10/07/08

Empadão de soja com grelos e farinheira de soja


Já algum tempo que não publicava uma receita vegetariana, por isso, decidi deixar-vos esta sugestão. Quem não tiver acesso à farinheira de soja, terá de temperar mais a soja, pois este falso “enchido” dá muito gosto ao recheio do empadão. Por outro lado, aqueles que não apreciam refeições vegetarianas, podem sempre substituir a soja por carne moída/picada e usarem o tradicional enchido português.


Ingredientes:

1 ½ chávena de soja granulada fina
1 farinheira de soja
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
3 ou 4 tomates pelados
Grelos cozidos (cerca de meio molho)
Puré de batata:
1 kg de batatas, manteiga, noz-moscada, leite q.b., sal e pimenta
1 gema para pincelar

Demolhar a soja, seguindo as instruções da embalagem (cerca de ½ hora). Entretanto, retirar a pele da farinheira de soja e cortá-la em rodelas finas. A farinheira de soja costuma ser um bocado dura, mas não se preocupem, que depois de cozinhada e bem desfeita, fica óptima. Fazer um refogado ligeiro com a cebola cortada em finas meias-luas e o alho picado, juntar o louro, a farinheira e o vinho branco. Com a ajuda de uma colher de pau (ou outro utensílio), ir desfazendo a farinheira. Quando estiver desfeita, é altura de juntar a soja muito bem escorrida e os tomates. Deixar apurar e rectificar os temperos.

Cozer as batatas, escorrê-las e migá-las com o utensílio próprio para puré ou passá-las no passe-vite. Juntar um pouco de manteiga e leite até adquirir a consistência desejada. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.

Num pirex, espalhar a mistura de soja*, por cima, os grelos e, por último, o puré de batata. Pincelar com uma gema de ovo batida. Vai ao forno a gratinar.
d
* É provável que não precisem de usar toda, pois restou-me um pouco dessa mistura que, posteriormente, usei em 2 refeições, acompanhado com massa. Apesar disso, decidi não reduzir as quantidades de soja indicadas, pois a melhor proporção soja/farinheira de soja é a que refiro nesta receita.

26 comentários:

  1. Pipoka, adorei a sugestão! Super criativa! Acho que nunca comi farinheira de soja e ultimamente nem a soja tenho usado por andar um bocado farta. Mas assim deve ser bem mais saboroso! Vou procurá-la!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. E é uma óptima sugestão não haja dúvida. De vez em quando também gosto de preparar refeições exclusivamente vegetarianas e gostei muito deste teu empadão. A farinheira de soja não conheço mas vou procurar.

    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que belo prato para eu preparar para a "piolha-que-torce-o-nariz-à-carne".
    Gostei da farinheira como tempero do granulado, a maior dificuldade de cozinhar a soja é encontrar o tempero certo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Adoro comida vegetariana (menos tofu eh eh) mas nunca provei farinheira de soja. Tenho que ver se encontro por cá :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Pipoca,
    Obrigado pela sua visita. Há uma farinheira vegan que fica muito mais parecida com as verdadeiras que as de soja: são as farinheiras de azeite em vez de gordura de porco. Há anos vendiam-se no Celeiro.

    Quanto á dieta esta que eu faço (vou fazendo de vez em quando :-)),é um bocado parva e irracional, custa muito mas é rápida e dá resultado, logo. Não a posso recomendar em consciência. Aquilo não é maneira de fazer dieta para gente com juízo. Mas eu não tenho...
    É a famosa dieta USP e pode encontrá-la em:
    http://tiadetediadia.blogspot.com/2007/10/dieta-da-usp.html
    e em muitos outros lugares.

    LPontes

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi soja,mas conheço agora a farinheira é que não conheço.Vou-me aventurar a fazer esta receita!!!Está linda.Desculpa a farinheira será que encontro no Celeiro?Obrigada beijinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Uma boa alternativa à carne :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Pipoka, adorei a tua receita pois nao leva farinha de trigo.
    vou experimentar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Amo grelas; pena que não se encontra por aqui... Vc sugere alguma substituição? Bjs

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta receita Pipoka, parece-me deliciosa esta forma de usar a soja. De vez em quando faço refeições á base de soja pois o meu filho mais velho, quase não come carne ( se calhar ele é que está certo!)e eu tento compensar com a soja. Vou concerteza experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oi Pipoca, adorei a sugestão e por ser soja e saudavel. Na maioria das vezes eu não faço por não ter muita opção de receitas e esta gostei muito.
    Bjks

    ResponderEliminar
  12. Deve ter ficado muito leve. Estou precisando fazer umas comidinhas assim, pois o friozinho que está fazendo por aqui me leva a cozinhar com muito tempero. Se continuar assim serei the 4st.Fat Lady. Rssss. bjinho

    ResponderEliminar
  13. adorei a ideia da farinheira com os grelos

    ResponderEliminar
  14. Humm, só de ver a foto já me deu água na boca... Adoro tudo com soja... a ainda tem purê de batata... tudo de bom!

    ResponderEliminar
  15. muy buena idea, me gusta la soja, pero no se cocinarla mas que en hamburguesas y ensaladas, ya tome nota, gracias, un beso, daniela

    ResponderEliminar
  16. nunca provei farinheira de soja, nem sabia que existias, da outra gosto!

    ResponderEliminar
  17. Muito boa receita, os vegetarianos vão amar!!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Boa pedida para o fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar
  19. Uma sugestão vega perfeita! Nem sabia que existia farinheira de soja! Mas deve ser bom, como já provei soja e gostei imenso...pois parecia mesmo carninha...deduzo o sabor deste empadão!

    ResponderEliminar
  20. É uma óptima sugestão para os ditos apreciadores, bom fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
  21. Eita, comadre....assim morro aguada. Que delícia isso, viu.

    ResponderEliminar
  22. Também acho difícil encontrar o equilíbrio certo para a soja e a farinheira dá uma ajuda preciosa. Gostei da adição dos grelos, para um sabor mais intenso. Já almoçava!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  23. pipoka, adorei a tua receita com soja. E olha, soiu pessima pra fazer pratos com esse ingrediente.
    bjos

    ResponderEliminar
  24. Pipoka , sempre faco esse empadao com pure de batatas , achei super interesante e saudavel ser com soja. Gostei muito
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Lindissimo esse empadão! Fiquei encantada!

    ResponderEliminar
  26. Olá Queridonas,
    Fiz um convite para vcs no meu blog.
    Entrem lá!
    Afinal foi o primeiro blog que descobri na net e que me encantou e me animei de fazer o meu.
    Acho que nunca havia falado isso antes.
    Esse convite vale para as tres ok?
    Bjks

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.