08/07/08

Pimentos recheados com carne

No ano passado, também por altura do Verão, tinha feito uns pimentos recheados, mas numa versão vegetariana. Aproveitando para variar, aqui vos deixo uma versão com carne.

Ingredientes:

5 pimentos (verdes e vermelhos)
350 g de carne picada
1 pedaço de linguiça (usei açoriana) ou de chouriço
1 cebola
2 dentes de alho
Vinho branco q.b.
Vinho do porto q.b.
3 tomates pelados
1 pouco de farinha (cerca de 1 colher de sopa), dissolvida em leite
Molho picante (tabasco ou outro que tenham em casa)
Sal e pimenta
1 folha de louro
Orégãos secos
Pão ralado (farinha de rosca)

Fazer uma abertura nos pimentos, lavá-los e retirar-lhes as sementes e a membrana branca. Como os pimentos que comprei não se aguentavam em pé, optei por fazer-lhes uma abertura no sentido longitudinal, em vez de retirar o pedúnculo e cortar uma “tampinha” no topo. Colocar os pimentos numa tigela com água a ferver, durante 5 minutos. Escorrê-los e deixá-los arrefecer.

Entretanto, fazer o recheio. Refogar a cebola picada e os alhos, juntar uma folha de louro, a carne moída e a linguiça/chouriço moído (normalmente pico a carne juntamente com a linguiça). Cozinhar até a carne perder o aspecto cru, juntando os vinhos e o tomate. Temperar com sal, pimenta e o molho picante da vossa preferência. Deixar apurar. Para ligar o recheio, juntar um pouco de farinha dissolvida em leite, deixando-a cozinhar. Finalizar com orégãos. Rechear os pimentos. Num tabuleiro com um pouco de azeite e vinho branco, dispor os pimentos e polvilhá-los com pão ralado (ou queijo). Levar a forno médio cerca de 20 minutos. Servir quente ou frio com arroz e salada.

21 comentários:

  1. Gosto muito de pimentos recheados. Tanto que nem sei por que não os faço mais vezes!

    A fotografia está linda! ;)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Adoro pimentos recheados! Na minha opinião conferem um sabor maravilhoso aos ingredientes que os recheiam, mas estou como a Mariana, não os faço com muita frequência... Hei-de experimentar assim!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de pimentos recheados mas nunca os fiz, qualquer dia tenho de fazer.

    Já vi que sempre que possível colocas um cheirinho dos Açores nas tuas receitas :)
    A tua costela é Faielense, não é? Tenho-me esquecido de dizer que a minha irmã vive no Faial.

    Beijinhos

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que os pimentos não se aguentaram em pé, é que assim ficaram muito mais originais e mais fáceis de comer.
    Gostei deste recheio, pois carne e pimentos é um pitéu.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. eh eh eh.. nós duas de vez em quando andamos em sintonia.
    há dias também colhemos uns bons pimentos (verdes) da minha horta e também os fiz recheados (tenho a receita ainda por publicar) e os meus também não se aguentaram de pé... no final, ao tirá-los do forno, "desmaiaram"... lol
    mas ficaram deliciosos.

    gostei da tua ideia de lhes fazer uma abertura lateral. para a próxima tenho a certeza que os meus já não caem.

    ResponderEliminar
  6. Carnívora como sou... deve ser delicioso. Gosto de pimentos de todas as cores. Não dispenso na minha cozinha. Fica um prato lindo ;)

    ResponderEliminar
  7. hummm q delícia, aqui chamamos de pimentões, eu simplesmente os adoro, tem um sabor incrível! beijos

    ResponderEliminar
  8. E uma versão fantástica diga-se de passagem. Eu adoro pimentos e recheados ainda melhor, curiosamente também não os faço tantas vezes quanto gostaria, este é o tipo de prato que fica lindo numa mesa de verão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida que deve ser delicioso, mas cá em casa tenho quem não goste nadinha de pimentos, eu ás vezes bem que os disfarço mas sou sempre apanhada,bjs

    ResponderEliminar
  10. me encanto el relleno, muy sabroso con todos esos condimentos y los vinos,hay que probar pronto, un salduo, daniela

    ResponderEliminar
  11. Vc agora e lembrou do chilis rellenos dos mexicanos. Há um tempão não preparo. Minha mãe vai adorar esse seu.

    ResponderEliminar
  12. Olá Pipoka, é verdade a receita do bolo de ananás, já é antiga embora se possa fazer de várias maneiras,mas esta é rápida de fazer, e aprendi com a minha mãe,embora cá está, faça um pouco diferente.E concordo,não me importava nada de ter ainda as minhas avós,uma faleceu cedo, outra viveu s/p em casa de meus pais,fui criada com ela e tenho muitas saudades,já a minha filha,tem só avó paterna,em Leiria, a minha mãe e madrinha de minha filha faleceu á um tempo,e faz-me a mim muita falta,a minha filha diz o mesmo,eram grandes amigas,e a "menina da avó" está claro,desculpa mas fizeste-me recordar..por falares com tanto amor da tua avó.Os pimentos recheados, já fiz ,por acaso, mas como, mto. em casa de minha cunhada, os teus estão óptimos,como tudo o que é feito por ti.Fica bem querida bjto.

    ResponderEliminar
  13. Pelos vistos sou a única que não gosta de pimentos por aqui :)
    Mas o recheio deve ser uma delícia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Como é saboroso este pimentão vermelho, deve ter ficado muito bom!
    Bjks

    ResponderEliminar
  15. Há os pimentos sempre em pé, os pimentos deitados e eu que gosto de todos...
    Estão lindos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. E um dos pratos preferidos de minha mae. Eu nao gostava muito de pimentao na epoca em que minha mae preparava e só comia a carne Hioje gosto de pimentao e acho que teria que fazer a receita ,acho que desta ez nao vou comer apenas a carne :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Pimentões recheados são deliciosos.
    Os meus, infelizmente, nunca ficaram assim fotogênicos. Aliás, todas as fotos daaqui são maravilhosas.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  18. Eu amo pimentões recheados, mas faço de uma forma bem diferente.
    Adorei seu jeito de fazer!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Que belo pimentão. Sempre me esqueço deles mas tentarei e lembrar pois quero fazer sua receita.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Estes pimentos devem ser uma delícia!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.