20/07/08

Esparguete à la carbonara

Vencida a preguiça e a pouca vontade de cozinhar (graças ao calor que se tem feito sentir na minha cozinha e aos bons dias de praia…) chegou a altura de voltar a partilhar a cozinha com as minhas companheiras! Começamos com uma receita simples… para ganhar ritmo… mas com um bom paladar. Inspirei-me no livro de Massas e Arroz da Vaqueiro, que contém esta receita de acordo com a versão de misturar de ovos e natas. Ao que parece, a receita original não leva natas (ver aqui) e o truque é misturar os ovos à massa rapidamente, de forma a não obtermos massa com ovos mexidos…

Ingredientes:
150 g de bacon
40 g de margarina
4 ovos
1,5 dl de natas
400 g de esparguete
Queijo ralado q.b.

Cortar o bacon em bocadinhos e fritar com a margarina. Numa tigela, bater os ovos com as natas e temperar com sal e pimenta. Cozer o esparguete em água abundante (truque: cozer em lume forte e destapado, mexendo de vez em quando. Mal a massa esteja cozida – 8 a 10 minutos – retira-se do lume, juntar 1 copo de água fria e escorrer num passador). Colocar o esparguete novamente na panela, juntar o bacon e a mistura dos ovos com natas. Mexer com 2 garfos e levar ao lume para cozer os ovos. Colocar o queijo ralado quando servirmos o prato.

33 comentários:

  1. Aqui em casa amamos carbonara e é a maior especialidade do meu marido, mas já adaptamos tanto a receita que já virou outra massa...risos...também muito boa.
    A sua parece ótima.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Adoro massas :) Esta com os ovos nunca experimentei. Boa sugestão.

    ResponderEliminar
  3. Sabes que nunca comi esparguete feita assim? Acho que não sei o que estou a perder... Parece tão boa. Vou experimentar!
    Que bom que voltaste a partilhar as tuas experiêncas connosco :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta era a receita mais vezes repetida pela minha ex-colega de casa (filipina).E o sucesso que ela fazia! Só que, no caso dela, ela punha muito mais natas e a massa ficava a navegar em quilos de molho e com cara "pouco amiga da saúde". Curiosamente nunca fiz em casa mas, um dia destes vou testar esta tua mais "sequinha"! :o)

    ResponderEliminar
  5. Farofia, pela foto ficou perfeita. Quando faço fica sempre a versão "massa com ovos mexidos", não sei muito bem porquê. A ideia é a massa ficar envolta no ovo mas sem se notar bocados deste, não é? Seja como for, é um clássico que dá sempre muito jeito para as refeições diárias!

    ResponderEliminar
  6. Que receita deliciosa, muito prática!

    ResponderEliminar
  7. pastas, pastas son siempre deliciosas, en casa las comomos mucho y nunca he hecho carbonada, voy a probar con esta receta m me gusta mucho como queda, no queda tan tipo pastel sino mas pasta con salsa,gracias por compartirla y un besote, daniela

    ResponderEliminar
  8. Depois das experiências mal sucedidas, tal como previsto, agora um prato muito apetitoso e rápido
    :-)
    Ficou com óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  9. Um clássico que é sempre novo, e eu perco-me por ele!

    Bj

    ResponderEliminar
  10. um clássico imbátivel né?!
    Parece delicioso

    ResponderEliminar
  11. Já costumo fazer e junto restos de carnes quando tenho, é um prato delicioso, bjs

    ResponderEliminar
  12. Simples e fantástica... pode pedir-se mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
  13. Pipoka, quando puderes passa no meu blog pois tenho lá um miminho para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. põe mais um prato na mesa que a minha filha vai jantar aí a casa.
    este é um dos pratos favoritos dela.

    ResponderEliminar
  15. parece impossivel mas nunca comi esparguete à carbonara!!!

    ResponderEliminar
  16. Esse é um clássico da cozinha né.
    Também, delicioso assim, só podia ser clássico!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  17. Sem vontade mas deve ter ficado delicioso, não?

    ResponderEliminar
  18. É absolutamente uma das minhas receitas favoritas, faço-a montes de vezes ao almoço, para mim e para os miúdos.
    Beijinhos
    Ps. Vejo que a inspiração já voltou!Que bom.

    ResponderEliminar
  19. Algo que me agrada imensamente....miam.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Gosto imenso do esparguete assim .O seu está com um aspecto apetitosíssimo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Excelente esparguete! Gosto tanto e nunca fiz em casa. Fiquei com vontade de experimentar a tua receita!

    ResponderEliminar
  22. Adoro massa e adoro ovos! Não preciso nem dizer que esta receita é uma das que mais adoro...
    Abraços,

    ResponderEliminar
  23. Engracado também ando com preguica, nem tanto de cozinhar mas de escrever ...
    Eu adoro carbonara, alias faz um tempao que nao faco.
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Ola=)
    Por acaso na receita que confecciono não utilizo os ovos, costumo também colocar cogumelos e o queijo em vez de ser ralado só por cima envolvo na massa para derreter e posteriormente é que coloco as natas. Vou experimentar a tua receita que é a original e eu adulterei, lol!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Pra mim é a melhor receita de espaguete... E esse seu está uma perdição!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  26. Minha massa preferida!!!
    está com uma cara otima.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Pipoka
    linda massa!!
    Tem um convite para vc lá no meu blog
    bjkas

    ResponderEliminar
  28. Olá, esta é uma das minhas massas preferidas!! Passei para te deixar um hello e dizer que experimentei a tua receita de lasanha de espinafres... e... é deliciosa!! Já está no meu blog!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  29. oi, obrigado pela visita! Já te adicionei ao meu blog.
    Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  30. para quantas pessoas é a receita ????

    Vou ex+perimentá-la agorinha mesmo !!!

    Bom Blog ! :)

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.