02/07/08

Sopa de peixe


Esta é uma sugestão para aproveitamento de caldo de peixe e de restos de peixe cozido. Tentei reproduzir uma receita da minha avó materna, que muito me lembra os tempos de infância, e que não me sai da cabeça desde que a Elvira publicou esta muito similar.

Ingredientes:

1 cebola
3 batatas médias
1 curgete/aboborinha
(a minha avó usava só batata,
mas a curgete também serve para engrossar a sopa,
com a vantagem de ser pouco calórica)
4 colheres de sopa de arroz
2 tomates pelados
1 posta de peixe cozido
1 litro de caldo de peixe (aproximadamente)

Cozer os legumes no caldo de peixe e triturá-los. Verificar os temperos e, se necessário deitar sal e pimenta. Deitar o arroz e deixá-lo cozer. Por fim, juntar o peixe desfiado e um fio de azeite. Servir.

27 comentários:

  1. Comi uma vez sopa de peixe... não posso dizer que estava má. Mas serviram-ma quase fria e, para mim, se tiver fria já não me sabe bem...

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de sopa de peixe, lembra-me sempre a minha infância também já que a minha avó e mãe faziam esta sopa vezes sem conta. A tua está muito apetitosa, foi um belo aproveitamento do caldo de peixe não haja dúvida.

    Adorei o teu prato, com as bolinhas laranjas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoooooooooro sopa de peixe !!!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. sopinha!!! és cá das minhas.
    essa sopa deve ter ficado fantástica.
    ainda vou a tempo de um pratinho?

    ResponderEliminar
  5. Esta sopa de peixe está realmente tentadora.
    Defendo os caldos caseiros com unhas e dentes, são práricos e fazen-se sem dar-mos por isso.
    Esta versão com courgete é uma maravilha.

    Bj

    ResponderEliminar
  6. pipoka, está muito apetitosa essa sopa... e se tem gosto de infância, tanto melhor!

    a torta dos tomatinhos está publicada.
    te espero! bjs

    ResponderEliminar
  7. Não é comum encontrarmos casas que vendam sopa de peixe no Brasil, só ensopados. Um prato desta sopa quentinha no frio à noite....hum.....
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro sopa de peixe, costumo adicionar massinha à minha em vez de arroz.

    Adorei a foto com a gerebera :)

    ResponderEliminar
  9. Nossa com o friozinho que anda fazendo por aqui essa sopinha cairia divinamente bem!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Detesto sopa de peixe, não consigo nem provar, desde que quando tinha 4 anos e a minha mãe me obrigou a comer uma sopa de peixe ao almoço e só acabei por a comer á meia noite depois de ter ficado todo o dia em frente dela, ela a olhar para mim e eu a olhar para ela e o cheiro a subir pelo nariz. Depois de muito chorar acabei por a engolir fria á meia noite. A minha mãe nunca mais fez sopa de peixe, nem eu tentei comer uma.

    ResponderEliminar
  11. Uma sopa caseira assim transborda carinho e espanta o frio, Pipoka! Adorei esta foto! Linda! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ummm adoro sopinha de peixe, mas nunca comi com arroz... deve ficar uma optima combinação...

    ResponderEliminar
  13. E é uma bela sopa, também faço a minha versão diferente da tua, mas a tua com as bolinhas ficou linda, bjs

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe adora sopa de peixe.
    A tua parece-me uma delicia.
    Bjo

    ResponderEliminar
  15. Começei a gostar de sopa de peixe com a minha tia-avó Inês, que faz uma de cair para o lado. Adoro!

    Cristina

    ResponderEliminar
  16. Oi amiga.Fica deliciosa pois moro o litoral e conheço a receita.Venho solicitar a sua colaboração para um voto no meu blog.Ficarei feliz em contar com a sua participação.bjtos.nile.

    ResponderEliminar
  17. Apesar daqui ter muitos peixes, sopa (sopa mesmo)nunca comi... aqui temos muitas receitas com leite de coco e molho de tomate.
    Bjss querida, obrigada pelo carinho!

    ResponderEliminar
  18. Nunca experimentei esta receita...uma vez comi uma sopa de peixe e mariscos (tipo Clam Chowder) que gostei muito!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  19. Quantas saudades do seu cantinho...a falat de tempo não me deixa passar por aqui.... uma pena. Adorei a sopa...linda.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  20. Sempre gostei de sopa de peixe e olha que esta tem um ar apetitoso.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  21. Que sopinha deliciosa. Faço imensas sopas, mas há muito tempo que não faço de peixe. Vou registar a tua.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  22. Gosto muito de sopas de peixe ou de marisco, bem apetitosas como esta tua está e que melhor aproveitamento para um bom caldo de peixe!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Tb costumo aproveitar o caldo de cozer o peixe para uma sopinha! Esta tá com muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  24. Gosto bastante de sopa de peixe assim com tomate mas curiosamente nunca fiz em casa! Fiquei com vontade!

    Beijos

    PS-Comi agora tailandes e adivinha de quem me lembrei! eheheh O meu tom cruise ate se portou muito bem! Eu escolhi um prato picante... My god! Ahahah

    ResponderEliminar
  25. Mmmmm, que bela sopinha! A minha avó também costumava fazer - deve ser coisa de avós. Ficou mesmo a apetecer-me.

    Bj grande

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.