Já algum tempo que não publicava uma receita vegetariana, por isso, decidi deixar-vos esta sugestão. Quem não tiver acesso à farinheira de soja, terá de temperar mais a soja, pois este falso “enchido” dá muito gosto ao recheio do empadão. Por outro lado, aqueles que não apreciam refeições vegetarianas, podem sempre substituir a soja por carne moída/picada e usarem o tradicional enchido português.
Ingredientes:
1 ½ chávena de soja granulada fina
1 farinheira de soja
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
3 ou 4 tomates pelados
Grelos cozidos (cerca de meio molho)
Puré de batata:
1 kg de batatas, manteiga, noz-moscada, leite q.b., sal e pimenta
1 gema para pincelar
1 gema para pincelar
Demolhar a soja, seguindo as instruções da embalagem (cerca de ½ hora). Entretanto, retirar a pele da farinheira de soja e cortá-la em rodelas finas. A farinheira de soja costuma ser um bocado dura, mas não se preocupem, que depois de cozinhada e bem desfeita, fica óptima. Fazer um refogado ligeiro com a cebola cortada em finas meias-luas e o alho picado, juntar o louro, a farinheira e o vinho branco. Com a ajuda de uma colher de pau (ou outro utensílio), ir desfazendo a farinheira. Quando estiver desfeita, é altura de juntar a soja muito bem escorrida e os tomates. Deixar apurar e rectificar os temperos.
Cozer as batatas, escorrê-las e migá-las com o utensílio próprio para puré ou passá-las no passe-vite. Juntar um pouco de manteiga e leite até adquirir a consistência desejada. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
Num pirex, espalhar a mistura de soja*, por cima, os grelos e, por último, o puré de batata. Pincelar com uma gema de ovo batida. Vai ao forno a gratinar.
d
* É provável que não precisem de usar toda, pois restou-me um pouco dessa mistura que, posteriormente, usei em 2 refeições, acompanhado com massa. Apesar disso, decidi não reduzir as quantidades de soja indicadas, pois a melhor proporção soja/farinheira de soja é a que refiro nesta receita.
Pipoka, adorei a sugestão! Super criativa! Acho que nunca comi farinheira de soja e ultimamente nem a soja tenho usado por andar um bocado farta. Mas assim deve ser bem mais saboroso! Vou procurá-la!
ResponderEliminarBeijoca *
Mariana
E é uma óptima sugestão não haja dúvida. De vez em quando também gosto de preparar refeições exclusivamente vegetarianas e gostei muito deste teu empadão. A farinheira de soja não conheço mas vou procurar.
ResponderEliminarbeijocas
Que belo prato para eu preparar para a "piolha-que-torce-o-nariz-à-carne".
ResponderEliminarGostei da farinheira como tempero do granulado, a maior dificuldade de cozinhar a soja é encontrar o tempero certo.
Beijo
Adoro comida vegetariana (menos tofu eh eh) mas nunca provei farinheira de soja. Tenho que ver se encontro por cá :)
ResponderEliminarOlá Pipoca,
ResponderEliminarObrigado pela sua visita. Há uma farinheira vegan que fica muito mais parecida com as verdadeiras que as de soja: são as farinheiras de azeite em vez de gordura de porco. Há anos vendiam-se no Celeiro.
Quanto á dieta esta que eu faço (vou fazendo de vez em quando :-)),é um bocado parva e irracional, custa muito mas é rápida e dá resultado, logo. Não a posso recomendar em consciência. Aquilo não é maneira de fazer dieta para gente com juízo. Mas eu não tenho...
É a famosa dieta USP e pode encontrá-la em:
http://tiadetediadia.blogspot.com/2007/10/dieta-da-usp.html
e em muitos outros lugares.
LPontes
Nunca comi soja,mas conheço agora a farinheira é que não conheço.Vou-me aventurar a fazer esta receita!!!Está linda.Desculpa a farinheira será que encontro no Celeiro?Obrigada beijinhos doces
ResponderEliminarUma boa alternativa à carne :)
ResponderEliminarBeijinho
Pipoka, adorei a tua receita pois nao leva farinha de trigo.
ResponderEliminarvou experimentar.
beijinhos
Amo grelas; pena que não se encontra por aqui... Vc sugere alguma substituição? Bjs
ResponderEliminarAdorei esta receita Pipoka, parece-me deliciosa esta forma de usar a soja. De vez em quando faço refeições á base de soja pois o meu filho mais velho, quase não come carne ( se calhar ele é que está certo!)e eu tento compensar com a soja. Vou concerteza experimentar.
ResponderEliminarBeijinhos
Oi Pipoca, adorei a sugestão e por ser soja e saudavel. Na maioria das vezes eu não faço por não ter muita opção de receitas e esta gostei muito.
ResponderEliminarBjks
Deve ter ficado muito leve. Estou precisando fazer umas comidinhas assim, pois o friozinho que está fazendo por aqui me leva a cozinhar com muito tempero. Se continuar assim serei the 4st.Fat Lady. Rssss. bjinho
ResponderEliminaradorei a ideia da farinheira com os grelos
ResponderEliminarHumm, só de ver a foto já me deu água na boca... Adoro tudo com soja... a ainda tem purê de batata... tudo de bom!
ResponderEliminarmuy buena idea, me gusta la soja, pero no se cocinarla mas que en hamburguesas y ensaladas, ya tome nota, gracias, un beso, daniela
ResponderEliminarnunca provei farinheira de soja, nem sabia que existias, da outra gosto!
ResponderEliminarMuito boa receita, os vegetarianos vão amar!!!
ResponderEliminarBeijos
Boa pedida para o fim-de-semana!!!
ResponderEliminarUma sugestão vega perfeita! Nem sabia que existia farinheira de soja! Mas deve ser bom, como já provei soja e gostei imenso...pois parecia mesmo carninha...deduzo o sabor deste empadão!
ResponderEliminarÉ uma óptima sugestão para os ditos apreciadores, bom fim de semana, bjs
ResponderEliminarEita, comadre....assim morro aguada. Que delícia isso, viu.
ResponderEliminarTambém acho difícil encontrar o equilíbrio certo para a soja e a farinheira dá uma ajuda preciosa. Gostei da adição dos grelos, para um sabor mais intenso. Já almoçava!
ResponderEliminarBj grande
pipoka, adorei a tua receita com soja. E olha, soiu pessima pra fazer pratos com esse ingrediente.
ResponderEliminarbjos
Pipoka , sempre faco esse empadao com pure de batatas , achei super interesante e saudavel ser com soja. Gostei muito
ResponderEliminarBjs
Lindissimo esse empadão! Fiquei encantada!
ResponderEliminarOlá Queridonas,
ResponderEliminarFiz um convite para vcs no meu blog.
Entrem lá!
Afinal foi o primeiro blog que descobri na net e que me encantou e me animei de fazer o meu.
Acho que nunca havia falado isso antes.
Esse convite vale para as tres ok?
Bjks