! Gostei da viagem, e ainda por cima, é "low cost".... ;-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo blog.
    Adorei a sopa, mas as ameixas deixaram com água na boca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Bem, que refeição! E que bom uso das aulinhas e experiências. Obrigada pela partilha de conhecimentos e experiências e pela internacionalização do 4 por 6, claro!!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  15. Achei supimpa a idéia das ameixas recheadas. Ao contrário de vc não torci o nariz, pois na época do Natal gosto muito de comer figos secos com nozes dentro, é bom demais, bjs.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.